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Isso é uma arte, não uma briga!

 

30/09/2009

Autor e Coautor(es)
Luciano Silveira Coelho
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Movimento Coordenação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer um pouco da história e a origem das artes marciais.

- Refletir sobre a importância do respeito e o repudio da violência nas lutas.

- Vivenciar as lutas corporais de maneira divertida e lúdica.

- Coordenar diferentes movimentos, utilizando o tronco, os pés, os braços, de acordo com o objetivo de cada luta, interagindo com o colega e com o objeto – no caso da atividade com o “João Bobo”.

- Desenvolver a percepção do seu próprio corpo em relação ao tempo e espaço em que acontece a luta, pois, em cada modalidade de luta, o espaço delimitado direciona as ações e interfere nas interações e na construção dos movimentos.

Duração das atividades
As atividades durarão de 10 a 30 minutos, perfazendo um total de 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – O que são as artes marciais?

Duração: 10 minutos

Local: sala de aula

            O(a) professor(a) iniciará o tema das artes marciais com uma conversa sobre o que as crianças entendem sobre a arte marcial e se elas conhecem algum tipo de luta. O(a) professor(a) poderá abordar a relação que é feita entre violência e as artes marciais perguntando às crianças:

- Lutar é o mesmo que machucar ou agredir? 

Essa conversa servirá como uma avaliação inicial, pois o(a) professor(a) poderá registrar todos os comentários das crianças sobre o tema.

Atividade 2 – Como surgiram as artes marciais?

Duração: 30 minutos

Material: vídeos

Local: sala de informática

Inicialmente o(a) professor(a) poderá propor um resgate histórico sobre a origem das artes marciais através dos vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=pWhPQLdmpAY&feature=related (história das artes marciais – parte 1)

http://www.youtube.com/watch?v=kAmvlw2jeRs&NR=1 (história das artes marciais – parte 2)

http://www.youtube.com/watch?v=0ek8CNeNtu4&feature=related (história das artes marciais – parte 3)

http://www.youtube.com/watch?v=eRjQFpAUchw&feature=related (história das artes marciais – parte 4)

http://www.youtube.com/watch?v=R5Pj8pwCWKM&feature=related (história das artes marciais – parte 5)

             Esses vídeos mostrarão a intrínseca relação entre a história das guerras e dos conflitos entre nações e o surgimento das artes marciais. Em seguida poderão notar os usos diferenciados que são feitos dessas práticas corporais atualmente.

Atividade 3 – Fazendo força sem machucar

Duração: 20 minutos

Local: pátio ou quadra

            O(a) professor(a) poderá propor uma atividade que exigirá das crianças força sem um risco eminente de lesões e machucados. A criança ficará de frente para sua dupla, onde ambas colocarão as mãos sobre os ombros alheios. Com os braços esticados as crianças tentarão, após um sinal, empurrar seu colega até a marcação pré-estabelecida. A criança que conseguir levar o colega até a marcação vence a brincadeira. A dinâmica dessa atividade é o inverso da brincadeira do cabo-de-guerra, onde a criança deverá empurrar ao invés de puxar.

Atividade 4 – Lutando sem os braços

Duração: 20 minutos           

Local: pátio ou quadra

             O(a) professor(a) poderá propor uma atividade que exigirá das crianças rapidez e destreza para vencer a luta. É necessário fazer previamente um grande círculo no chão onde as crianças, em dupla, farão a luta. Com os braços colocados para trás as crianças tentarão empurrar seus colegas para fora do círculo utilizando apenas o tronco e a movimentação de pernas. Os braços não poderão ser utilizados. A criança que conseguir tirar o colega de dentro do círculo primeiro vence a brincadeira.   

Atividade 5 – Lutando com o “João Bobo”

Duração: 20 minutos           

Material: boneco do “João-Bobo” ou colchão

Local: pátio ou quadra

            O(a) professor(a) poderá propor uma atividade que irá permitir que as crianças experimentem a realização de golpes de maneira lúdica e divertida. Com um boneco de “João Bobo” ou um colchão enrolado colocado de pé o(a) professor(a) pedirá as crianças que inventem golpes para acertar o boneco (ou colchão). Essa atividade deve ser feita individualmente para evit ar acidentes e permitir que as crianças observem os golpes inventados pelos colegas.

Avaliação
Em sala, o(a) professor(a) retomará com as crianças a conversa inicial sobre a violência e as artes marciais. Em seguida, pedirá as crianças para que digam o que elas aprenderam sobre as artes marciais. Os registros feitos anteriormente serão somados aos comentários finais das crianças e estes poderão compor um cartaz intitulado: Isso é uma arte, não uma briga!
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