Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


CONHECENDO LUGARES DA ESCOLA

 

25/10/2009

Autor y Coautor(es)
Araci Rodrigues Coelho
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Professor esta aula foi elaborada pensando no desenvolvimento interdiscplinar de noções e conceitos de pelo menos três campos de conhecimentos, que são o da Leitura e escrita, da História e o campo da Geografia. Entendemos ser importante oferecer oportunidades para que os alunos iniciem seus contatos com a noções relacionadas a Geografia e a História ao mesmo tempo em que desenvolvem suas habilidades de escrita e leitura.

O que o aluno poderá aprender com esta aula:

- Desenvolver habilidades de observação
- Refletir sobre os diferentes lugares da escola.
- Ler e escrever palavras
- Desenvolver noções espaciais, tais como: ao lado, na frente, atrás, entre.
- Desenvolver noções de ordem e sucessão por meio da compreensão dos termos: antes, depois, em seguida. 

Duração das atividades
3/ 4 aulas de 50 mim aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o sucesso dessa aula é importante que os alunos já saibam reconhecer a letras do alfabeto.

Estratégias e recursos da aula

Professor, visite, apresente, explore cada lugar da escola, chamando atenção dos alunos para as funções dos diferentes lugares. Aproveite para levá-los a observar se há nesses espaços a presença da escrita e da leitura. Após cada visita registre as observações sobre os lugares, desenvolvendo noções temporais e espaciais que auxiliem os alunos a se localizarem nos diferentes momentos e lugares de convivência da turma, existentes na Escola. É interessante haver uma certa variação dos registros para que os alunos os façam sempre com interesse. Veja alguns exemplos, que devem ser adaptados para a realidade de sua escola e da visita realizada por vocês.

I- Atividade após uma visita:

Atividade 1:

       REGISTRO: A VISITA A UM LUGAR DA ESCOLA


1)- NA SEMANA PASSADA, CONHECEMOS MELHOR MAIS UM LUGAR DE NOSSA

ESCOLA. A PROFESSORA_____________NOS LEVOU A _____________________.
ESSE É UM DOS LUGARES DA NOSSA ______________________, QUE PLANEJAMOS CONHECER EM NOSSO PROJETO “CONHECENDO OS LUGARES DA ESCOLA”. NESSE LUGAR EXISTEM DIFERENTES TIPOS DE _____________________________COMO POR EXEMPLO:_________________,__________________E_____________________.

                                       ANTES – ROSANA - BRINQUEDOTECA - ESCOLA - BRINQUEDOS

2)- EU ____________________________ CONHECER ESSE LUGAR.

ESCOLHA UMA PALAVRA PARA COMPLETAR A FRASE ANTERIOR: ADOREI - NÃO GOSTEI - GOSTEI - GOSTEI UM POUCO

3)- VEJAM MEU DESENHO. ELE MOSTRA O QUE ME CHAMOU MAIS A ATENÇÃO NA BRINQUEDOTECA.

Professor, ao trabalhar com um registro desse tipo (atividade 1) reproduza o registro no quadro, num cartaz ou em outro suporte com letras maiores para que os alunos possam acompanhar a correção coletiva da atividade, após sua realização individual ou em dupla. Decisão que você deverá tomar de acordo com o nível de sua turma. Faça cartelas com cada palavra do quadro. Inicie a leitura do registro, orientando aos alunos como preencher os espaços. Simule o uso de diferentes palavras na primeira lacuna do texto, solicitando aos alunos que leiam como ficou a frase. Em seguida, pergunte se essa palavra ajudou a dar sentido ao texto. Experimente outras palavras até que encontrem a palavra que dará melhor sentido à frase. Veja outro exemplo, também produzido por mim, para minhas turmas de 1º ano em fevereiro de 2009. A atividade elaborada com letra em caixa alta é pertinente quando destinada a alunos que se encontram em fase inicial de alfabetização, pois ela facilita o reconhecimento das letras, ajudando-os na leitura das palavras e frases. 

Atividade 2:

DEVER DE CASA


FAÇA COM AJUDA DE ALGUÉM DE CASA. PODE SER, POR EXEMPLO: O PAPAI, A MAMAE, O IRMÃO, A IRMÃ OU A AVÓ.

1º. LEIAM AS FRASES ABAIXO E CIRCULE O NOME DO LUGAR VISITADO NA ÚLTIMA AULA.

ESTAMOS CONHECENDO MELHOR ALGUNS LUGARES DE NOSSA ESCOLA. NA ÚLTIMA AULA FOMOS CONHECER MELHOR A BIBLIOTECA. PASSAMOS, MAIS OU MENOS, UMA HORA NESSE LUGAR IMPORTANTE DA ESCOLA.


2º- CONVERSE COM SEU AJUDANTE DO DEVER DE CASA SOBRE ESSE LUGAR. DEPOIS LEIAM AS PERGUNTAS ABAIXO E PEÇA A ELE QUE ANOTE SUAS RESPOSTAS NOS ESPAÇOS ABAIXO:
A)- NA IDA E NA VOLTA DESSE LUGAR VOCÊ FEZ O MESMO CAMINHO? POR QUÊ?_______________________________________________________________________
B)- QUEM EXPLICOU SOBRE A BIBLIOTECA PARA SUA TURMA?_____________________ __________________________________________________
C)- A BIBLIOTECA É DIVIDIDA EM VÁRIOS ESPAÇOS. ESCREVA ALGUNS DELES?____________________________________________ __________________________
D)- NESSA BIBLIOTECA TEM LIVROS APENAS PARA CRIANÇAS? EXPLIQUE SUA RESPOSTA_______________________________________________________________
E)- ALÉM DE LIVROS O QUE MAIS VOCÊ ENCONTROU NA BIBIOTECA?_________________________________________________________________________________

F)-VOCÊ GOSTOU DA VISITA À BIBLIOTECA? DESENHE  UM MOMENTO OU LUGAR QUE MAIS GOSTOU OU QUE MENOS GOSTOU?

Professor corrija a atividade oralmente, solicitando que vários alunos leiam suas respostas. Peça a eles que escutem a resposta do colega, comparando-a com a sua. A partir da primeira resposta lida levante questões para turma (Você concorda com essa resposta? Sua resposta está igual à do colega? Sua resposta tem palavras diferentes mas que expressam a mesma idéia falada pelo colega ou expressam idéias diferentes), oferecendo à  turma mais uma oportunidade para desenvolver as noções e habilidades trabalhadas nessa atividade.

Incentive aos alunos que corrijam as respostas erradas e/ou quecompletem, se mecessário, suas respostas de acordo com o que foi discutido em sala. Faça isso com todas as questões.

 II- Atividade a ser realizada após a visita a dois ou mais lugares da escola, comparando-os:

Professor , após terem realizado visitas a dois ou mais lugares da escola você poderá elaborar atividades que favoreçam o desenvolimento das noções de ordenação e sucessão, associando esse trabalho ao desenvolvimento da leitura e escrita de palavras.  A partir das atividades abaixo, será possível elaborar outras de acordo com o desenrolar das visitas à escola realizadas por você e sua turma:


Atividade 1

                                                 Imagem elaborada pela autora

                                                 Fonte: Arquivo pessoal da autora

Atividade 2

                                                 Imagem elaborada pela autora

                                                 Fonte: Arquivo pessoal da autora

Professor essas atividades também devem ser corrigidas e discutidas coletivamente. Para tal, você pode utilisar as idéias de correção já apresentadas anteriormente. Sugiremos, que volte aos lugares visitados, caso os alunos tenham apresentado grandes dificuldades em realizar as atividades. 

Recursos Complementares

Para alegrar e enriquecer essa aula, leve a música “O felino Sabidão” do Castelo Ra-tim-bum para os alunos escutarem durante a aula enquanto fazem a atividade sobre a visita a biblioteca. Depois solicite que ouçam a música prestando atenção na letra e conversem sobre ela, relacionando-a com a biblioteca visitada.  Acesse essa música e sua letra no site:http://vagalume.uol.com.br/castelo-ra-tim-bum/felino-sabidao.html

Avaliação

No decorrer da visita observe a habilidade de observação dos alunos. Nesse sentido, fique atento se os alunos fazem observações sem sua intervenção, se somente com ela ou , ainda, se mesmo após sua intervenção os alunos apresentam dificuldades.
A maior ou nenor facilidade demonstrada na realização dos registros também, é um instrumento de avaliação para verificar o desenvolvimento dos alunos quanto aos objetivos propostos para esta aula.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.