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O Texto Publicitário: A Imagem através das palavras

 

29/10/2009

Autor e Coautor(es)
CRISTIANE NERI HORTA
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana de Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá ao final dos trabalhos propostos:

. relacionar o conteúdo sóciohistórico de produção da campanha publicitária com as informações já existentes sobre as personalidades envolvidas.
. inferir relações entre as palavras do texto.
. desenvolver uma interpretação de textos diversos e relacioná-los entre si.
. refletir sobre a forma textual em estudo e diferenciá-la de outras já estudadas e presentes em seu dia-a-dia.
. inferir sobre os propósitos do autor ao escolher determinada forma textual para a sua expressão.
. produzir textos a partir do gênero em estudo. 
. comparar diferentes estruturas textuais e seus efeitos estéticos.
Praticar o processo de retextualização - escrita e revisão - a partir de campanha publicitária.
Identificar características das modalidades oral e escrita em diferentes suportes textuais: campanha publicitária, textos jornalísticos, dicionário.
Analisar a estrutura da linguagem publicitária.

Duração das atividades
7 aulas ou encontros
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve ter para o acompanhamento das aulas:

. domínio das habilidades de leitura e de escrita.
. habilidade de comunicar com concisão as informações de seu interesse.
. domínio do registro lingüístico adequado aos propósitos do trabalho proposto.
. reconhecimento da função do uso de um determinado suporte textual.
. identificação, nos suportes, de fontes de informação.
. habilidade de identificar informações explícitas e de relacionar informações dadas.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1: duas aulas de 50 minutos

Professor,

Apresente para os seus alunos uma das imagens da campanha da revista Veja veiculada em 2004. Seria muito interessante que você tivesse em mãos exemplares da   própria revista (Veja em sua biblioteca, algum amigo ou quem sabe você seja assinante dessa revista?) Se não tiver como apresenta o material sugerido, reproduza o que te apresento a seguir..
Pergunte a eles se reconhecem alguma coisa na campanha.

Atente para esse momento. Observe o que eles identificam primeiro: a imagem ou as palavras.

Se for a imagem, pergunte a eles sobre a personalidade. O que sabem sobre ela? Que fez?

Se forem as palavras, pergunte quais são e os seus respectivos significados. É importante ressaltar que, mesmo que conheçam os significados, façam uma consulta aos dicionários e que escolha aquele que melhor corresponda ao contexto aplicado na campanha.

MORTO
1 que ou aquele que morreu, que ou aquele que perdeu a vida, que ou aquele que deixou de existir
Ex.:

2 falto de vida
Ex.:
3 desprovido de movimento e/ou de sensibilidade; inerte, inanimado
Ex.: cérebro m.
5 falto de movimento, de atividade ger. por estar desprovido de gente
Ex.: vilarejo abandonado, m.
6 desprovido de cor, de brilho; descorado, esmaecido, desbotado
Ex.: pintura m.
7 falto de vigor, de vivacidade
Ex.: aparência m.
8 extremamente cansado; exausto
Ex.: não saiu pois estava m.
9 que se apagou; extinto, apagado
Ex.: fogo m.
10 que declinou (diz-se de astro)
Ex.: na hora do crepúsculo, quando o Sol já está m.
11 sem circulação (diz-se de dinheiro, capital, ações etc.)
Ex.: capital m.
12 que caiu em desuso, que não tem mais validade
Ex.: letra m.
13 que não tem curso, que não tem existência (diz-se de língua)
Ex.: o latim é uma língua m.
14 com grande avidez, com desejo intenso
Ex.: estava m. por viajar para Veneza
15 Uso: informal.
sem serventia, sem préstimo, inútil (diz-se de pessoa)
16 Regionalismo: Alentejo.
desprovido de cultura, de plantio (diz-se de terreno)

http://houaiss.uol.com.br/busca.jhtm?verbete=morto&stype=k

VIVO
1 que vive, que tem vida; vivente
Ex.: ser v.
2 que não está ressequido ou murcho (diz-se de planta)
3 cheio de vivacidade, entusiasmo, vigor; animado, vivaz
Ex.:
4 dotado de sagacidade, inteligência, perspicácia; esperto, ladino
Ex.:
5 Uso: informal.
que é cheio de astúcia; ardiloso, matreiro
Ex.: para enganar as velhinhas, ele é muito v.
6 que produz efeitos, se faz sentir; ativo, brilhante, forte, intenso
Ex.: ele sente ainda um ódio v. pelos parentes
7 que penetra com intensidade os nossos sentidos; forte, ativo, penetrante
Ex.:
8 que revela desembaraço; ágil, ativo, diligente
Ex.: pessoa muito v. no trabalho
9 dotado de ricos recursos para exprimir idéias, sentimentos, emoções; expressivo, significativo
Ex.: uma narrativa v.
10 duradouro, persistente
Ex.: a lembrança deste encontro permanecerá v. na minha memória
11 cheio de ardor, de animação; acalorado, animado, fervoroso
E x.:
12 dotado de nitidez; marcado, p erceptível, visível
Ex.:
13 que presta atenção; at ento, vigilante
Ex.: pediu-nos para ficarmos v., a fim de não perdermos o prazo
14 Rubrica: música.
apressado, ligeiro (referindo-se a andamento)
15 ser dotado de vida; ser que está vivo
Ex.: salvar os v. do planeta
16 o conjunto das pessoas que ain da não morreram
Ex.: Deus julgará os v. e os mortos
17 Uso: informal.
indivíduo espe rto, astucioso
E x.: os v. gost am de levar vantagem
18 qualquer parte do organismo animal abaixo da epiderme
18.1 Derivação: por extensão de sentido.
região extremamente sensível do organismo
Ex.: o dentista passou o motor no v. do dente
19 a parte central ou essencial de algo; âmago, cerne
Ex.: esta ofensa atigiu-o no v. de sua honradez
20 m.q. vista ('debrum')
21 Rubrica: termo de marinha.
a parte de um cabo que suporta o esforço de tração
22 Rubrica: veterinária.
m.q. vívula
http://houaiss.uol.com.br/busca.jhtm?verbete=VIVO&stype=k

Apresente a segunda imagem veiculada pela mesma campanha.

Observe o que eles identificam primeiro: a imagem ou as palavras.

Se for a imagem, pergunte a eles sobre a personalidade. O que sabem sobre ela? Que fez?


Se forem as palavras, pergunte quais são e os seus respectivos significados.

PAZ
1. Relação entre as pessoas que não estão em conflito; acordo, concórdia
2 relação tranqüila entre cidadãos; ausência de problemas, de violência
Ex.: o bom funcionamento da justiça garante a p.
3 situação de uma nação ou de um Estado que não está em guerra; relação dos países que desfrutam dessa situação
Ex.: tempos de p.
4 cessação total de hostilidades entre Estados, mediante celebração de tratado; armistício
Ex.: os países beligerantes finalmente vão assinar a p.
5 estado de espírito de uma pessoa que não é perturbada por conflitos ou inquietações; calma, quietude, tranqüilidade
Ex.:
6 estado característico de um lugar ou de um momento em que não há barulho e/ou agitação; calma, sossego
Ex.: a p. de um mosteiro

http://houaiss.uol.com.br/busca.jhtm?verbete=PAZ&stype=k


GUERRA
1 luta armada entre nações, ou entre partidos de uma mesma nacionalidade ou de etnias diferentes, com o fim de impor supremacia ou salvaguardar interesses materiais ou ideológicos
2 qualquer combate com ou sem armas; combate, peleja, conflito
3 Derivação: por extensão de sentido (da acp. 1).
a arte militar
4 administração militar
Ex.: ao ministro do Exército chamava-se outrora ministro da G.
5 disputa acirrada; hostilidade
6 luta encarniçada contra qualquer coisa a que se atribua um valor nocivo
Ex.: g. aos tóxicos

http://houaiss.uol.com.br/busca.jhtm?verbete=GUERRA&stype=k

Apresente a terceira imagem veiculada pela mesma campanha.

Observe o que eles identificam primeiro: a imagem ou as palavras.

Se for a imagem, pergunte a eles sobre a personalidade. O que sabem sobre ela? Que fez?

Se forem as palavras, pergunte quais são e os seus respectivos significados.

AMEAÇA
1 ação, gesto ou palavra que intimida; promessa de castigo ou malefício
Ex.: havia em suas palavras uma a. aterradora
2 prenúncio ou indício d e acontecimento mais ou menos perigoso ou maléfico; ameaço, s inal
Ex.: a. de r evolta, de temporal, de doença
3 ato que ficou ou ainda está no princípio; intenção
Ex.: disse que ia embora mas só ficou na a.
4 constrangimento imposto a alguém; intimação, coação
Ex.: compareceu à reunião sob a.
5 Rubrica: termo juríd ico.
crime que consiste na produção de justo receio de qu e algum ato ou fato lesivo venha a ocorr er

http://houaiss.uol.com.br/busca.jhtm?verbete=AMEA%C7A&stype=k

PRETEXTO
motivo que se declara para encobrir a verdadeira razão de (algo); desculpa, subterfúgio, alegação
Ex.: foi embora com o p. de estar com dor de cabeça

http://houaiss.uol.com.br/busca.jhtm?verbete=PRETEXTO&stype=k

Aula 2: duas aulas de 50 minutos

Professor,


Apresente novamente as imagens da campanha institucional da Revista Veja.

Por que a Editora utilizaria essa imagem e essas palavras para a campanha de divulgação da própria revista?

Se os alunos não reportarem à frase que aparece no canto inferior direito da mensagem, mostre a eles:

QUEM LÊ VEJA, ENTENDE OS DOIS LADOS.

Que relação teria essa mensagem com as imagens e palavras utilizadas para formá-las?

Após a exposição oral dos alunos, peça que eles registrem as suas conclusões sob a forma de um breve texto, dois parágrafos, sobre o que foi discutido em sala de aula.

Aula 3 e 4 : quatro aulas de 50 minutos

Professor,

Apresente para os alunos textos jornalísticos sobre as personalidades utilizadas pela campanha publicitária da revista Veja.

Divida a turma em grupos. Seria interessante que promovesse uma divisão heterogênea dos alunos (meninos e meninas que têm mais facilidade com os pares que têm mais dificuldade em relação à leitura e à escrita). Assim, a possibilidade de trocas e aprendizados seria mais enriquecedora entre eles. Mas faça isso sutilmente. Como professor da turma, você já conhece as particularidades e potencialidades de cada um. Distribua 4 símbolos distintos entre os alunos: círculo, quadrado, triângulo e retângulo. Diga a eles que, a única regra para se dividirem em grupos é que em cada um tenha apenas 1 representante de cada forma geométrica.

Obs: Essa é uma forma de talvez dissolver os chamados “grupos fortes” ou “grupos fracos” na sala.

Formados os grupos, peçam que escolham o relator e o redator. O primeiro apresentará os dados para a turma e o segundo redigirá as observações que o grupo fizer durante a leitura dos textos.

Peça que, ao fazerem a leitura dos textos, estabeleçam relações entre o que está sendo abordado na reportagem e as palavras utilizadas em cada campanha, para cada personalidade.

Folha de São Paulo
11/09/2009

Oito anos depois de 11 de Setembro, Al Qaeda ainda assusta os EUA

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u622078.shtml

Folha de São Paulo

11/09/2004 

Análise: Dilemas da contemporaneidade
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u76447.shtml

Osama Bin Laden

http://www.brasilescola.com/historia/osama-bin-laden.htm

Saddam Hussein



http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u620.jhtm

George W. Bush

http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u47.jhtm

Aula 5: duas aulas de 50 minutos


Professor,

Organize a sala de modo que os alunos fiquem em um grande círculo.

As observações registradas anteriormente, serão apresentadas por cada relator de cada grupo.

Após a exposição das observações, peça que os alunos indiquem que pontos foram abordados com maior freqüência pelos grupos? Nesse momento, dê a oportunidade àqueles que não foram relatores ou redatores para se manifestarem oralmente. Anote no quadro de giz tais apontamentos.

Pergunte também que pontos foram abordados com menos freqüência pelos grupos? Houve algum apontado isoladamente? Qual? Anote no quadro de giz tais apontamentos.

Peça que todos os alunos registrem individualmente os apontamentos transcritos no quadro de giz.


Aula 6: duas aulas de 50 minutos

Professor,


Convide o colega professor da área de História ou de Geografia de sua escola para fazer uma intervenção pedagógica interdisciplinar nesse momento.  Peça que ele discorra para a turma sobre a atuação de cada personalidade apresentada pela campanha da Revista Veja na atualidade.

Aula 7: duas aulas de 50 minutos


Professor,

Após o debate, a exposição e a ampla participação de todos da turma nas aulas anteriores, peça que os alunos, de posse de seus registros, escrevam um texto individual sobre as conclusões a que chegaram a partir da mensagem da campanha publicitária da revista Veja:


QUEM LÊ VEJA, ENTENDE OS DOIS LADOS.

Recursos Complementares

Professor, maiores detalhes de como bordar o trabalho com gêneros textuais distintos, acesse os links vinculados às seguintes páginas

http://www.pucrs.br/gpt/

Avaliação

Professor,
Compare as relações feitas pelos alunos entre as campanhas publicitárias e a produção escrita . Avalie como eles fazem essas relações, que elementos dos textos são abordados e quais as contribuições extras que eles possuem. Verifique a qualidade das informações existentes, como se dá a vinculação gramatical (coesão) e semântica (coerência) no texto. 

Discuta, individualmente, o que poderia ser alterado, caso fosse necessário, para que o texto ficasse mais adequado à proposta sugerida.

Peça aos alunos que façam uma análise dos aprendizados que acham ter desenvolvido ao longo desse trabalho e o que deveria ser ainda melhor desenvolvido. Que sugestões teriam para o êxito nos próximos trabalhos? Em relação ao desempenho escrito, quais as dificuldades detectadas por eles?

Diante desses aspectos apontados pelos alunos, estabeleça uma linha de intervenção e de orientação para ajudar na melhoria da escrita dos alunos. Avalie os seguintes pontos: como eles estão construindo a organização e o encadeamento lógico das ideias? Estão empregando novos elementos de  coesão e de coerência? A argumentação apresenta traços de autoria? Como os alunos estão se apropriando de novos vocabulários e das informações dadas nos diversos textos lidos e as falas ao longo das aulas?  Por fim, verificar os aspectos predominantes da língua formal e as variantes linguísticas, presentes nesse tipo de texto.

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