17/12/2009
Cláudia Regina Montes Gumerato
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Origem e evolução da vida |
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
1- Identificar as características principais dos seres vivos pertencentes ao grupo dos artrópodes;
2- Reconhecer aspectos relacionados à morfologia, alimentação, locomoção, defesa e reprodução nesse grupo de seres vivos.
3- Explicar as origens e a evolução dos artrópodes numa perspectiva da evolução das espécies.
4- Avaliar a importância da conquista do ambiente terrestre pelos invertebrados.
Noções a respeito da evolução dos seres vivos.
Classificação dos seres vivos.
Estratégias utilizadas:
Aula interativa;
Uso do laboratório de informática e/ou sala de vídeo.
ATIVIDADE 1:
Consideramos o uso de documentários uma ótima sugestão estratégica para trabalhar as características dos diferentes grupos dos seres vivos. Para que uma aula nessa perspectiva seja exitosa é necessário que o/a professor/a assista o vídeo, no mínimo duas vezes, faça uma sinopse e prepare um roteiro destacando aquilo que considera mais importante, de acordo com seus objetivos ao abordar o conteúdo. A discussão em pequenos grupos de alunos/as após a exibição também é fundamental para o bom aproveitamento desse material tão rico em informações reforçadas por imagens impressionantes, o que torna as aulas prazerosas e produtivas do ponto de vista do ensino e da aprendizagem.
Com a finalidade de explorar a temática das aulas o/a professor/a exibirá o filme 5 do DVD 3 da "Série Origens da Vida: a evolução das espécies - Abril/National Geographic" tem como título "Conquistadores", referindo-se aos artrópodes como os invertebrados que conquistaram o ambiente terrestre. Além de exibir imagens maravilhosas de ambientes aquáticos e terrestres, tem como foco o grupo de seres vivos classificados como "artrópodes", tratando de maneira clara os aspectos evolutivos, a morfologia, alimentação e a reprodução.
Caso o/a professor/a tenha o interesse de saber mais informações e/ou adquirir o documentário acesse:
http://www.cinevideo1.com.br/dida/index.php?c=44&p=495
Professor/a caso não consiga o vídeo poderá acessar o trailer no seguinte link:
http://www.dailymotion.com/video/xb2qji_origens-da-vida-national-geografic_animals
Figura 2- Imagens do vídeo. Disponíveis em: http://www.dailymotion.com/video/xb2qji_origens-da-vida-national-geografic_animals
Professor/a poderá fazer os seguintes destaques: Aspectos evolutivos, crescimento por mudas, fase de larva e adulto da libélula, importância dos insetos na polinização.
Atenção:
Professor/a, a seguir selecionamos algumas dicas para facilitar o norteamento dessa atividade, tais como:
Combinar com os/as alunos/as que durante a exibição haverá pausas para explicações, esclarecimentos de dúvidas e registros. Programar esses tempos ao longo da exibição, de modo que não haja rupturas comprometedoras na linha de raciocínio que norteia o documentário.
Durante toda a exibição deve-se garantir esse espaço para o diálogo, não o restringindo ao final do documentário, pois uma dúvida inicial pode impedir/dificultar a compreensão de informações importantes ao longo do mesmo.
Com essa dinâmica serão necessárias duas aulas de exibição e discussão, apesar do documentário ter um tempo de um pouco mais do que 50 minutos e essa ser a duração, em média, de uma aula. O/a professor/a poderá, ainda, selecionar cenas mais demoradas que poderão ser sintetizadas, por meio de um breve relato.
Após a exibição do documentário, o/a professor/a solicitará que os/as alunos/as façam um círculo para debater os seguintes pontos:
Os animais mostrados estão adaptados a qual ambiente?
Eles são explorados pelo ser humano? Estão ameaçados por ele?
Mencionem alguns comportamentos naturais dos artrópodes apresentados no documentário?
Como você separaria os artrópodes que aparecem no documentário em diferentes grupos?
Importância ambientl desse grupo de animais.
O que possibilitou a esse grupo de invertebrados conquistar o ambiente terrestre ao longo da história evolutiva das espécies?
Professor/a esses pontos serão abordados de acordo com a sua orientação e/ou mediação. Os pontos elencados acima são apenas idéias importantes a serem discutidas com os/as alunos/as.
Atividade 2: DISCUSSÃO E ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS EM GRUPOS
Após a exibição do filme o/a professor/a deverá organizar grupos compostos por, no máximo, cinco alunos/as, para uma nova discussão e elaboração do relatório que contará com as seguintes sugestões orientadas pelo/a professor/a:
Sugestões de itens a serem abordados:
Por que esse documentário, com enfoque em artrópodes recebeu o título de “Conquistadores”
Importância das patas articuladas para o sucesso dos artrópodes no ambiente terrestre.
Cite três características corporais considerados importantes para a adaptação dos artrópodes aos diversos ambientes da Terra, ao longo de sua evolução.
Esqueleto externo ou exoesqueleto. a) do que se trata; b) como os animais com exoesqueleto crescem.
Cite um exemplo de animal pertencente a cada grupo dos artrópodes que tenha aparecido ao longo do documentário: crustáceos, insetos e aracnídeos.
Explique a importância dos insetos para a vida na Terra: a) na multiplicação das plantas; b) na reciclagem da matéria.
Sites para consulta sobre o grupo em estudo.
Artrópodes – Só Biologia
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/Artropodes.php
Artrópodes – O mundo animal.
http://www.animalshow.hpg.ig.com.br/artrop.htm
Infoescola: navegando e aprendendo – Artrópodes
http://www.infoescola.com/biologia/artropodes-arthropoda/
Trailers de toda a coleção (1,2,3 e 4) dos DVD “Origens da Vida”:
http://www.dailymotion.com/video/xb2qji_origens-da-vida-national-geografic_animals
Televisão, DVD, documentário nº 5, DVD 3, "Conquistadores" da Série Origens da Vida: a evolução das espécies - Abril/National Geographic
A avaliação dos alunos pode ser feita em todos os momentos das atividades propostas, sendo considerada a contribuição individual nas discussões e demais atividades em grupo, assim como, o envolvimento dos alunos nas atividades solicitadas.
Para uma avaliação mais específica do conteúdo trabalhado nas aulas poderá ser utilizado como instrumento os relatórios produzidos pelos/as alunos/as
Lembre-se: O/a professor/a deverá avaliar não só a apropriação no conteúdo, referente à temática da aula, como também a capacidade individual e coletiva dos/as alunos/as de argumentar e discutir um tema.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
05/03/2011
Cinco estrelasParabéns. Excelente material!