29/11/2009
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Criar um conceito sobre a ginástica, identificar a ginástica como uma manifestação da cultura corporal presente em nossa sociedade (GR, GA, Academia, Acrobática e os movimentos ginásticos presentes na atividade Circense)
Reconhecer as principais características das manifestações da Ginástica
Nenhum
Espaço: Quadras abertas ou fechadas
Material: fotos, colchões, papel em branco, lápis de colorir
Atividade 1
Iniciar a aula reunindo a turma e perguntando para o grupo o que é ginástica. Neste momento é provável que os alunos apresentem exemplos de modelos institucionalizados como a Ginástica Artística e a Rítmica e de que qualquer atividade física é uma ginástica como atletismo, esportes em geral etc. Aprofundar a discussão perguntando se eles conhecem outros tipos de ginástica. Apresentar, então, fotos com as várias manifestações da ginástica, tais como a GA., a GR, Academia, Acrobática e Movimentos Ginásticos no Circo para ilustrar os movimentos utilizados em cada uma dessas modalidades.
Fotos:
Fonte: http://www.ginasticas.com.br
http://cbginastica.com.br/web/index.php?option=com_content&task=view&id=732&Itemid=254
Atividade 2
Realizar algumas atividades, em circuito, de alguns movimentos tais como estrelas, parada de 3 apoios, cambalhota e carrinho de mão.
Espaço: Amplo
Atividade 3
Como síntese da aula, reunir a turma e relacionar os movimentos realizados no circuito com os movimentos ginásticos apresentados nas fotos.
Desenhar, em um papel, a atividade gímnica que mais achou interessante nesta aula.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!