Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


APRENDENDO LER O CALENDÁRIO: OS DIAS DA DA SEMANA

 

28/10/2009

Autor y Coautor(es)
Araci Rodrigues Coelho
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula:
- Reconheçer a função do calendário
- Ler as informações do calendário
- Conhecer a organização do tempo em dias da semana
- Ler e escrever palavras
- Desenvolver noções cronológicas de tempo

Duração das atividades
3/ 4 aulas de 30 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para o sucesso dessa aula é importante que os alunos já reconheçam números e as letras do alfabeto. Caso estes conhecimentos não estejam consolidados, aproveitar para trabalhá-los.
Estratégias e recursos da aula

I- Visão geral do calendário:

                           Imagem produzida pela autora

Professor, providencie calendários para sua sala. Escolha pelo menos dois: um que pode ser encontrado facilmente no mercado para ser utilisado como consulta. O outro, mensal, pode ser produzido manualmente para ser completado, diariamente, tal como na imagem anterior. Antes de abordar especificamente os dias da semana faça uma discussão coletiva sobre a função do calendário anual e sua organização. Sugerimos que realize essa conversa com perguntas, sondando o conhecimento dos alunos. Assim, incentivando a participação da turma, conduza a discussão para que construam a ideía de que um caléndário serve para facilitar a organização do tempo dentro de um ano. E que nos calendários, os anos são divididos em medidas de tempo menores como os meses, as semanas e os dias.

II- A organização dos dias da semana em cada mês.

                                                 Imagem produzida pela autora


Escolha um mês, de preferência o mês em que for realizada a atividade, para ser repoduzido para todos os alunos. Peça-os para observar com cuidado como ele é organizado. Para isso você pode fazer perguntas como: qual é a palavra que está escrita na folha? O que ela representa? O que signfica esses números na folha? Por que só tem até o número 31? Qual é o significado das letras escritas na linha logo abaixo do nome do mês?

A partir dessas perguntas e,principalmente da Última, você levará a turma a entender que cada dia da semana está representado no caléndario pela primeira letra do seu nome. Explique também que a letras estão posicionadas na ordem em que ocorrem os dias da semana. Então, o “D”, de domingo é o primeiro do quadro porque esse é o primeiro dia da semana. Da mesma forma que o “S”, de segunda-feira é o segundo dia da semana e, assim até o último dia que é sábado e, também está representado pelo “S”.


III- OS DIAS DA SEMANA

Para que os alunos entendam que a semana é formada por 7 dias, que se organizam numa sequência é importante que memorizem os nomes dos dias e a ordem em que eles ocorrem. Com esse objetivo você deve elaborar atividades e criar situações que oportunizem a turma a pensar nos dias da semana. Veja alguns exemplos a seguir:

 
• Atividade 1:

Distribua aos alunos uma folha com um quadro semelhante a um calendário. Ele deve vir apenas com as primeiras letras da semana para que as crianças possam completá-lo, escrevendo o nome completo dos dias. Veja, a seguir, um exemplo de quadro que pode ser levado à turma. Os escritos em vermelho mostram como os alunos deverão fazer:
1)- COMPLETE O QUADRO, ESCREVENDO O NOME DE CADA DIAS DA SEMANA NA ORDEM EM QUE ELES ACONTECEM, DEPOIS FAÇA O QUE SE PEDE:

                             ;   & nbsp;  Imagem elaborada pela autora.

                                  Fonte: arquivo pessoal da autora

A- Circule o dia de hoje.
B- Colora de verde os dias que começam com a letra S.
C- Colora de azul os dias que começam com a letra Q.
D- Marque com um X as colunas dos dias em que geralmente não há aulas.

Atividade 2

                                       Imagem elaborada pela autora

                                       Fonte: arquivo pessoal da autora

Após a realização e correção coletiva dessas atividades sobre os dias da semana é hora de apresentar o calendário mensal produzido manualmente, explicando à turma como ele será completado diariamente. Reserve um pouco do tempo das aulas para completar o calendário.

            Imagem elaborada pela autora

Pode ser interessante solicitar que cada dia um aluno venha à frente da sala colocar no lugar correto, dentro desse calendário, o número referente ao dia do mês. Chame a atenção para o momento em que completar uma linha do calendário, pois ele indicará o final de uma semana e o início de outra, com a chegada do próximo dia, o domingo. Dessa forma, aos poucos, os alunos entenderão a organização do calendário. Você pode, ainda, perguntar sobre o dia de ontem e de amanhã (Que dia é hoje? Ontem foi qual dia da semana? E a amanhã será?) para que exercitem a leitura do calendário, e a sua localização temporal dentro da semana e do mês.

Recursos Complementares

Professor, nos sites a seguir é possível encontrar e copiar diversos calendários:

http://blog.dicasdeexcel.com/2008/12/calendrio-2009.html.
WWW.folhinhas.com.br

Avaliação

Ao final dessa aula, você professor deverá analisar se o grupo como um todo e, também, se cada criança individualmente, conseguiu avançar em relação aos objetivos propostos. Nas atividades 1 e 2 observe se os alunos escreveram os nomes dos dias da semana na ordem e seqüência que eles ocorrem. Na atividade 1, preste atenção para o fato de que, como alguns dias da semana começam com a mesma letra, pode ocorrer alguma confusão na ordenação. Observe a escrita correta das palavras e, também, se souberam se localizar temporalmente, circulando ou colorindo de acordo com o que foi solicitado nas atividades sobre os dias da semana.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.