07/10/2009
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Desenvolver habilidades de escrita, valorizar as manifestações populares e compreender significados presentes no folclore brasileiro.
Desenvolver atitude de conscientização, colaboração e respeito à natureza.
O aluno também terá a oportunidade de desenvolver a criatividade e a fantasia.
Perguntar às crianças se conhecem o Curupira, quem ele é, o que ele faz, onde mora, quais as suas características físicas. Após ouvir as diversas versões, o professor explicará, de forma breve, que o Curupira faz parte do folclore brasileiro e que tem a função de proteger as árvores, plantas e animais das florestas.
Momento 2
A professora deverá providenciar um aparelho de CD na sala e colocar para as crianças ouvirem “Curupira, o guardião das matas”
Este recurso está disponível no banco internacional de objetos educacionais no seguinteendereço: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/9495
Uma outra opção é apresentar para os alunos o vídeo: "O Curupira" disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=r2uvjgbcMtY
Caso prefira, pode ser apresentada a imagem do Curupira com incentivação.
Imagem disponível em:
Momento 3
A professora fará perguntas a respeito do que ouviram e as crianças responderão oralmente. Nesse momento, a professora terá a oportunidade de analisar a compreensão das crianças e explicará quem realmente é o Curupira, tirando possíveis dúvidas a respeito do personagem.
O Curupira é um ser fantástico que, segundo a crença popular, habita em florestas. Sua função é de proteger as plantas e os animais, além de punir quem os agrede. O Curupira é descrito como um menino de estatura baixa, cabelos cor de fogo, olhos e dentes verdes e pés com calcanhares para frente. Suas pegadas confundem os caçadores, levando-os para o lugar oposto em que se encontra o Curupira. Além disso, dizem que o Curupira gosta de sentar nas sombras das mangueiras e se deliciar com os frutos, mas se ele sentir que está sendo vigiado ou ameaçado, logo começa a correr a uma velocidade tão grande que os olhos humanos não conseguem acompanhar. Para proteger os animais, o Curupira usa mil artimanhas, procurando sempre iludir e confundir os caçadores, utilizando gritos, assobios e gemidos, fazen do com que pensem que estão atrás de um animal. O caçador que tenta ir atrás do Curupira, acaba se perdendo na floresta.
Após esse momento a professora tirará possíveis dúvidas a respeito do personagem.
Momento 4
A professora pedirá aos alunos que registrem no caderno ou em uma folha a parte o que aprenderam com o Curupira. Esse registro pode ser fe ito em forma de tópicos ou através de um texto dissertativo. O importante é observar se os alunos compreenderam como é o personagem e captaram a idéia de preservação da natureza e dos animais. Ao final do registro, as crianças poderão fazer um desenho da história que ouviram, ressaltando a natureza e ilustrando-a.
Identificar o avanço em relação ao código escrito do aluno, baseado na sua produção de texto.
Avaliar as dificuldades de cada aluno em relação à escrita: ortografia e pontuaçâo.
Analisar a capacidade de concentração da turma enquanto ouvem a história "Curupira, o guardião das matas"
Explorar o imaginário de cada criança através da produção do desenho.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
26/09/2012
Cinco estrelasinteressante de mais gostei