30/09/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
- Conhecer um pouco da história do esporte e a maneira como era praticado no passado.
- Experimentar a dinâmica do jogo que originou o vôlei da atualidade.
- Aprender as regras mais elementares desse esporte, através das adaptações necessárias (exemplo: material, espaço, altura e tipo da rede).
- Coordenar diferentes movimentos com os braços e com as pernas - andar e tocar o balão, para frente, para trás, para o lado, esticar e flexionar os braços – tudo ao mesmo tempo, interagindo com o objeto e com o colega.
Por se tratar de uma aula introdutória ao tema não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.
Atividade 1 – Como surgiu esse esporte?
Duração: 20 minutos
Material: Vídeo do Youtube
Local: Sala de informática
O(a) professor(a) poderá fazer uma introdução à história do voleibol apontando os motivos pelo qual esse esporte foi criado, o local onde foi criado e o nome de seu criador (Referência 1). Em seguida poderá passar o filme que narra de maneira simples e clara um pouco do histórico desse esporte:
http://www.youtube.com/watch?v=EQfNNUdJer0&feature=related
Referência 1: http://pt.wikipedia.org/wiki/Voleibol
Atividade 2 – Vamos experimentar?
Duração: 30 minutos
Material: Balões
Local: Quadra
Nesse momento o(a) professor(a) entregará um balão para cada criança e pedirá que elas golpeiem seus balões para o alto sem deixá-los tocar ao chão. Em seguida, recolherá metade dos balões e dessa vez, em dupla, as crianças terão que jogar o balão para o colega sem segurá-lo, apenas golpeando-o. É importante que a as orientações de não agarrar a bola sejam feitas em tom de desafio e não de maneira impositiva para não tolher ou constranger os movimentos das crianças.
Atividade 3 – Vôlei do passado
Duração: 30 minutos
Material: Um rolo de barbante e balões
Local: Quadra
Dando seqüência a atividade anterior, o(a) professor(a) amarrará um barbante nos potes de vôlei atravessando toda a extensão da marcação que divide a quadra. Esse barbante servirá com a rede do vôlei e deve estar a uma altura pouco acima da cabeça das crianças. Em seguida, dividirá as turmas em dois grupos que ficaram em lados opostos da quadra. Com apenas um balão o(a) professor(a) explicará às crianças que o objetivo da brincadeira é tentar jogar o balão no chão da quadra adversária passando-o por cima do barbante. O desafio é as crianças não agarrarem o balão. As equipes podem dar quantos toques no balão forem necessários. Para dar dinamicidade ao jogo e aumentar o grau de dificuldade o(a) professor(a) poderá incluir mais balões no jogo simultaneamente. Ganha a equipe que fizer mais pontos.
Atividade 4 – Relaxando e refletindo
Duração: 20 minutos
Local: Quadra
Em seguida, o(a) professor(a) fará uma roda com as crianças para ouvir suas impressões sobre a aula, o que elas aprenderam sobre o vôlei e qual foi a percepção delas sobre o jogo (ex.: o que acharam difícil no jogo? que momento foi mais divertido? qual atividade foi mais interessante?) suas relação com o passado (será que o vovô ou a vovó jogavam vôlei quando eram pequenos?). É interessante que o(a) professor(a) registre alguns comentários das crianças para que estes possam fazer para da avaliação final da aula.
Em sala, o(a) professor(a) pedirá às crianças para fazer uma representação gráfica do jogo de vôlei que era jogado no passado através desenhos. Posteriormente, o(a) professor(a) poderá fazer um cartaz com os desenhos e comentários das crianças com o seguinte título: “O vôlei do vovô”.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!