Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MENSTRUAÇÃO: desmistificando os tabus

 

29/10/2009

Autor e Coautor(es)
PAULO RENNES MARÇAL RIBEIRO
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Orientação Sexual Corpo: matriz da sexualidade
Educação Escolar Indígena Ciências Corpo humano e a saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos aprenderão sobre o ciclo menstrual, podendo desmistificar os tabus existentes em torno deste tema. Além disso, eles podem aprimorar a habilidade de escrita e de leitura.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; 2 (Duas) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios sejam trabalhados para a efetuação destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Uso do Laboratório de Informática.

Motivação:

Sugerimos que o professor inicie as aulas perguntando aos alunos se sabem explicar o ciclo menstrual. É importante que ele estimule a participação dos alunos, dando espaço para que eles exponham seus conhecimentos acerca deste assunto.

Feito isso, relatará que a aula tratará da menstruação, buscando desmistificar idéias preconcebidas sobre isso. Assim sendo, para dar início o professor deverá entregar para os alunos um texto sobre menstruação.

Texto:  E a Menstruação?

A menstruação é a eliminação cíclica (mensal) de sangue e tecidos de dentro do útero pela vagina, a partir do amadurecimento dos órgãos sexuais e reprodutivos. Ela também é conhecida por nomes como “aqueles dias”, “chico”, “regras”, entre outros.

Durante os dois primeiros anos, é normal que os ciclos menstruais (tempo que se passa entre uma menstruação e a próxima) sejam irregulares, podendo variar também na duração e na quantidade de sangramento.

Nessa época, é interessante que você procure um profissional de saúde, pois ele pode dar boas orientações e tirar suas dúvidas.

A menstruação normal tem duração de três a sete dias,com intervalos de 28 dias em média, podendo variar de 21 a 35 dias entre um ciclo e outro.

A quantidade de sangramento é bastante variável

E depende de diversos fatores, como a quantidade de hormônios, uso de algumas medicações e a presença de doenças. Sendo assim, o ciclo menstrual normal pode variar, mês a mês. Entretanto, quando essa irregularidade permanece por um longo tempo, traz alguma dor, desconforto ou grande perda de sangue. Suas causas devem ser avaliadas por um profissional de saúde.

Após, a leitura do texto o professor poderá indagar os alunos sobre os aspectos tratados no mesmo. Para isso poderá fazer uso de algumas perguntas, sendo estas:

· O que é a menstruação?

· O que é ciclo menstrual? Qual a sua duração?

· A quantidade de sangramento é fixa?

É importante que o professor ouça as opiniões dos alunos, mas não esclareça as dúvidas (apenas as anote na lousa, ou em uma folha, para após as próximas atividades, verificar se elas foram ou não sanadas), de forma a valorizar o conhecimento prévio dos alunos, bem como avaliar o aprendizado deste.

ATIVIDADE 1

Em seguida o professor solicitará que os alunos formem duplas ou trios. Cada grupo terá como atividade pesquisar na internet todas as dúvidas e curiosidades que apresentam sobre ciclo menstrual, e assuntos correlatos, como cólicas, TPM (Tensão Pré Menstrual), entre outros. Além disso, cada grupo terá como tarefa questionar a veracidade de algumas afirmações que eles receberão. Estas afirmações poderão ser:

· A menstruação é um ciclo? Que tipo de ciclo é este?

· As mulheres não devem lavar a cabeça no período menstrual;

· Durante a menstruação a mulher deve evitar fazer esportes ou nadar;

· Quando a mulher está menstruada ela exala um cheiro diferente;

· No pe ríodo menstrual a mu lher pode ter alteraçã o de humor;

· Geralmente as mul heres apresentam cól icas no período menstrual;

· A TPM acomete a maior parte das mulheres, e ocorre antes do período menstrual;

· A mulher menstruada se cansa facilmente p orque perde muito sangue;

· Durante o período menstrual a mulher não engravida.

ATIVIDADE 2

Após a realização das pesquisas, sugerimos que cada grupo faça um cartaz a ser apresentado em sala de aula, abarcando os aspectos importantes enc ontrados nesta pesquisa. Neste momento os alunos trabalharão as habilidade da escrita, da oralidade, de síntese, assim como, a criatividade.

Para apresentação destes cartazes sugerimos que os alunos se posicionem em círculos para facilitar a visualização dos mesmos.

Após a apresentação dos grupos, é importante que o professor dialogue com eles os assuntos abordados, de forma que, além deles darem suas opiniões, que suas dúvidas sejam sanadas e conceitos errôneos sejam corrigidos neste momento.

ATIVIDADE 3

Em seguida, sugerimos que o professor escreva na lousa:

A menstruação dos homens.

E pergunte o que eles acham da frase.

Após ouvir as opiniões dos alunos, entregue a cada grupo cópias do texto intitulado “A menstruação dos homens”, de autoria de Betty Mindlin e narradores indígenas, conforme postado abaixo (Fig. 1).

http://books.google.com.br/books?id=H-1Scr3JrFIC&pg=PA114&lpg=PA114&dq=%22A+menstrua%C3%A7%C3%A3o+dos+homens%22&source=bl&ots=fVODK_Lb4f&sig=TZ12H93nzgVDbwOdCyNz1aAC4jA&hl=pt-BR&ei=hD2uSsaAHZC3lAfj2OHaBg&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=1#v=onepage&q=%22A%20menstrua%C3%A7%C3%A3o%20dos%20homens%22&f=false. Acesso em 14 Set. 2009.

Observamos que o referido texto se encontra nas páginas 114 e 115

Figura 1- A Menstruação dos homens

Cada grupo deverá ler este texto, e terá como atividade, discutir entre si como se dá a vivência da menstruação na nossa cultura. O intuito desta atividade é que os alunos possam apreender que embora ela seja revestida de tabus e mitos, ela faz parte do funcionalmente normal do sistema reprodutor feminino.

Avaliação

A avaliação dos alunos pode ser feita em todos os momentos das atividades propostas, sendo considerada a contribuição individual nas discussões e demais atividades em grupo, assim como, o envolvimento dos alunos nas atividades solicitadas. Contudo, sugerimos que o professor analise se houve diferença no conhecimento prévio apresentado pelos alunos quanto a menstruação, porquanto é uma forma de averiguar a compreensão do conteúdo.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.