Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O início de tudo: espongiários

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Cláudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Médio Biologia Origem e evolução da vida
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1- Identificar as características principais dos seres vivos pertencentes ao grupo dos espongiários;

2- Reconhecer aspectos relacionados à morfologia, alimentação e reprodução nesse grupo de seres vivos.

3- Explicar as origens e a evolução dos espongiários numa perspectiva da evolução das espécies.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Evolução dos seres vivos.

Classificação dos seres vivos.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias utilizadas:

  • Aula interativa;
    • Uso do laboratório de informática e/ou sala de vídeo.

  • Comentário da autora: Considero o uso de documentários uma ótima sugestão estratégica para trabalhar as características dos diferentes grupos dos seres vivos. Para que uma aula nessa perspectiva seja exitosa é necessário que o/a professor/a assista ao vídeo, no mínimo duas vezes, faça uma sinopse e prepare um roteiro destacando aquilo que considera mais importante, de acordo com seus objetivos ao abordar o conteúdo. A discussão em pequenos grupos de alunos/as após a exibição também é fundamental para o bom aproveitamento desse material tão rico em informações reforçadas por imagens impressionantes, o que torna as aulas prazerosas e produtivas do ponto de vista do ensino e da aprendizagem.

MOTIVAÇÃO:

Professor, para iniciar as atividades propomos a exibição de uma coletânea de imagens do grupo de seres vivos “Poríferos”. As imagens selecionadas abaixo estão acompanhadas dos respectivos endereços eletrônicos de onde foram retiradas. Caso, a professor deseje explorar outras imagens do referido grupo, poderá consultar o banco de imagens do Google.

undefined

www.ib.usp.br/ecosteiros/trilhasub/corais.jpg

http://centros3.pntic.mec.es/cp.valvanera/esoanim/esponja.jpg

<http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/curiosidades-sobre-as-esponjas.htm>


Depois da exibição das imagens propostas o professor poderá fomentar um diálogo com seus alunos. Para tanto, solicitará que os alunos formem grupos com até 5 componentes. Cada grupo registrará no caderno as discussões, levantadas pelo professor, sobre as imagens expostas. Posteriormente o grupo elegerá um representante para fazer a socialização das discussões ocorridas no grupo.

Professor, a seguir relacionamos algumas sugestões de pontos para o diálogo com os grupos:

  • Quais são as representações das imagens?

  • Quais são os fatores bióticos ou abióticos apresentadas nas imagens?

Caso os grupos mencionem que não existem nenhum ser vivo nas imagens, o professor realizará a seguinte provocação:

Você sabia???

  • Nestas imagens estão representados seres vivos filtradores. Onde eles estão nas imagens?

Esse momento é propício para o levantamento das idéias e/ou concepções dos alunos acerca do grupo que será trabalhado nas aulas, bem como norteador das demais atividades.

Atividade 1

Com a finalidade de aprofundar a discussão acerca do grupo dos seres vivos “Espongiários” o professor poderá exibir uma síntese do filme 1 intitulado “O início de tudo” do DVD 1 do documentário “Origens da vida: evolução das espécies 1”, que poderá ser acessada, pelo youtube, no endereço: http://bioblogdaloi.blogspot.com/2009/08/poriferos.html

Sinopse:

"O início de tudo" representa uma ótima oportunidade para se conhecer o grupo dos espongiários, especialmente para aqueles/as que não têm oportunidade de estar em contato com as espécies marinhas. Além de exibir imagens maravilhosas do fundo do mar, tem como foco as esponjas marinhas, tratando de maneira clara os aspectos evolutivos, a morfologia, alimentação e a reprodução do grupo de seres vivos classificados como “espongiários”.

Atividade 2- Discussão e elaboração de relatórios em grupos

Após a exibição do filme e das discussões realizadas anteriormente o/a professor/a deverá organizar grupos compostos por cinco alunos/as, para uma nova discussão e elaboração do relatório que deverá conter as informações apontadas no roteiro que será entregue pelo professor.

Roteiro de relatório.

Instruções: Cada grupo de 5 alunos/as deverá produzir um relatório, que deverá constar de duas partes: a primeira corresponde à discussão de questões propostas e a segunda uma produção de texto.

Parte I

Discussão de questões propostas. O grupo deverá discutir cada uma das questões e formular, por escrito, a argumentação do grupo.

1- O que fundamenta a hipótese de que os espongiários foram os primeiros animais a habitarem o planeta Terra?

2- Por que os espongiários são denominados animais filtradores?

3- O que mais chamou a atenção do grupo (ou de cada um/a) no documentário?

Parte II

No texto produzido deverão ser contemplados os aspectos a respeito dos espongiários enumerados a seguir, que foram evidenciados no documentário. Cada item deve corresponder à, no mínimo, um parágrafo do texto.

1- As características principais dos seres vivos pertencentes ao grupo dos espongiários;

2- Hábitat das esponjas.

3- Forma de apreensão de alimentos e reprodução.

4- Circulação de substâncias no corpo do animal e sua importância no processo de trocas gasosas.

Atividade 3: Socialização das discussões

Nesse momento, cada grupo deverá socializar as suas construções e registros a respeito do tema. Professor atentar-se para as principais características que representam o grupo de seres vivos tratado nas aulas, tais como: reprodução, morfologia, alimentação, aspectos evolutivos, mecanismos de defesa, interações com outros organismos, dentre outros.

Recursos Complementares

Recursos complementares:

  • Caso, o professor tenha o interesse de conhecer o filme na íntegra e até mesmo sugerir como fonte de consulta para os alunos consultar o DVD 1 da "Série Origens da Vida: a evolução das espécies - Abril/National Geographic" que tem o filme 1 intitulado "Começo de tudo" poderá ser adquirido pela internet ou em revistarias.

  • Portal Biologia – disponibiliza uma série de informações sobre o grupo em questão. Acesso em: http://www.portaleducacao.com.br/biologia/principal/conteudo.asp?id=1677

Dica:

O DVD poderá ser adquirido pela internet ou em revistarias. Há uma síntese disponibilizada no youtube que poderá ser acessada pelo endereço:

Avaliação

A avaliação deverá ser realizada durante todo o processo, observando a participação dos/as alunos/as, bem como a realização das atividades. Para isso, indicamos alguns critérios:
* Respostas aos questionamentos;
* Participar das discussões sempre que esta solicitar expressão oral;
* Trabalho colaborativo, sugestão de idéias, criatividade e integração com o grupo;

Lembre-se: O/a professor/a deverá avaliar não só a apropriação no conteúdo, referente à temática da aula, como também a capacidade individual e coletiva dos/as alunos/as de argumentar e discutir um tema.

A avaliação deverá ser realizada durante todo o processo, observando a participação dos/as alunos/as, bem como a realização das atividades. Para isso, indicamos alguns critérios:
* Respostas aos questionamentos;
* Participar das discussões sempre que esta solicitar expressão oral;
* Trabalho colaborativo, sugestão de idéias, criatividade e integração com o grupo;

Lembre-se: O/a professor/a deverá avaliar não só a apropriação no conteúdo, referente à temática da aula, como também a capacidade individual e coletiva dos/as alunos/as de argumentar e discutir um tema.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.