25/09/2009
Maria de Fátima dos Santos Galvão
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Analisar como a projeção cilíndrica oblíqua origina a perspectiva cavaleira
Representar objetos tridimensionais sobre uma superfície plana
Compreender como são obtidos os coeficientes de redução das fugitivas.
Aplicar corretamente os coeficientes de redução às fugitivas
Os alunos deverão conhecer o sistema de projeção cilíndrico oblíquo, e possuir, ao menos, uma noção básica sobre vistas ortográficas. O manuseio adequado dos instrumentos de desenho – par de esquadros, régua, compasso e transferidor, também constitui um pré-requisito para que os objetivos possam ser plenamente alcançados.
Antes da aulaO laboratório de informática é o espaço ideal para a realização dessa aula, especialmente se as máquinas estiverem ligadas em rede ou se for possível projetar a imagem de um dos computadores utilizando um datashow. Existe um arquivo, sugerido como material de apoio, que requer a instalação do software Google SketchUp. Assim, o professor deverá providenciar, com antecedência o preparo dos computadores para a aula. Caso a escola não possua equipamentos de informática disponíveis, o professor poderá imprimir, em transparências, os arquivos disponibilizados.
Começando as atividadesSe consultarmos nossos alunos sobre o tipo de dificuldades que enfrentam para resolver problemas de geometria espacial, provavelmente constataremos que uma boa parte delas está relacionada à dificuldade de visualização das formas tridimensionais representadas em perspectiva. Embora o senso comum considere a visão espacial “um dom”, na verdade ela constitui uma habilidade que pode ser construída com estímulos e exercícios apropriados.
Na introdução ao conteúdo, o professor deverá mencionar os diversos tipos de perspectiva existentes, agrupando-as segundo seus princípios geradores, mas sem necessidade de uma análise aprofundada de cada modalidade. É fundamental, no entanto, que se discuta com os alunos as circunstâncias em que cada tipo de perspectiva deve ser usado, enfatizando a adequação da perspectiva cavaleira ao desenho técnico e ao desenho de projeto. A título de exemplo, o professor poderá mostrar pranchas de projetos antigos e modernos, comparando-as em termos de facilidade de compreensão, visualização, detalhamento e organização.
Na etapa seguinte, o professor passará a analisar com a turma o processo de obtenção da perspectiva cavaleira, podendo utilizar-se do modelo disponível em http://www.4shared.com/file/133244733/fcb82d4d/Perspectiva_cavaleira.html
(o modelo poderá ser movimentado utilizando a ferramenta orbitar, indicada pelo ícone )
É imprescindível, durante essa análise chamar a atenção dos alunos para as seguintes questões:
- Existirá distorção na forma e no tamanho das projeções das faces superior e lateral visíveis na perspectiva? Por quê?
- Existindo distorção, ela pode ser descartada na marcação de medidas sobre as fugitivas, sem prejuízo da compreensão da forma representada?
- É possível corrigir distorções métricas nas fugitivas de modo a produzir uma representação mais fiel do objeto? Como isso poderia ser feito?
A título de conclusão sobre as ponderações feitas, o professor poderá tomar, como exemplo, a ilustração abaixo, onde um cubo de aresta n é representado de duas maneiras: sem a correção das distorções e com a aplicação do coeficiente de redução apropriado. Nessa etapa, deverão ser apresentados à turma os ângulos mais utilizados na construção da perspectiva cavaleira.
Sem correção
Aplicando o coeficiente de redução
Para a fixação do conteúdo, o professor deverá propor aos alunos a realização de exercícios, onde construirão a representação em perspectiva cavaleira de um objeto, a partir de suas vistas ortográficas.
Aplicativo Google SketchUp, disponível em http://sketchup.google.com/
As ilustrações do cubo representado em perspectiva cavaleira estão disponíveis nos seguintes endereços:
http://www.4shared.com/file/133563284/7df1f8af/cavaleira_corrigida.html
http://www.4shared.com/file/133563284/7df1f8af/cavaleira_corrigida.html
O professor poderá avaliar a participação dos alunos a partir das respostas e observações surgidas no momento da análise das características do processo de obtenção da perspectiva cavaleira. Outro bom indicativo sobre a apreensão do conteúdo pelos alunos será o grau de facilidade demonstrado por estes na execução dos exercícios propostos.
Quatro estrelas 4 classificações
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29/03/2014
Cinco estrelasmuito bom...
07/02/2012
Cinco estrelasGostei muito, principalmente o quadro mostrando o porque da redução.
22/11/2010
Cinco estrelasgostei de ver me convenceu
13/07/2010
Três estrelasBoa, mas esse exemplo eh mt simples , devia ter circulos e coisas do tipo