30/09/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
- Conhecer um pouco das diversas modalidades e maneiras de praticar do vôlei.
- Experimentar a dinâmica do jogo através de mini-jogos.
- Aprender algumas regras e técnicas elementares do vôlei, através das adaptações necessárias (exemplo: material, espaço, altura e tipo da rede).
- Coordenar diferentes movimentos com os braços e com as pernas - andar e agarrar a bola, para frente, para trás, para o lado, esticar e flexionar os braços – tudo ao mesmo tempo, interagindo com o objeto e com o colega.
Por se tratar de uma aula introdutória ao tema não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.
Atividade 1 - Como se joga hoje?
Duração: 25 minutos
Material: Vídeo do Youtube
Local: Sala de informática
O(a) professor(a) poderá fazer uma fala introdutória sobre as principais modalidades de vôlei apontando para as diferenças de regras e formas de jogar (Referência 1) . Em seguida poderá passar alguns vídeos para ilustrar sua fala.
Vôlei de quadra: http://www.youtube.com/watch?v=rly5F0EkWPU
Vôlei de praia: http://www.youtube.com/watch?v=RRHKIiHNCPg
Vôlei em escolas: http://www.youtube.com/watch?v=G3dV-_EMbLg&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=GruXyUU4dT0&feature=related
Vôlei jogado nas ruas: http://www.youtube.com/watch?v=3P-28S2pL5I
http://www.youtube.com/watch?v=kZ_jqVU4YZo&feature=fvw
Referência 1: http://www.cbv.com.br/cbv2008/
Atividade 2 – Aprendendo a dinâmica
Duração: 25 minutos
Material: Bola e rede de vôlei
Local: Quadra
O(a) professor(a) armará a rede nos potes de vôlei atravessando toda a extensão da marcação que divide a quadra. Esta e deverá estar postada a uma altura pouco acima da cabeça das crianças. Em seguida, dividirá as turmas em dois grupos que ficaram em lados opostos da quadra. O(a) professor(a) explicará às crianças que o objetivo da brincadeira é tentar jogar a bola no chão da quadra adversária passando-a por cima da re de. As crianças podem a agarrar a bol a, ma s tem que realizar no mínimo três passes antes de lançá-la ao outro lado. Ganha a equipe que fizer mais pontos
Atividade 3 – Jogando de dupla
Duração: 25 minutos
Material: Giz,bola e rede de vôlei
Local: Quadra
Dando seqüência a atividade anterior, o(a) professor(a) dividirá, riscando com o giz no chão, o espaço entre as linhas de três metros e a linha divisória da quadra de vôlei em quatro mini-quadras (vide figura abaixo). Em cada uma delas haverá duas duplas jogando entre si. O(a) professor(a) explicará às crianças que o objetivo da brincadeira é tentar jogar a bola no chão da quadra adversária passando-a por cima da rede. As crianças podem a agarrar a bola, mas tem que realizar no mínimo três passes antes de lançá-la ao outro lado. Ganha a dupla que fizer mais pontos.
Atividade 4 - Voleibolão
Duração: 25 minutos
Material: Bolão de plástico e rede de vôlei
Local: Quadra
Por fim, o(a) professor(a) dividirá a turma em equipes de seis crianças que se revezarão em quadra para realizar a partida. O(a) professor(a) explicará às crianças que o objetivo do jogo é tentar jogar o bolão no chão da quadra adversária passando-o por cima da rede. As crianças poderão não agarrar a bola, apenas golpeá-la. Em virtude do número reduzido de crianças em quadra a bola poderá tocar uma vez no chão. Ganha e equipe que fizer mais pontos.
Em sala, o(a) professor(a) pedirá às crianças para fazer um desenho dos diferentes tipos de vôlei que elas conheceram e jogaram. Posteriormente, o(a) professor(a) poderá fazer um cartaz com os desenhos, intitulando-o: “Voleibols”.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
19/09/2011
Quatro estrelasachei muito interessante essa aula para trabalhar com os alunos e gostei muito desse site.