Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Desenhando o mundo em uma janela – os princípios da perspectiva cônica

 

25/11/2009

Autor y Coautor(es)
MARCELO DA SILVA BUENO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de Fátima dos Santos Galvão

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Artes Arte Visual: Estruturas morfológicas
Ensino Médio Matemática Geometria
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Representar objetos tridimensionais sobre uma superfície plana
Analisar como a perspectiva cônica utiliza de artifícios geométricos para reproduzir o modo como a visão humana percebe os objetos.

Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

     Os alunos deverão conhecer as posições relativas entre retas e planos e entre planos. Deverão, ainda, dominar o conceito de projeção e, preferencialmente, os sistemas projetivos.

Estratégias e recursos da aula

Antes da aula

     A parte de análise teórica do conteúdo proposto poderá empregar, como material de apoio, dois arquivos produzidos no aplicativo Google SketchUp, sendo, portanto, necessário instalá-lo com antecedência na(s) máquina(s) que será(ão) utilizada(s) na aula. O ideal seria que as duas etapas iniciais da aula pudessem ocorrer em um laboratório de informática, mas, não havendo essa possibilidade, um computador portátil acoplado a um projetor poderá produzir bons resultados, a despeito do prejuízo às atividades interativas. Já a última parte da aula - aplicação prática do conteúdo - combinará melhor com um espaço ao ar livre ou, mesmo, com uma sala de aula comum. 

Começando as atividades

     Em quase todas as escolas, ou ainda, em quase todas as turmas de uma escola, existem aqueles alunos que, segundo seus colegas, “desenham muito bem”. Obviamente, o conceito do que seja desenhar bem é muito relativo, mas, via de regra, entre os alunos do ensino básico, significa ser capaz de representar realisticamente o que quer que seja: figuras humanas, alienígenas, monstros, animais, objetos, construções, paisagens, etc. Enfim, boa parte do que povoa o imaginário ou o cotidiano de nossos alunos.

     Embora as regras da perspectiva cônica estejam fundamentadas em aspectos teóricos um pouco complexos, é a eles que se deve a sensação de realismo que percebemos na representação de profundidade e na reprodução de ambientes tridimensionais sobre um suporte plano. Assim, um dos objetivos principais da aula é analisar a “parte técnica” da perspectiva, embora o professor possa dedicar a parte prática da aula a uma atividade mais lúdica.

     Ao introduzir o conteúdo teórico, o professor deve mostrar exemplos onde a utilização dos principais elementos do sistema de representação – plano de quadro, linha do horizonte e ponto(s) de fuga – esteja bastante clara. É recomendável, no entanto, que, nessa aula, sejam analisados apenas casos de perspectiva central – aquela que possui o ponto principal (PP) como único ponto de fuga. Recomendamos, como exemplos, além de referências clássicas da pintura, desenhos e/ou fotografias variados. Como algumas imagens disponíveis na internet podem estar protegidas por direitos autorais, indicamos as pinturas abaixo como sugestão do material a ser utilizado.

A Última Ceia, de Leonardo da Vinci, disponível em

http://www.4shared.com/file/133243876/7e356342/a-ultima-ceia1.html

A Última ceia - Leonardo da Vinci

A Escola de Atenas, de Rafael, disponível em

http://www.4shared.com/file/133243181/6818d1a1/a_escola_de_atenas.html

A Escola de Atenas - Rafael

     O professor deverá, à medida que procede a análise das imagens, propor algumas questões aos alunos, no sentido de estimular sua capacidade de observação e de faze-los c ontribuir, de forma ef etiva, na identificação dos principais elementos do sistema.

- Quais elementos da imagem contribuem para criar a ilusão de profundidade?
- Podemos observar nas imagens a existência de um ponto onde convergem várias retas que estruturam a composição. Qual a posição relativa entre essas linhas?
- Algumas retas permanecem paralelas às margens horizontais da imagem. Qual a sua posição relativa às retas que convergem em um único ponto?
- Nas pinturas analisadas, podemos dizer que a forma como a perspectiva é empregada constitui um elemento que interfere decisivamente na leitura das imagens?

     Os elementos identificados na análise do material iconográfico deverão ser localizados progressivamente, na representação esquemática do sistema. Como material de apoio para essa etapa, o professor poderá trabalhar sobre os arquivos abaixo, disponíveis nos endereços indicados:

http://www.4shared.com/file/136839549/e3418ef6/_2__Perspectiva_cnica.html

http://www.4shared.com/file/136839991/512e81ed/Perspectiva_cnica_2.html

( Para movimentar os sistemas basta utilizar as ferramentas "orbitar", "panorâmica" e "zoom", identificadas, respectivamente, pelos ícones  ferramente orbitar do SketchUp,   )

     Essas atividades permitirão aos alunos, além de identificar os elementos do sistema, realizar um passeio virtual entre eles. Ao alinhar o ponto de vista com a linha do horizonte e o ponto de fuga, poderão,ainda, ver como a imagem projetada no plano de quadro coincide com as formas do objeto tal como nossa visão o percebe.

     A última parte da aula deverá der dedicada à aplicação prática dos aspectos teóricos trabalhados. Nessa etapa, o professor deverá propor aos alunos a realização de uma perspectiva de observação, isto é, um desenho executado segundo os princípios da perspectiva cônica, mas sem basear-se em vistas ortográficas, apenas na cena ou no modelo observado pelo desenhista. O objeto da representação poderá ser o próprio espaço da sala de aula ou um objeto – uma peça de mobília, por exemplo – à escolha da turma.

Recursos Complementares

     O professor pode programar uma atividade externa com sua turma, onde os alunos, além de poderem representar espaços mais amplos, romperão um pouco com a rotina da sala de aula. Um parque, um corredor cultural de sua cidade ou ainda, uma lugar que possua um conjunto arquitetônico interessante são excelentes opções.

     O Google SketchUp está disponível no endereço http://sketchup.google.com/

Avaliação

     A participação dos alunos poderá ser avaliada a partir da propriedade de suas intervenções na análise dos aspectos teóricos do sistema e da utilização adequada dos recursos da perspectiva na realização da atividade prática.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.