Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Diversidade da vida animal: Anelídeos.

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Cláudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Origem e evolução da vida
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1- Identificar as características principais dos seres vivos pertencentes ao grupo dos anelídeos;

2- Reconhecer aspectos relacionados à morfologia, alimentação, locomoção, defesa e reprodução nesse grupo de seres vivos.

3- Explicar as origens e a evolução dos anelídeos numa perspectiva da evolução das espécies.

Duração das atividades
3 aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções a respeito da evolução dos seres vivos.

Classificação dos seres vivos.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias utilizadas:

  • Aula interativa;

  • Uso do laboratório de informática e/ou sala de vídeo.


ATIVIDADE 1: Exibição do documentário

Alguns apontamentos acerca da utilização de documentários:

Consideramos o uso de documentários uma ótima sugestão estratégica para trabalhar as características dos diferentes grupos dos seres vivos. Para que uma aula nessa perspectiva seja exitosa é necessário que o/a professor/a assista o vídeo, no mínimo duas vezes, faça uma sinopse e prepare um roteiro destacando aquilo que considera mais importante, de acordo com seus objetivos ao abordar o conteúdo. A discussão em pequenos grupos de alunos/as após a exibição também é fundamental para o bom aproveitamento desse material tão rico em informações reforçadas por imagens impressionantes, o que torna as aulas prazerosas e produtivas do ponto de vista do ensino e da aprendizagem.

MOTIVAÇÃO:

Professor, para iniciar as atividades propomos a exibição de uma coletânea de imagens do grupo de seres vivos “Anelídeos”. As imagens selecionadas abaixo estão acompanhadas dos respectivos endereços eletrônicos de onde foram retiradas. Caso, a professor deseje explorar outras imagens do referido grupo, poderá consultar o banco de imagens do Google.

FIgura 1- Anelídeo. Disponível em: <http://aprendabiologiacomdjalminha.blogspot.com/2008_08_01_archive.html>

Atividade 1- Exibição de documentário/vídeo e discussão

Com a finalidade de explorar a temáticas das aulas o/a professor/a exibirá o O filme 4 do DVD 2 da "Série Origens da Vida: a evolução das espécies - Abril/National Geographic" tem como título "EXPLOSÃO DE VIDA". O filme de número 4, além de exibir imagens maravilhosas de ambientes terrestres e aquáticos, tem como foco o grupo de seres vivos classificados como "anelídeos", tratando de maneira clara os aspectos evolutivos, a morfologia, alimentação e a reprodução nesse grupo.

Então o/a professor/a dará mais destaque as minhocas e sanguessugas, uma vez, que refere-se a temática das aulas.

Caso o/a professor/a tenha o interesse de saber mais informações e/ou adquirir o documentário acesse:

http://www.cinevideo1.com.br/dida/index.php?c=44&p=495

Figura 2

Professor/a caso não consiga o vídeo poderá acessar o trailer no seguinte link:

http://www.dailymotion.com/video/xb2qji_origens-da-vida-national-geografic_animals

Figura 3- imagens do vídeo. dsponível em

http://www.dailymotion.com/video/xb2qji_origens-da-vida-national-geografic_animals

Atenção:

Professor/a, a seguir selecionamos algumas dicas para facilitar o norteamento dessa atividade, tais como:

  • Combinar com os/as alunos/as que durante a exibição haverá pausas para explicações, esclarecimentos de dúvidas e registros. Programar esses tempos ao longo da exibição, de modo que não haja rupturas comprometedoras na linha de raciocínio que norteia o documentário.

  • Durante toda a exibição deve-se garantir esse espaço para o diálogo, não restringindo-o ao final do documentário, pois uma dúvida inicial pode impedir/dificultar a compreensão de informações importantes ao longo do mesmo.

  • Com essa dinâmica serão necessárias duas aulas de exibição e discussão, apesar do documentário ter um tempo de um pouco mais do que 50 min e essa ser a duração, em média, de uma aula. O/a professor/a poderá, ainda, selecionar cenas mais demoradas que poderão ser sintetizadas, por meio de um breve relato.

Após a exibição do documentário, o/a professor/a solicitará que os/as alunos/as façam um círculo para debater os seguintes pontos:

  • A que ambiente o grupo em questão está “melhor” adaptado?

  • Quais as características externas do organismo?

  • Os anelídeos podem ser ou estão ameaçados devido a ação antrópica? Como? Por quê?

  • Existem algumas interações desses organismos com outros seres vivos? Qual é a sua importância para o meio ambiente?

Professor/a esses pontos serão abordados de acordo com a sua orientação e/ou mediação. Os pontos elencados acima são apenas idéias importantes a serem discutidas com os/as alunos/as.


Atividade 2: DISCUSSÃO E ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS EM GRUPOS

Após a exibição do filme e as discussões fomentadas anteriormente, o/a professor/a deverá organizar grupos compostos por, no máximo, cinco alunos/as, para uma nova discussão e elaboração do relatório que deverá conter as informações orientadas pelo/a professor/a, tais como:

  • Habitat dos anelídeos

  • Anelídeos mais conhecidos.

  • Por que a “mordida” de uma sanguessuga é imperceptível.

  • Como os anelídeos protegem suas ninhadas de filhotes.

  • Quais são as características corporais dos anelídeos que lhes possibilitam cavar túneis profundos no solo.

  • Importância ambiental das minhocas e outros anelídeos cavadores.

Recursos Complementares
  • Infoescola – Navegando e aprendendo: Anelídeos

http://www.infoescola.com/biologia/anelideos-annelida/

  • Os Anelídos – O mundo animal

http://www.animalshow.hpg.ig.com.br/anelideos.htm

  • Trailers de toda a coleção (1,2,3 e 4) dos DVD “Origens da Vida”:

http://www.dailymotion.com/video/xb2qji_origens-da-vida-national-geografic_animals

  • Infoescola – Navegando e aprendendo: Anelídeos

http://www.infoescola.com/biologia/anelideos-annelida/

  • Os Anelídos – O mundo animal

http://www.animalshow.hpg.ig.com.br/anelideos.htm

  • Trailers de toda a coleção (1,2,3 e 4) dos DVD “Origens da Vida”:

http://www.dailymotion.com/video/xb2qji_origens-da-vida-national-geografic_animals

Avaliação

A avaliação deverá ser realizada durante todo o processo, observando a participação dos alunos, bem como a realização das atividades. Para isso, indicamos alguns critérios:
* Respostas aos questionamentos;
* Participar das discussões sempre que esta solicitar expressão oral;
* Trabalho colaborativo, sugestão de idéias, criatividade e integração com o grupo;

Lembre-se: O/a professor/a deverá avaliar não só a apropriação no conteúdo, referente à temática da aula, como também a capacidade individual e coletiva dos/as alunos/as de argumentar e discutir um tema.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • gmh, CCS , Ceará - disse:
    khgvlsk@guiyfvbc.com.br

    25/06/2013

    Quatro estrelas

    Professora, adorei essa aula, foi muito boa.


  • john rock, Em branco , Minas Gerais - disse:
    johnrock_1@hotmail.com

    22/07/2011

    Cinco estrelas

    Ótima aula, seria bom se todos os professores preparassem suas aulas antes de entrar numa sala de aula.


  • Daysiane, Escola Ana da Costa Falcão , Bahia - disse:
    daysestar10@hotmail.com

    24/09/2010

    Cinco estrelas

    Muito bom!!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.