19/10/2009
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Conhecimentos adquiridos nas aulas anteriores: "Aprendendo as técnicas corporais da capoeira" e "A musicalidade da capoeira".
CD de músicas de capoeira contendo ritmos de Angola e Regional (http://www.leilapassini.com/lagoaazul/musicas.html#inicio), vídeo com roda de capoeira Angola e Regional (http://www.youtube.com/watch?v=Uv-WMFWpjo0 e http://www.youtube.com/watch?v=hHQsg-hanwQ), atividade escrita “ler, desenhar e ligar os pontos”.
O professor iniciará a aula apresentando um breve vídeo de rodas de capoeira angola e regional. Após a apreciação do vídeo, questionará à turma: vocês observaram alguma diferença entre as duas rodas? Que tipos de diferenças? Neste momento o professor deverá apresentar de forma simplificada as diferenças existentes entre as duas vertentes da capoeira.
Angola : com movimentos mais lentos e rasteiros; próximos ao chão e com uma música também mais lenta (onde o ritmo é marcado num compasso de duas palmas).
Regional: com movimentos mais rápidos, com muitos saltos, giros, mortais e etc e com uma música também mais rápida (onde o ritmo é marcado num compasso de três palmas).
O professor poderá ainda informar que quem criou a capoeira regional foi Mestre Bimba um importante capoeirista que viveu na Bahia.
E que um grande defensor da capoeira tradicional chamada Angola foi mestre Pastinha que também viveu na Bahia.
“reconhecendo os dois ritmos”
O professor proporá neste momento que a turma, disposta em roda, ouça uma música de capoeira (regional) e tente marcar seu ritmo com palmas (deve-se destacar que são 3 palmas). Em seguida colocar um ritmo angola propondo a mesma experiência (só que agora com 2 palmas). Esta atividade deverá se estender até que as crianças consigam marcar nas palmas os diferentes ritmos de forma coletiva e uníssona.
“aprendendo uma música”
O professor escolherá uma música de capoeira (angola ou regional) para ensinar à turma. Para tal entregará a letra escrita para que as crianças acompanhem lendo. Em seguida perguntará sob re o que a música abor da, se eles entenderam a letra e responderá as possíveis dúvidas acerca das palavras presentes na música.
Nome: ________________________________________________ Ano: _____ Turma: _______
FAÇA UM DESENHO SOBRE O QUE DIZ A LETRA DA MÚSICA ABAIXO.
Vieram em navios negreiros Pra o porto da Bahia sem Saber o que lhes esperava Toda noite todo o dia Mas com sua coragem Com medo de padecer criaram a capoeira para poder se defender era no corte da cana no café para colher |
Hoje negros nascem livres neste mundo de meu Deus A mãe África seja louvada Por nos dar os filhos teus Camaradinha viva meu Deus E viva meu Deus câmara EE vamos simbora EE vamos simbora camará EE é hora é hora EE é hora é hora camará EE faca de ponta EE faca de ponta camará |
Atividade de capoeira
Numere a segunda coluna de acordo com a primeira
1) Capoeira angola 2) Capoeira regional |
( ) mais rápida ( ) mais lenta ( ) movimentos mais rasteiros ( ) movimentos com mais giros saltos e mortais ( ) ritmo marcado por três palmas ( ) ritmo marcada por duas palmas |
Como tarefa ao final da aula ou para casa os alunos deverão executar as seguintes atividades: a) “leia e desenhe sobre o que diz a letra da música de capoeira” e b) “Numere a segunda coluna de acordo com a primeira”.
Obs.: as atividades se encontram na caixa “Estratégias e recursos da aula”
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!