Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MÚSICA - escrita e leitura musical: compasso (aula 2)

 

21/11/2009

Autor e Coautor(es)
RODRIGO RUSSANO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Médio Artes Música: Canal
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Médio Artes Música: Estruturas sintáticas
Ensino Médio Artes Música: Contextualização
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Médio Artes Música: Estruturas morfológicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Objetivos:

-Desenvolver noções sobre como ocorre a escrita musical para o parâmetro "duração".

-Aprofundar o conceito e a vivência da pulsação na música.

-Compreender como se estrutura e se grafa o ciclo de pulsações nas canções.

-Conceituar compasso.

Duração das atividades
50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A partir da audição de exemplos musicais, o professor deverá ter feito uma pequena reflexão com a turma a respeito do que considerar relevante para a escrita de uma música. Uma maneira de exercitar a audição é tentar descrever com palavras todas as informações que melhor retratam um exemplo musical apreciado pelo grupo. A partir do vocabulário levantado, podemos chegar aos parâmetros sonoros utilizados tradicionalmente para a grafia musical.

Pulso, unidade de tempo e silêncio (pausa) em música devem ter sido vivenciados e conceituados na aula anterior: "MÚSICA: escrita e leitura musical - pulso, pulsação, som, unidade de tempo, silêncio (aula 1)"

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=6602

Estratégias e recursos da aula

Introdução

A escrita musical formal pressupõe a compreensão de alguns conceitos sobre os quais o código gráfico utilizado para representar os eventos musicais se apoia.

Na educação infantil os alunos ainda não possuem o domínio da linguagem e da escrita formal, e tendem a aprender mais na relação com o mundo de maneira lúdica e concreta.

No ensino fundamental é possível aumentar o grau de complexidade das atividades em função do desenvolvimento do pensamento abstrato nas crianças, geralmente a partir da alfabetização e da idade de seis anos.

Nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio o aluno terá amadurecido consideravelmente seu grau de cognição permitindo ao professor aprofundar suas atividades com o grupo.

Nesta coleção de aulas vamos trabalhar com o parâmetro "duração" e como ele se estrutura na grafia musical tradicional do Ocidente, objetivando capacitar o aluno a entender o princípio gerador da sistematização das durações sonoras na escrita musical.

Atividades

1. Caro(a) professor(a), inicie a aula relembrando os alunos sobre o conceito de pulso ou pulsação.

2. Cante uma música simples e peça aos alunos que, com palmas, marquem a pulsação. Faça da seguinte forma: comece a cantar e espere que os alunos comecem a bater palmas. Normalmente um ou alguns poucos começarão e os outros os seguirão até que todos ou a grande maioria esteja executando a tarefa. Caso ninguém tome coragem, marque o pulso com gestos de cabeça – isso deverá ser o bastante para que os alunos comecem.

3. Depois desta tarefa, pergunte à turma se consegue identificar nas pulsações marcadas, alguma que tenha um "peso" maior ou que seja mais acentuada. Cante novamente a canção para que a turma possa indicar com palmas mais fortes e mais fracas os pulsos mais acentuados. Peça aos alunos para identificar de quantos em quantos pulsos aparece a palma (pulso) mais acentuada. Explique que a esse padrão – esse grupo de pulsações (ciclo) – damos o nome de COMPASSO e que essa regularidade está presente em grande parte das canções tradicionais. Essa forma de mapear as pulsações facilita o entendimento da escrita musical. Faça uma provocação: “quando vamos contar os pulsos de uma canção, fica mais fácil contar: 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,14,15... e assim por diante ou em pequenos grupos: 1,2,3,4; 1,2,3,4; 1,2,3,4 ?” Atente para o fato de que a contagem só recomeça quando um tempo forte aparece.

Aproveite para lembrar que o termo compasso é usado de muitas formas na linguagem informal, por exemplo: “esse samba é bem compassado” (no caso, a pessoa quer dizer “agradável”) ou “o compasso dessa canção é muito acelerado” (no caso, a pessoa quer dizer que o andamento é acelerado).

4. Explique que usamos uma barra vertical para separar os compassos. Invente com a turma um símbolo para cada som de palma correspondente ao pulso (pode ser uma figura qualquer que seja de simples grafia, por exemplo, as bolinhas abaixo). Desenhe no quadro doze bolas (como no exemplo abaixo), que significarão um tempo (pulso) cada bola desenhada.

undefined

Peça aos alunos que coloquem uma barra separando os tempos (pulsações) de acordo com a forma que você executar o trecho escrito. Faça com palmas acentuando a cada quatro tempos. Depois, execute com palmas acentuando a cada três tempos. Depois, a cada dois pulsos. Corrija com os alunos e certifique-se de que todos entenderam. Fale sobre o nome de cada tipo de compasso: unário, binário, ternário, quaternário, quinário e setenário. Explique que o compasso unário caiu em desuso e que o quinário e o setenário são menos usuais. Abaixo seguem vários exemplos de músicas com diferentes tipos de compassos.

5. Agora passe uma tarefa: execute de quatro a oito exemplos previamente selecionados – pode-se executar uma gravação em CD ou outra fonte sonora ou você mesmo(a) pode executá-las. Ao fim, novamente corrija. Discuta nos momentos em que houver dúvidas e certifique-se de que todos entenderam.

6. Para casa, peça aos alunos que selecionem alguns exemplos para mostrar na próxima aula e tentem descobrir quais são os compassos dos exemplos que eles próprios escolheram.

7. Professor(a), os exemplos aqui citados são opções, mas você pode usar as músicas que quiser. Uma boa ideia é tocar uma valsa, que tem compasso ternário e logo depois, uma música em compasso quaternário. Faça-o várias vezes pedindo para os alunos marcarem o compasso acentuando o primeiro tempo.

- Exemplo de música em compasso binário:

"Garota de Ipanema" (Tom Jobim ) http://www.youtube.com/watch?v=h__ldWPnpXc 

- Exemplo de música em compasso ternário:

"Valsa brasileira" (Edu Lobo & Chico Buarque) http://www.youtube.com/watch?v=9JL2iJI0CcY

- Exemplo de músicas em compasso quaternário:

"Tudo que você podia ser" (Milton Nascimento) http://www.youtube.com/watch?v=GGmGMEVbTAY

"Tudo com você" (Lulu Santos) http://www.youtube.com/watch?v=0HiBSzFcaxs

- Exemplo de música em compasso quinário:

"Take five" (Paul Desmond) http://www.youtube.com/watch?v=Bw NrmYRiX_o

- Exemplo de música em compasso setenário (parte inicial):

"Money (Roger Waters) http://www. youtube.com/watch?v=JkhX5W7JoWI

Recursos Complementares

Indicação bibliográfica:

MED, Bohumil. Teoria da Música. Brasília, D.F.: Ed. MusiMed, 1996.

Sobre conceito de compasso em música

http://pt.wikipedia.org/wiki/Compasso_(música)

Avaliação

1 - Observar se houve aquisição dos saberes propostos, aferindo pela boa realização dos exemplos dados em sala de aula;

2 - Corrigir os trabalhos dados em sala e para casa.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Felipe, Escola Municipal Desembargador José Fernandes Lima Souza , Alagoas - disse:
    ricardofelipes@gmail.com

    03/07/2010

    Quatro estrelas

    Adorei suas aulas!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.