Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


As duas vertentes da capoeira

 

19/10/2009

Autor y Coautor(es)
Adriane Silva Tomaz
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer duas formas de se jogar a capoeira(angola e regional), identificando as difrenças existentes entre elas.
Duração das atividades
50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos adquiridos nas aulas anteriores: "Aprendendo as técnicas corporais da capoeira" e "A musicalidade da capoeira".

Estratégias e recursos da aula

CD de músicas de capoeira contendo ritmos de Angola e Regional (http://www.leilapassini.com/lagoaazul/musicas.html#inicio), vídeo com roda de capoeira Angola e Regional (http://www.youtube.com/watch?v=Uv-WMFWpjo0 e http://www.youtube.com/watch?v=hHQsg-hanwQ), atividade escrita “ler, desenhar e ligar os pontos”.

Atividade 1

O professor iniciará a aula apresentando um breve vídeo de rodas de capoeira angola e regional. Após a apreciação do vídeo, questionará à turma: vocês observaram alguma diferença entre as duas rodas? Que tipos de diferenças? Neste momento o professor deverá apresentar de forma simplificada as diferenças existentes entre as duas vertentes da capoeira.

Angola : com movimentos mais lentos e  rasteiros; próximos ao chão e com uma música também mais lenta (onde o ritmo é marcado num compasso de duas palmas).

Regional: com movimentos mais rápidos, com muitos saltos, giros, mortais e etc e com uma música também mais rápida (onde o ritmo é marcado num compasso de três palmas).

O professor poderá ainda informar que quem criou a capoeira regional foi Mestre Bimba um importante capoeirista que viveu na Bahia.

E que um grande defensor da capoeira tradicional chamada Angola foi mestre Pastinha que também viveu na Bahia.

Atividade 2

“reconhecendo os dois ritmos”

O professor proporá neste momento que a turma, disposta em roda, ouça uma música de capoeira (regional) e tente marcar seu ritmo com palmas (deve-se destacar que são 3 palmas). Em seguida colocar um ritmo angola propondo a mesma experiência (só que agora com 2 palmas). Esta atividade deverá se estender até que as crianças consigam marcar nas palmas os diferentes ritmos de forma coletiva e uníssona.

Atividade 3

“aprendendo uma música”

O professor escolherá uma música de capoeira (angola ou regional) para ensinar à turma. Para tal entregará a letra escrita para que as crianças acompanhem lendo. Em seguida perguntará sob re o que a música abor da, se eles entenderam a letra e responderá as possíveis dúvidas acerca das palavras presentes na música.

Atividade para avaliação

a) leia e desenhe

Nome: ________________________________________________ Ano: _____ Turma: _______

FAÇA UM DESENHO SOBRE O QUE DIZ A LETRA DA MÚSICA ABAIXO.

Vieram em navios negreiros

Pra o porto da Bahia sem

Saber o que lhes esperava

Toda noite todo o dia

Mas com sua coragem

Com medo de padecer

criaram a capoeira para

poder se defender era no

corte da cana no café para colher

Hoje negros nascem livres

neste mundo de meu Deus

A mãe África seja louvada

Por nos dar os filhos teus

Camaradinha viva meu Deus

E viva meu Deus câmara

EE vamos simbora

EE vamos simbora camará

EE é hora é hora

EE é hora é hora camará

EE faca de ponta

EE faca de ponta camará

b) Numere a 2 coluna de acordo com a primeira:

Atividade de capoeira

Numere a segunda coluna de acordo com a primeira

1)    Capoeira angola

2)  Capoeira regional

(    ) mais rápida

(   ) mais lenta

(   ) movimentos mais rasteiros

(   ) movimentos com mais giros saltos e mortais

(   ) ritmo marcado por três palmas

(   ) ritmo marcada por duas palmas

Recursos Complementares

Avaliação

Como tarefa ao final da aula ou para casa os alunos deverão executar as seguintes atividades: a) “leia e desenhe sobre o que diz a letra da música de capoeira” e b) “Numere a segunda coluna de acordo com a primeira”.

Obs.: as atividades se encontram na caixa “Estratégias e recursos da aula”

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.