Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ALFABETIZANDO - MINHA HISTÓRIA DE VIDA

 

29/11/2009

Autor e Coautor(es)
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Aparecida Carleto, Patricia Carvalho Pacheco, Luciana Soares Muniz, Ana Maria Ferola da Silva Nunes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Sistema alfabético e ortográfico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-O/A aluno/a poderá perceber a utilização do alfabeto e a sua importância na construção da palavra, através de uma atividade significativa.

-Poderá também compreender a função social da escrita e a importância do nome na construção da identidade do indivíduo.

Duração das atividades
Três (3) aulas – aproximadamente 180 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Esta proposta poderá ser utilizada por professores/as do ensino fundamental Inicial e com alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos).

-Professor/a lembre-se, o trabalho com jovens e adultos/as exige um tratamento adequado, ou seja, temos que estar sempre atentos/as aos conhecimentos prévios do/a aluno/a, sua bagagem cultural, suas vivências com a leitura e a escrita. A linguagem oral também é fundamental, pois o adulto não gosta de ser tratado como criança, por isso, evite a linguagem infantilizada.

Estratégias e recursos da aula

Preparando a aula

1- Professor/a providencie crachás, em número suficiente para cada aluno/a (corte a cartolina em quadrados de 10 cm x 10 cm, entregue apenas os crachás, pois cada um/a irá escrever seu nome, coloque um clips ou alfinete para prender.

2- Faremos uma atividade com os nomes dos/as (alunos/as) presentes.

3- Providencie também fichas com os nomes dos/as alunos/as, escreva com letras maiúsculas de imprensa e cursiva embaixo.

4- Faça também um cartaz com o alfabeto maiúsculo e minúsculo. Caso tenha dúvidas sobre a escrita cursiva, você pode consultar este sítio http://pt.wikipedia.org/wiki/Letra_cursiva.


1ª aula –2 aulas geminadas -120 minutos-


Explorando os nomes

Professor/a esta aula está dividida em oito (8) momentos, os quais terão instruções específicas. Veja as sugestões:


1º momento:
-Utilize uma dinâmica de apresentação. Não tem problema o fato de todos/as se conhecerem, explique que esta atividade será realizada porque vão trabalhar com os seus nomes, eles/as são muito importantes. Muitos gostam do nome que os pais lhes deram, outros não gostam, por isso preferem o apelido, mas todos/as trazem um significado, uma história.

-Faça um circulo. Todos/as de pé. Solicite que cada um/a ao falar seu nome faça um gesto e todos/as do grupo devem repetir fazendo o mesmo som e gesto. Inicie você para que vejam como é.


2º momento:

-Distribua um crachá para cada aluno/a e solicite que cada um/a escreva seu nome do jeito que conseguir, não tem problema se não estão alfabéticos. Esta é uma importante atividade para você conhecer qual é a hipótese que eles/as tem sobre a escrita.

-Em seguida, cada um/a apresenta seu nome ao grupo e diz um sonho para o futuro e se deseja contar a história de seu nome: quem o escolheu, motivo da escolha, significado, etc.

-Participe desta atividade fazendo o seu crachá, também fale de seu sonho e conte a história de seu nome, isto é muito importante para os/as alunos.

- Nas turmas de EJA é possível discutir sobre a importância do nome na construção da identidade do indivíduo, pois o nome tem uma história de escolhas, de uma família e a pessoa é identificada por ele. Mesmo quando a pessoa não gosta do nome que lhe foi atribuido, ela busca outro para ser identificada (apelido).

- Com as crianças que estão no início da alfabetização esta discussão não deve ser muito aprofundada, pois alguns conceitos são abstratos para esta faixa etária (6 a 8 anos). Basta resgatar a história dos nomes e discutir sobre elas para que percebam sua importância.


3º momento:

-Entregue as fichas com os seus nomes, escritas com as letras maiúsculas de imprensa e cursiva. Esta atividade permite que o/a aluno/a perceba a regularidade da escrita.


4º momento:

-Solicite que cada aluno/a faça um desenho significativo, ou seja, um desenho que acreditam ser representativo do seu nome e apresente-o para a turma explicando-o.


5º momento:

-Apresente-lhes o alfabeto. Você poderá utilizar um cartaz ou projetar em uma transparência no retroprojetor.

-Leia o alfabeto para eles/as, depois leia com eles/as, faça a leitura coletiva, inclusive com sua participação.

-Mostre-lhes que cada letra tem um som, mas que estes sons às vezes mudam dependendo do lugar que a letra está na palavra, como acontece com a letra r.

-Depois de realizar a atividade mantenha sempre o alfabeto fixado na sala de aula.

Letras MLetras Mi

6º momento:
Solicite-lhes que coloquem as fichas com os nomes no chão. Todos/as sentam-se em circulo e, observando o alfabeto, cada um/a coloca a ficha com seu nome na ordem do alfabeto.

7º momento:
Pergunte-lhes: Quais nomes têm maior número de letras? Quais nomes têm menor número de letras? Quais nomes têm letras repetidas? Etc.


8º momento:
Brincadeira da “Forca”_ professor/a, esta é uma brincadeira interessante. Aproveite que trabalhou com os nomes dos/as seus/as alunos/as e proponha esta brincadeira.

Para mais informações acesse o sítio: www.faberludens.com.br/pt -br/node/253 ,


a)- Explicando a brincadeira: esta brincadeira consiste em tirar o pescoço da forca.

b)- O/a jogador/a tem que descobrir qual é a palavra misteriosa, neste caso qual é o nome de um aluno/a da sala de aula. Com poucas dicas do adversário (em geral, apenas o tamanho da palavra) ele/ela vai arriscando letra por letra. A cada erro, seu “estoque de chances” – muito menor que o abecedário – diminui e ele/ela se aproxima mais do enforcamento.

c)-  Uma pessoa é o/a enforcador/a e uma ou mais pessoas são os/as enforcados/as. Quem começa é o/a enforcador/a. Ele/Ela escolhe uma palavra e vários traços, de forma que a quantidade de traços seja o mesmo número de letras que possui a palavra secreta, que aqui será o nome de um/a aluno/a da sala aula. Se quiser, ele/a poderá revelar a letra inicial para facilitar, mas isso não é obrigatório. Ao lado, deve desenhar um conjunto de três traços para representar a forca.

d)- Os/as outros/as jogadores têm o objetivo de adivinhar a palavra misteriosa. Cada jogador/a dá um palpite de cada vez, ou seja, uma letra que acha que faz parte da palavra misteriosa. Se estiver certo, o enforcador/a escreve a letra nos espaços correspondentes. Se a letra não fizer parte da palavra, o enforcador/a escreve ao lado as letras erradas e “pendura” na forca um pedaço do corpo do/a enforcado/a, a cada palavra errada, o/a enforcador desenha uma parte do corpo na forca (pernas, braços, tronco, etc.).

e)- Antes do inicio do jogo, deve ser definido pelo grupo quantas partes do corpo será desenhada, assim ficará determina a quantidade de erros que pode ocorrer no jogo.

f)- Quando o corpo está completo, o próximo erro é “fatal” e, para representar o enforcamento, é desenhado um círculo em torno do pescoço e o/a enforcador/a ganha o jogo. Geralmente, os pedaços são: a cabeça, os dois braços o tronco e as duas pernas, mas os/as jogadores/as podem acrescentar detalhes como os olhos, o pescoço, as mãos, os pés, o cabelo, a roupa... Quanto mais partes, mais chances de errar o/a enforcado/a terá e, conseqüentemente, mais fácil fica a brincadeira.

g)- O/A enforcado/a ganha se conseguir completar a palavra secreta antes do/a enforcador/a fazer o círculo em seu pescoço.


Materiais necessários para a brincadeira:
Você poderá utilizar papel e caneta, mas como é a primeira vez, faça na lousa. Utilize giz branco e colorido.
Número de participantes:
Em grupo os/as jogadores/as são divididos em duas equipes: uma representa o/a enforcador/a e a outra, o/a enforcado/a.

undefined

Fonte: www.faberludens.com.br/pt-br/node/253 .

2ª aula: 1 aula de 60 minutos

1- Professor/a inicie sua aula, resga tando a atividade com os nomes dos/as seus/as alunos/as.

2- Para isso, prepare e leve um CAÇA PALAVRAS com os nomes dos/as alunos/as. Insira uma tabela e selecione o número de colunas e linhas de acordo com os nomes de seus/suas alunos/as.

-Se você tiver poucos alunos/as, uma média de 10 ou 12, basta apenas um caça palavras mas, se tiver mais de 12, elabore dois caça palavras, para não exigir muito deles/as.

-Preencha os quadros com as letras dos nomes de seus/as alunos/as e o restante dos quadrinhos preencha com letras aleatoriamente. É muito fácil.


Registrando no caderno.


-Trabalhando gênero e nomes dos/as alunos/as.
-Registre no quadro a seguir os nomes dos/as alunos/as da classe, separando-os em feminino e masculino. Faça na lousa para orientá-los/as

NOMES FEMININOS

NOMES MASCULINOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Avaliação

A avaliação é um processo e não um fim em si mesmo, por isso ao longo do trabalho acompanhe o desenvolvimento e a participação dos/as alunos/as. Através das respostas e das atividades desenvolvidas você vai perceber se eles/as compreenderam a importância do alfabeto na construção dos nomes. Se perceber que ainda não ficou claro, proponha outras atividades.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Tathy, Prefeitura Municipal , São Paulo - disse:
    tathytey@hotmail.com

    03/04/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito desta aula... Já havia feito algumas partes, mas todas juntas assim, ficaram bem melhor... Obrigada!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.