08/12/2009
Cláudia Regina Montes Gumerato
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Ensino Médio | Biologia | Origem e evolução da vida |
1- Identificar as características principais dos seres vivos pertencentes ao grupo dos cnidários;
2- Reconhecer aspectos relacionados à morfologia, alimentação, locomoção, defesa e reprodução nesse grupo de seres vivos.
3- Explicar as origens e a evolução dos cnidários numa perspectiva da evolução das espécies.
Evolução dos seres vivos.
Classificação dos seres vivos.
Estratégias utilizadas:
Aula interativa;
• Uso do laboratório de informática e/ou sala de vídeo.
Comentário da autora: Considero o uso de documentários uma ótima sugestão estratégica para trabalhar as características dos diferentes grupos dos seres vivos. Para que uma aula nessa perspectiva seja exitosa é necessário que o/a professor/a assista ao vídeo, no mínimo duas vezes, faça uma sinopse e prepare um roteiro destacando aquilo que considera mais importante, de acordo com seus objetivos ao abordar o conteúdo. A discussão em pequenos grupos de alunos/as após a exibição também é fundamental para o bom aproveitamento desse material tão rico em informações reforçadas por imagens impressionantes, o que torna as aulas prazerosas e produtivas do ponto de vista do ensino e da aprendizagem.
MOTIVAÇÃO:
Professor, inicialmente sugerimos que apresente um vídeo (Figura 1), com duração de um minuto e 26 segundos, intitulado “Cnidários”.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Et5Z_4cGkus
Figura 1: Vídeo “Cnidários”
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Et5Z_4cGkus
Após assistir o vídeo, o professor promoverá um diálogo com os alunos sobre o grupo de seres vivos apresentados. Após os relatos dos alunos, o professor poderá fazer uma mediação elencando os seguintes pontos:
Como esses seres vivos se defendem?
A que ambiente os cnidários estão naturalmente adaptados?
Quais as características (reprodução, alimentação, locomoção etc) desses organismos?
È possível, no vídeo, identificar alguma interação dos cnidários com outros seres vivos? Qual (is)?
Esses organismos são ameaças ao ser humano? Exemplifique.
O professor poderá elaborar outras questões conforme as dúvidas que forem surgindo. Os alunos podem responder oralmente e/ou registrá-las. A finalidade delas é fomentar o diálogo entre eles a respeito da temática.
ATIVIDADE 1: “VIDA EM MOVIMENTO”: Exibições, reflexões e construções
Com a finalidade de aprofundar a discussão acerca do grupo dos seres vivos “Cnidários” o professor poderá exibir uma síntese do filme 2 “Vida em Movimento” do documentário “Origens da vida: evolução das espécies 1”, que poderá ser acessada, pelo youtube, no endereço: http://www.youtube.com/watch?v=JdvLll_8jYA.
Sinopse:
O filme exibe imagens maravilhosas do fundo do mar tem como foco o grupo de seres vivos classificados como cnidários, tratando de maneira clara os aspectos evolutivos, a morfologia, alimentação, a reprodução nesse grupo, bem como as formas de Pólipos – anêmonas e corais e Medusas – água-vivas de mares rasos e profundos.
Figura 2: Cenas do filme
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=JdvLll_8jYA
Após a exibição da síntese do filme o professor solicitará que os alunos formem grupo de até três (3) pessoas, estes deverão construir um relatório, que deverá constar de duas partes: a primeira à discussão de questões propostas e a segunda corresponde a uma produção de texto.
Parte I – Discussão de questões propostas. O grupo deverá discutir cada uma das questões e formular, por escrito, a argumentação do grupo.
1- Os pólipos são sempre fixos?
2- É correta a afirmativa de que os cnidários são predadores? Explique.
3- O que mais chamou a atenção do grupo (ou de cada um/a) no documentário.
Parte II- No texto produzido deverão ser contemplados os aspectos a respeito dos cnidários enumerados a seguir, que foram evidenciados no documentário. Cada item deve corresponder à, no mínimo, um parágrafo do texto.
1- As características principais dos seres vivos pertencentes ao grupo dos cnidários;
2- Diferenças entre as formas de pólipo e medusa quanto à: estrutura do corpo; forma de apreensão de alimentos; reprodução e locomoção.
3- Mecanismos de defesa dos cnidários.
4- Características dos cnidários que façam com que sejam considerados mais evoluídos do que os espongiários.
ATIVIDADE 2: Discussão coletiva
Nesse momento, cada grupo deverá socializar as suas construções e registros a respeito do tema. Professor atentar-se para as principais características que representam o grupo de seres vivos tratado nas aulas, tais como: reprodução, morfologia, alimentação, aspectos evolutivos, mecanismos de defesa, interações com outros organismos, dentre outros.
Caso, o professor tenha o interesse de conhecer o filme na íntegra e até mesmo sugerir como fonte de consulta para os alunos consultar o DVD 1 da "Série Origens da Vida: a evolução das espécies - Abril/National Geographic" que tem o filme 2 intitulado "Vida em movimento" poderá ser adquirido pela internet ou em revistarias.
A avaliação dos alunos pode ser feita em todos os momentos das atividades propostas, sendo considerada a contribuição individual nas discussões e demais atividades em grupo, assim como, o envolvimento dos alunos nas atividades solicitadas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!