30/09/2008
Marcos Paim, Ezequiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Álgebra |
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
É possível melhorar o entendimento da função cosseno utilizando recursos que permitem aos alunos interagir e construir gráficos no computador. Nessa aula apresentamos sugestões de trabalho com um objeto de aprendizagem e também com uma planilha eletrônica.
Cosseno de um Arco
É a abcissa da extremidade desse arco na circunferência trigonométrica. Isto é, a medida destacada em vermelho, de O até x'.
Fonte da imagem: wikipedia.org (alterada pelo autor).
Usando o software Círculo Trigonométrico, os alunos podem explorar de forma interativa as características do cosseno de um ângulo.
Abaixo uma imagem do software apresentando a função cosseno.
A imagem ilustra o cosseno na circunferência trigonométrica por meio da linha vermelha.
Recurso disponível em:
Como uma atividade inicial, pode-se propor aos alunos que procurem identificar em que siituações os valores do cosseno de um ângulo são iguais e quando ocorre mudança de sinal (positivo ou negativo) nos resultados.
Por exemplo, ao varia o ângulo de 0 a 90º, o valor do cosseno parte do valor 1 vai diminuindo até chegar a 0. A partir daí, variando entre 90º e 180º o cosseno varia de 0 até 1. Assim, o valor so cosseno para 60º e para 300º é o mesmo. Manipulando a variável ângulo é possível constatar que os valores dos cossenos dos ângulos do 1º e do 4º quadrante são positivos, enquando os do 2º e 3º quadrante são negativos. Os alunos conseguiriam justificar o motivo?
Esse é um bom momento para lembrar os alunos da fórmula utilizada no triângulo retângulo, estabelecendo uma relação com o que eles já estudaram e o conteúdo que eles estão trabalhando.
Aproveite para mostrar cada elemento dessa fórmula no gráfico da circunferência trigonométrica.
Gráfico da função cosseno
Utilizando novamente o software, solicite aos alunos que que variem o valor do ângulo e observem com atenção o que acontece com a curva ao lado da circunferência trigonométrica.
O cosseno do ângulo de 90º é igual a 0, conforme a circunferência trigonométrica. Na curva da função cosseno, em vermelho, pode-se ver a linha branca que indica o ponto correspondente a /2 no eixo das abcissas (x). A interpretação do gráfico permite dizer que a partir desse ponto, teremos valores de cosseno negativos, até chegarmos a 270º, cujo o valor do cosseno é 0 (zero).
Desta forma a função representa perfeitamente o que ocorre na circunferência trigonométrica.
Os valores da função cosseno(x), oscilam sempre entre -1 e 1.
Atividade com Planilha Eletrônica
O alunos podem trabalhar nos seu próprio gráfico da função cosseno utilizando uma planilha eletrônica como o BrOffice (http://www.broffice.org/ ).
Sugira a construção de 3 colunas, uma para os graus, outra para os radianos e outra para a função cosseno.
Na coluna dos graus, basta digitar alguns valores que formarão os pontos do gráfico e permitirão a construção da curva.
Na coluna dos radianos, usando a fórmula =Radianos(A2), é possível fazer a conversão dos graus em radianos automaticamente.
A seguir, na coluna da função cosseno, basta usar a fórmula =COS(B2) aplicando estas fórmulas aos valores dos graus, teremos todas as informações para construir o gráfico da função. A imagem abaixo mostra como esse processo pode ser feito.
Para gerar o gráfico, basta selecionar as colunas e clicar no ícone de construção de gráficos (semelhando ao gráfico tipo pizza) e selecionar as opções apresentadas na imagem acima.
Você pode deixar os alunos experimentarem outros valores, além de alterarem formatos e caracterísiticas do gráficos, de forma a que eles possam relacionar a variáveis envolvidas, permitindo que a experimentação contribua para a aprendizagem dos conceitos.
Três estrelas 3 classificações
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24/03/2010
Cinco estrelasexcelente trabalho e muito util
24/03/2010
Duas estrelasfaltou exemplos para o compreendimento.
24/03/2010
Duas estrelasfaltou exemplos para o compreendimento.