29/10/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Edna Maria Santana de Magalhães
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
O aluno deverá ao final dos trabalhos propostos:
. relacionar o conteúdo sóciohistórico de produção da campanha publicitária com as informações já existentes sobre as personalidades envolvidas.
. inferir relações entre as palavras do texto.
. desenvolver uma interpretação de textos diversos e relacioná-los entre si.
. refletir sobre a forma textual em estudo e diferenciá-la de outras já estudadas e presentes em seu dia-a-dia.
. inferir sobre os propósitos do autor ao escolher determinada forma textual para a sua expressão.
. produzir textos a partir do gênero em estudo.
. comparar diferentes estruturas textuais e seus efeitos estéticos.
Praticar o processo de retextualização - escrita e revisão - a partir de campanha publicitária.
Identificar características das modalidades oral e escrita em diferentes suportes textuais: campanha publicitária, textos jornalísticos, dicionário.
Analisar a estrutura da linguagem publicitária.
O aluno deve ter para o acompanhamento das aulas:
. domínio das habilidades de leitura e de escrita.
. habilidade de comunicar com concisão as informações de seu interesse.
. domínio do registro lingüístico adequado aos propósitos do trabalho proposto.
. reconhecimento da função do uso de um determinado suporte textual.
. identificação, nos suportes, de fontes de informação.
. habilidade de identificar informações explícitas e de relacionar informações dadas.
Aula 1: duas aulas de 50 minutos
Professor,
Apresente para os seus alunos uma das imagens da campanha da revista Veja veiculada em 2004. Seria muito interessante que você tivesse em mãos exemplares da própria revista (Veja em sua biblioteca, algum amigo ou quem sabe você seja assinante dessa revista?) Se não tiver como apresenta o material sugerido, reproduza o que te apresento a seguir..
Pergunte a eles se reconhecem alguma coisa na campanha.
Atente para esse momento. Observe o que eles identificam primeiro: a imagem ou as palavras.
Se for a imagem, pergunte a eles sobre a personalidade. O que sabem sobre ela? Que fez?
Se forem as palavras, pergunte quais são e os seus respectivos significados. É importante ressaltar que, mesmo que conheçam os significados, façam uma consulta aos dicionários e que escolha aquele que melhor corresponda ao contexto aplicado na campanha.
http://houaiss.uol.com.br/busca.jhtm?verbete=morto&stype=k
Apresente a segunda imagem veiculada pela mesma campanha.
Observe o que eles identificam primeiro: a imagem ou as palavras.
Se for a imagem, pergunte a eles sobre a personalidade. O que sabem sobre ela? Que fez?
Se forem as palavras, pergunte quais são e os seus respectivos significados.
http://houaiss.uol.com.br/busca.jhtm?verbete=PAZ&stype=k
http://houaiss.uol.com.br/busca.jhtm?verbete=GUERRA&stype=k
Apresente a terceira imagem veiculada pela mesma campanha.
Observe o que eles identificam primeiro: a imagem ou as palavras.
Se for a imagem, pergunte a eles sobre a personalidade. O que sabem sobre ela? Que fez?
Se forem as palavras, pergunte quais são e os seus respectivos significados.
http://houaiss.uol.com.br/busca.jhtm?verbete=AMEA%C7A&stype=k
http://houaiss.uol.com.br/busca.jhtm?verbete=PRETEXTO&stype=k
Aula 2: duas aulas de 50 minutos
Professor,
Apresente novamente as imagens da campanha institucional da Revista Veja.
Por que a Editora utilizaria essa imagem e essas palavras para a campanha de divulgação da própria revista?
Se os alunos não reportarem à frase que aparece no canto inferior direito da mensagem, mostre a eles:
Que relação teria essa mensagem com as imagens e palavras utilizadas para formá-las?
Após a exposição oral dos alunos, peça que eles registrem as suas conclusões sob a forma de um breve texto, dois parágrafos, sobre o que foi discutido em sala de aula.
Aula 3 e 4 : quatro aulas de 50 minutos
Professor,
Apresente para os alunos textos jornalísticos sobre as personalidades utilizadas pela campanha publicitária da revista Veja.
Divida a turma em grupos. Seria interessante que promovesse uma divisão heterogênea dos alunos (meninos e meninas que têm mais facilidade com os pares que têm mais dificuldade em relação à leitura e à escrita). Assim, a possibilidade de trocas e aprendizados seria mais enriquecedora entre eles. Mas faça isso sutilmente. Como professor da turma, você já conhece as particularidades e potencialidades de cada um. Distribua 4 símbolos distintos entre os alunos: círculo, quadrado, triângulo e retângulo. Diga a eles que, a única regra para se dividirem em grupos é que em cada um tenha apenas 1 representante de cada forma geométrica.
Obs: Essa é uma forma de talvez dissolver os chamados “grupos fortes” ou “grupos fracos” na sala.
Formados os grupos, peçam que escolham o relator e o redator. O primeiro apresentará os dados para a turma e o segundo redigirá as observações que o grupo fizer durante a leitura dos textos.
Peça que, ao fazerem a leitura dos textos, estabeleçam relações entre o que está sendo abordado na reportagem e as palavras utilizadas em cada campanha, para cada personalidade.
Oito anos depois de 11 de Setembro, Al Qaeda ainda assusta os EUA
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u622078.shtml
Osama Bin Laden
http://www.brasilescola.com/historia/osama-bin-laden.htm
Saddam Hussein
http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u620.jhtm
George W. Bush
http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u47.jhtm
Aula 5: duas aulas de 50 minutos
Professor,
Organize a sala de modo que os alunos fiquem em um grande círculo.
As observações registradas anteriormente, serão apresentadas por cada relator de cada grupo.
Após a exposição das observações, peça que os alunos indiquem que pontos foram abordados com maior freqüência pelos grupos? Nesse momento, dê a oportunidade àqueles que não foram relatores ou redatores para se manifestarem oralmente. Anote no quadro de giz tais apontamentos.
Pergunte também que pontos foram abordados com menos freqüência pelos grupos? Houve algum apontado isoladamente? Qual? Anote no quadro de giz tais apontamentos.
Peça que todos os alunos registrem individualmente os apontamentos transcritos no quadro de giz.
Aula 6: duas aulas de 50 minutos
Professor,
Convide o colega professor da área de História ou de Geografia de sua escola para fazer uma intervenção pedagógica interdisciplinar nesse momento. Peça que ele discorra para a turma sobre a atuação de cada personalidade apresentada pela campanha da Revista Veja na atualidade.
Aula 7: duas aulas de 50 minutos
Professor,
Após o debate, a exposição e a ampla participação de todos da turma nas aulas anteriores, peça que os alunos, de posse de seus registros, escrevam um texto individual sobre as conclusões a que chegaram a partir da mensagem da campanha publicitária da revista Veja:
Professor, maiores detalhes de como bordar o trabalho com gêneros textuais distintos, acesse os links vinculados às seguintes páginas
Professor,
Compare as relações feitas pelos alunos entre as campanhas publicitárias e a produção escrita . Avalie como eles fazem essas relações, que elementos dos textos são abordados e quais as contribuições extras que eles possuem. Verifique a qualidade das informações existentes, como se dá a vinculação gramatical (coesão) e semântica (coerência) no texto.
Discuta, individualmente, o que poderia ser alterado, caso fosse necessário, para que o texto ficasse mais adequado à proposta sugerida.
Peça aos alunos que façam uma análise dos aprendizados que acham ter desenvolvido ao longo desse trabalho e o que deveria ser ainda melhor desenvolvido. Que sugestões teriam para o êxito nos próximos trabalhos? Em relação ao desempenho escrito, quais as dificuldades detectadas por eles?
Diante desses aspectos apontados pelos alunos, estabeleça uma linha de intervenção e de orientação para ajudar na melhoria da escrita dos alunos. Avalie os seguintes pontos: como eles estão construindo a organização e o encadeamento lógico das ideias? Estão empregando novos elementos de coesão e de coerência? A argumentação apresenta traços de autoria? Como os alunos estão se apropriando de novos vocabulários e das informações dadas nos diversos textos lidos e as falas ao longo das aulas? Por fim, verificar os aspectos predominantes da língua formal e as variantes linguísticas, presentes nesse tipo de texto.
Quatro estrelas 1 classificações
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24/03/2010
Quatro estrelasGOSTEI MUITO DESSE PLANO DE AULA