26/10/2009
Maria Cristina Weitzel Tavela
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
O objetivo destas atividades é possibilitar aos alunos contato com jornais e revistas, levando-os a perceber a composição do gênero carta de leitor, mostrando-lhes sua função social e seus propósitos comunicativos.
As aulas foram elaboradas para alunos do 8° ano do ensino fundamental que tenham conhecimentos sobre textos argumentativos.
Primeira etapa:
Professor: iniciar a aula discutindo com os alunos algumas questões:
1.Você sabe o que é uma carta?
2.Já recebeu ou escreveu cartas?
3.Quais são os possíveis conteúdos das cartas?
4.Qual tipo de linguagem costuma-se utilizar em cartas?
5.Existe uma estrutura composicional para esse gênero?
Apresente aos alunos uma carta pessoal, chamando atenção para sua estrutura composicional: local e data, vocativo, corpo do texto, expressão cordial de despedida, assinatura, linguagem.
Em seguida, discuta outras questões:
1 Você lê jornais ou revistas? Quais?
2. Sua família lê, assina jornal ou revista? Com que frequência?
3. Quais jornais e revistas você conhece?
4. Você sabe como o jornal organiza os diversos assuntos?
5. Você sabe o que é uma carta de leitor?
6. Você já leu carta de leitor?
7. Você sabe em que situação comunicativa ela é produzida?
8. Qual seu objetivo comunicativo?
9. Onde é veiculada?
10. Qual o papel social da carta de leitor?
Professor: apresente aos alunos algumas cartas de leitores, leia-as e mostre para os alunos o suporte em que foram retirada.
Fonte: Revista Veja, 15/07/2009
Disponível em: http://veja.abril.com.br/150709/leitor.shtml
LeitorSenado em crise Neto intermediando empréstimos, neto funcionário-fantasma, parente que mora na Espanha e recebe salário, mordomo de 12000 reais para a filha, apartamentos funcionais para a viúva do motorista e para um ex-senador, auxílio-moradia de 3800 reais, tudo com dinheiro público. São pecados relativamente pequenos, e apequenam a biografia de Sarney, mas que biografia esse "cara" tem... ("Até parece uma cadeira elétrica", 8 de julho). Transparência em seus pensamentos, clareza e sinceridade. Assim foi o senador Tião Viana na sua entrevista a VEJA. Nos políticos atuais isso é um fato raro. Tião disse o que pensa, mesmo sendo esses pensamentos contrários ao seu partido e a Lula. Não escondeu, como a maioria dos políticos. Parabéns ao Tião e a VEJA pela entrevista. Ao ler a entrevista com o senador Tião Viana, no início fiquei empolgado. No meio da leitura me senti triste e, no fim, estava decepcionado. O senador pensa e age como a maioria do Congresso e o presidente Lula, com "pragmatismo". E, para corroborar a opinião de que o Senado passa 80% do tempo discutindo inutilidades, um dos grandes projetos do senador Viana foi a eliminação de um dos fusos horários brasileiros, com a justificativa de que essa era a solução para uma das causas da falta de crescimento e desenvolvimento do Acre. Nosso Senado não deixa de surpreender. E sempre para pior. Quanto mais pensamos que as falcatruas chegaram ao fim, surge um novo rol. A quem interessa um Senado tão corrupto? Aos brasileiros eu sei que não. Faço referência à reportagem "Até parece uma cadeira elétrica" (8 de julho), assinada pelo jornalista Otávio Cabral, para refutar com veemência a afirmação de que figuro como "réu no Supremo Tribunal Federal...". A afirmação baseia-se em informação equivocada. Não sou réu, não respondo a processo algum no STF. Estou, sim, arrolado em um inquérito. |
Chame a atenção para a seção em que as cartas são veiculadas, sua localização dentro da revista e o espaço destinado a elas. Em seguida, destaque os aspectos comuns das cartas, tamanho, assinatura, local, referência à matéria lida.
Explique que a carta de leitor,além de apresentar a opinião do leitor sobre algum assunto publicado na edição anterior, também pode ser utilizada para fazer uma solicitação,tecer um elogio ou apresentar a opinão dos leitores sobre assuntos atuais, pois a carta do leitor é um espaço no qual o le itor pode se expressar com liberdade.
Ap ós essa breve conversa, proponha que os alunos p reencham por escrito o quadro abaixo :
Primeira carta |
Segunda carta |
Terceira carta |
Quarta carta |
Quinta carta |
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Autor |
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Assunto |
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Opinião |
Segunda etapa:
Professor: Leve diferentes jornais e revistas com carta de leitores e solicite que os alunos, em duplas, localizem-nas e selecionem uma carta para leitura. Em seguida, peça que registrem no caderno a matéria a que a carta faz referência, o assunto e o ponto de vista defendido pelo autor da carta. Cada dupla deverá apresentar para a classe o resultado de seu trabalho.
Terceira etapa:
Solicite aos alunos que façam uma leitura atenta da reportagem publicada na Revista Veja em 08/07/2009 :
Também disponível em:
http://veja.abril.com.br/080709/nos-lacos-fracos-internet-p-94.shtml
Após a leitura da reportagem, pergunte aos alunos oralmente:
a) Qual é o assunto principal tratado pelo texto?
b) De acordo com as pesquisas realizadas, os relacionamentos on-line são capazes de diminuir a solidão?
c) Qual a diferença entre “solidão social”e “solidão emocional”
A partir da discussão oral, solicite que os alunos produzam um parágrafo contendo às seguintes questões?
1) Qual sua relação com a internet?
2) Você se conecta diariamente à internet? Por quanto tempo?
3) O que frequentemente você buscam na internet?
4) Qual a utilidade dos sites de relacionamento?
5) O que você pensa sobre o excesso de exposição na internet?
6) É possível criar laços afetivos fortes e verdadeiros através da internet?
Após a leitura em voz alta dos parágrafos produzidos pelos alunos, apresente as cartas de leitores publicadas pela mesma revista na semana seguinte.
Fonte: Veja, 15/07/2009
(Disponível em: http://veja.abril.com.br/150709/leitor.shtml)
LeitorRedes sociais on-line "Na sociedade atual, em que as relações de amizade, de amor e até de sexo chegaram ao seu grau máximo de banalidade, a internet é apenas mais um fator a espelhar a falta de amor ao próximo, sinceridade e de humanidade." Juliana Barreto Pirapora, MG A reportagem sobre redes sociais na internet ajudou a nos esclarecer sobre a diferença entre "solidão social" (falta de comunidade) e "solidão emocional" (falta de relacionamentos profundos). Sugeriu que o usuário dessas redes as utilize para administrar amizades já existentes, mesmo a grandes distâncias. Propôs que amizades que tenham surgido no mundo virtual sejam trazidas para um encontro real. A vida é perto, já disse Millôr Fernandes ("Nos laços (fracos) da internet", 8 de julho). Arthur Leandro Lopes Araçatuba, SP Redes sociais virtuais Marina de la Riva, cantora, 4 700 contatos virtuais: "Está na rede, é público, e você nunca consegue controlar as informações que circulam ali" No Orkut é comum achar comunidades que têm a finalidade de adicionar contatos para "ganhar amigos novos". Mas me pergunto: por que chamar de amigo alguém que nunca vi? Por que viver essa irrealidade? Quem adiciona essas comunidades não percebe a banalização da palavra amigo. Amigos mesmo se contam nos dedos. Contatos, nas redes sociais. Natal, RN
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Analise as cartas de leitores sobre a reportagem lida, chamando a atenção para a estrutura composicional da carta de leitor.
Quarta etapa:
Professor: solicite aos alunos que responda por escrito às questões propostas acerca das cartas de leitores apresentadas.
Após ler a seção “Leitor” de Veja (15/07/2009) responda às questões propostas abaixo: 1) Quantas cartas se referem à reportagem de capa? 2)As cartas referentes à reportagem de capa expressam que opinião em relação à reportagem “ Nos laços( fracos) da internet”? 3) A carta de leitor tem estrutura semelhante à da carta pessoal,: ela contém local, data, vocativo, assunto, expressão cordial de despedida e assinatura. Além disso, não apresenta título. As cartas lidas, porém, não apresentam toda essa estrutura. a) Por que você acredita que as cartas de leitor lidas não apresentam essa estrutura? b) Se as cartas não têm títulos, por que algumas são publicadas com títulos? 4) Qual a principal finalidade da carta de leitor? |
Avaliação deverá ser realizada através da produção escrita de carta do leitor pelos alunos a partir de matérias selecionadas e lidas por eles.
Cinco estrelas 1 classificações
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13/10/2011
Cinco estrelasExcelente a forma de exposição dessa aula. Estou trabalhando esse conteúdo com meus alunos aproveitarei a sugestão. Parabéns!