Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Desenho - Perspectiva Cavaleira

 

25/09/2009

Autor e Coautor(es)
MARCELO DA SILVA BUENO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de Fátima dos Santos Galvão

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Geometria
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Analisar como a projeção cilíndrica oblíqua origina a perspectiva cavaleira
Representar objetos tridimensionais sobre uma superfície plana
Compreender como são obtidos os coeficientes de redução das fugitivas.
Aplicar corretamente os coeficientes de redução às fugitivas

Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão conhecer o sistema de projeção cilíndrico oblíquo, e possuir, ao menos, uma noção básica sobre vistas ortográficas. O manuseio adequado dos instrumentos de desenho – par de esquadros, régua, compasso e transferidor, também constitui um pré-requisito para que os objetivos possam ser plenamente alcançados.

Estratégias e recursos da aula

Antes da aulaO laboratório de informática é o espaço ideal para a realização dessa aula, especialmente se as máquinas estiverem ligadas em rede ou se for possível projetar a imagem de um dos computadores utilizando um datashow. Existe um arquivo, sugerido como material de apoio, que requer a instalação do software Google SketchUp. Assim, o professor deverá providenciar, com antecedência o preparo dos computadores para a aula. Caso a escola não possua equipamentos de informática disponíveis, o professor poderá imprimir, em transparências, os arquivos disponibilizados.

Começando as atividadesSe consultarmos nossos alunos sobre o tipo de dificuldades que enfrentam para resolver problemas de geometria espacial, provavelmente constataremos que uma boa parte delas está relacionada à dificuldade de visualização das formas tridimensionais representadas em perspectiva. Embora o senso comum considere a visão espacial “um dom”, na verdade ela constitui uma habilidade que pode ser construída com estímulos e exercícios apropriados.
Na introdução ao conteúdo, o professor deverá mencionar os diversos tipos de perspectiva existentes, agrupando-as segundo seus princípios geradores, mas sem necessidade de uma análise aprofundada de cada modalidade. É fundamental, no entanto, que se discuta com os alunos as circunstâncias em que cada tipo de perspectiva deve ser usado, enfatizando a adequação da perspectiva cavaleira ao desenho técnico e ao desenho de projeto. A título de exemplo, o professor poderá mostrar pranchas de projetos antigos e modernos, comparando-as em termos de facilidade de compreensão, visualização, detalhamento e organização.
Na etapa seguinte, o professor passará a analisar com a turma o processo de obtenção da perspectiva cavaleira, podendo utilizar-se do modelo disponível em http://www.4shared.com/file/133244733/fcb82d4d/Perspectiva_cavaleira.html

(o modelo poderá ser movimentado utilizando a ferramenta orbitar, indicada pelo ícone ferramente orbitar do SketchUp)

É imprescindível, durante essa análise chamar a atenção dos alunos para as seguintes questões:

- Existirá distorção na forma e no tamanho das projeções das faces superior e lateral visíveis na perspectiva? Por quê?
- Existindo distorção, ela pode ser descartada na marcação de medidas sobre as fugitivas, sem prejuízo da compreensão da forma representada?
- É possível corrigir distorções métricas nas fugitivas de modo a produzir uma representação mais fiel do objeto? Como isso poderia ser feito?

A título de conclusão sobre as ponderações feitas, o professor poderá tomar, como exemplo, a ilustração abaixo, onde  um cubo de aresta n é representado de duas maneiras: sem a correção das distorções e com a aplicação do coeficiente de redução apropriado. Nessa etapa, deverão ser apresentados à turma os ângulos mais utilizados na construção da perspectiva cavaleira.  

Sem correção

Aplicando o coeficiente de redução

Para a fixação do conteúdo, o professor deverá propor aos alunos a realização de exercícios, onde construirão a representação em perspectiva cavaleira de um objeto, a partir de suas vistas ortográficas.

Recursos Complementares

Aplicativo Google SketchUp, disponível em http://sketchup.google.com/

As ilustrações do cubo representado em perspectiva cavaleira estão disponíveis nos seguintes endereços:

http://www.4shared.com/file/133563284/7df1f8af/cavaleira_corrigida.html
http://www.4shared.com/file/133563284/7df1f8af/cavaleira_corrigida.html

Avaliação

O professor poderá avaliar a participação dos alunos a partir das respostas e observações surgidas no momento da análise das características do processo de obtenção da perspectiva cavaleira. Outro bom indicativo sobre a apreensão do conteúdo pelos alunos será o grau de facilidade demonstrado por estes na execução dos exercícios propostos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 1/4 - 25%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.