Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O vôlei do vovô

 

30/09/2009

Autor e Coautor(es)
Luciano Silveira Coelho
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Movimento Expressividade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer um pouco da história do esporte e a maneira como era praticado no passado.

- Experimentar a dinâmica do jogo que originou o vôlei da atualidade.

- Aprender as regras mais elementares desse esporte, através das adaptações necessárias (exemplo: material, espaço, altura e tipo da rede).

- Coordenar diferentes movimentos com os braços e com as pernas - andar e tocar o balão, para frente, para trás, para o lado, esticar e flexionar os braços – tudo ao mesmo tempo, interagindo com o objeto e com o colega.

Duração das atividades
As atividades duraram entre 20 a 30 minutos compreendendo um total de 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Por se tratar de uma aula introdutória ao tema não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Como surgiu esse esporte?

Duração: 20 minutos

Material: Vídeo do Youtube

Local: Sala de informática

O(a) professor(a) poderá fazer uma introdução à história do voleibol apontando os motivos pelo qual esse esporte foi criado, o local onde foi criado e o nome de seu criador (Referência 1). Em seguida poderá passar o filme que narra de maneira simples e clara um pouco do histórico desse esporte:

 http://www.youtube.com/watch?v=EQfNNUdJer0&feature=related

Referência 1:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Voleibol

Atividade 2 – Vamos experimentar?

Duração: 30 minutos

Material: Balões

Local: Quadra

Nesse momento o(a) professor(a) entregará um balão para cada criança e pedirá que elas golpeiem seus balões para o alto sem deixá-los tocar ao chão. Em seguida, recolherá metade dos balões e dessa vez, em dupla, as crianças terão que jogar o balão para o colega sem segurá-lo, apenas golpeando-o. É importante que a as orientações de não agarrar a bola sejam feitas em tom de desafio e não de maneira impositiva para não tolher ou constranger os movimentos das crianças.   

Atividade 3 – Vôlei do passado

Duração: 30 minutos

Material: Um rolo de barbante e balões

Local: Quadra

Dando seqüência a atividade anterior, o(a) professor(a) amarrará um barbante nos potes de vôlei atravessando toda a extensão da marcação que divide a quadra. Esse barbante servirá com a rede do vôlei e deve estar a uma altura pouco acima da cabeça das crianças. Em seguida, dividirá as turmas em dois grupos que ficaram em lados opostos da quadra. Com apenas um balão o(a) professor(a) explicará às crianças que o objetivo da brincadeira é tentar jogar o balão no chão da quadra adversária passando-o por cima do barbante. O desafio é as crianças não agarrarem o balão. As equipes podem dar quantos toques no balão forem necessários. Para dar dinamicidade ao jogo e aumentar o grau de dificuldade o(a) professor(a) poderá incluir mais balões no jogo simultaneamente. Ganha a equipe que fizer mais pontos. 

Atividade 4 – Relaxando e refletindo

Duração: 20 minutos

Local: Quadra

Em seguida, o(a) professor(a) fará uma roda com as crianças para ouvir suas impressões sobre a aula, o que elas aprenderam sobre o vôlei e qual foi a percepção delas sobre o jogo (ex.: o que acharam difícil no jogo? que momento foi mais divertido? qual atividade foi mais interessante?) suas relação com o passado (será que o vovô ou a vovó jogavam vôlei quando eram pequenos?). É interessante que o(a) professor(a) registre alguns comentários das crianças para que estes possam fazer para da avaliação final da aula.

Avaliação

Em sala, o(a) professor(a) pedirá às crianças para fazer uma representação gráfica do jogo de vôlei que era jogado no passado através desenhos. Posteriormente, o(a) professor(a) poderá fazer um cartaz com os desenhos e comentários das crianças com o seguinte título: “O vôlei do vovô”.       

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.