Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Diversidade da vida animal – Os “conquistadores”

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Cláudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Origem e evolução da vida
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1- Identificar as características principais dos seres vivos pertencentes ao grupo dos artrópodes;

2- Reconhecer aspectos relacionados à morfologia, alimentação, locomoção, defesa e reprodução nesse grupo de seres vivos.

3- Explicar as origens e a evolução dos artrópodes numa perspectiva da evolução das espécies.

4- Avaliar a importância da conquista do ambiente terrestre pelos invertebrados.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções a respeito da evolução dos seres vivos.

Classificação dos seres vivos.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias utilizadas:

  • Aula interativa;

  • Uso do laboratório de informática e/ou sala de vídeo.


ATIVIDADE 1:

Consideramos o uso de documentários uma ótima sugestão estratégica para trabalhar as características dos diferentes grupos dos seres vivos. Para que uma aula nessa perspectiva seja exitosa é necessário que o/a professor/a assista o vídeo, no mínimo duas vezes, faça uma sinopse e prepare um roteiro destacando aquilo que considera mais importante, de acordo com seus objetivos ao abordar o conteúdo. A discussão em pequenos grupos de alunos/as após a exibição também é fundamental para o bom aproveitamento desse material tão rico em informações reforçadas por imagens impressionantes, o que torna as aulas prazerosas e produtivas do ponto de vista do ensino e da aprendizagem.

Com a finalidade de explorar a temática das aulas o/a professor/a exibirá o filme 5 do DVD 3 da "Série Origens da Vida: a evolução das espécies - Abril/National Geographic" tem como título "Conquistadores", referindo-se aos artrópodes como os invertebrados que conquistaram o ambiente terrestre. Além de exibir imagens maravilhosas de ambientes aquáticos e terrestres, tem como foco o grupo de seres vivos classificados como "artrópodes", tratando de maneira clara os aspectos evolutivos, a morfologia, alimentação e a reprodução.

Caso o/a professor/a tenha o interesse de saber mais informações e/ou adquirir o documentário acesse:

http://www.cinevideo1.com.br/dida/index.php?c=44&p=495

Professor/a caso não consiga o vídeo poderá acessar o trailer no seguinte link:

http://www.dailymotion.com/video/xb2qji_origens-da-vida-national-geografic_animals

Figura 2- Imagens do vídeo. Disponíveis em: http://www.dailymotion.com/video/xb2qji_origens-da-vida-national-geografic_animals

Professor/a poderá fazer os seguintes destaques: Aspectos evolutivos, crescimento por mudas, fase de larva e adulto da libélula, importância dos insetos na polinização.

Atenção:

Professor/a, a seguir selecionamos algumas dicas para facilitar o norteamento dessa atividade, tais como:

  • Combinar com os/as alunos/as que durante a exibição haverá pausas para explicações, esclarecimentos de dúvidas e registros. Programar esses tempos ao longo da exibição, de modo que não haja rupturas comprometedoras na linha de raciocínio que norteia o documentário.

  • Durante toda a exibição deve-se garantir esse espaço para o diálogo, não o restringindo ao final do documentário, pois uma dúvida inicial pode impedir/dificultar a compreensão de informações importantes ao longo do mesmo.

  • Com essa dinâmica serão necessárias duas aulas de exibição e discussão, apesar do documentário ter um tempo de um pouco mais do que 50 minutos e essa ser a duração, em média, de uma aula. O/a professor/a poderá, ainda, selecionar cenas mais demoradas que poderão ser sintetizadas, por meio de um breve relato.

Após a exibição do documentário, o/a professor/a solicitará que os/as alunos/as façam um círculo para debater os seguintes pontos:

  • Os animais mostrados estão adaptados a qual ambiente?

  • Eles são explorados pelo ser humano? Estão ameaçados por ele?

  • Mencionem alguns comportamentos naturais dos artrópodes apresentados no documentário?

  • Como você separaria os artrópodes que aparecem no documentário em diferentes grupos?

  • Importância ambientl desse grupo de animais.

  • O que possibilitou a esse grupo de invertebrados conquistar o ambiente terrestre ao longo da história evolutiva das espécies?

Professor/a esses pontos serão abordados de acordo com a sua orientação e/ou mediação. Os pontos elencados acima são apenas idéias importantes a serem discutidas com os/as alunos/as.

Atividade 2: DISCUSSÃO E ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS EM GRUPOS

Após a exibição do filme o/a professor/a deverá organizar grupos compostos por, no máximo, cinco alunos/as, para uma nova discussão e elaboração do relatório que contará com as seguintes sugestões orientadas pelo/a professor/a:

Sugestões de itens a serem abordados:

  • Por que esse documentário, com enfoque em artrópodes recebeu o título de “Conquistadores”

  • Importância das patas articuladas para o sucesso dos artrópodes no ambiente terrestre.

  • Cite três características corporais considerados importantes para a adaptação dos artrópodes aos diversos ambientes da Terra, ao longo de sua evolução.

  • Esqueleto externo ou exoesqueleto. a) do que se trata; b) como os animais com exoesqueleto crescem.

  • Cite um exemplo de animal pertencente a cada grupo dos artrópodes que tenha aparecido ao longo do documentário: crustáceos, insetos e aracnídeos.

  • Explique a importância dos insetos para a vida na Terra: a) na multiplicação das plantas; b) na reciclagem da matéria.

Recursos Complementares

Sites para consulta sobre o grupo em estudo.

  • Artrópodes – Só Biologia

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/Artropodes.php

  • Artrópodes – O mundo animal.

http://www.animalshow.hpg.ig.com.br/artrop.htm

  • Infoescola: navegando e aprendendo – Artrópodes

http://www.infoescola.com/biologia/artropodes-arthropoda/

  • Trailers de toda a coleção (1,2,3 e 4) dos DVD “Origens da Vida”:

http://www.dailymotion.com/video/xb2qji_origens-da-vida-national-geografic_animals


Televisão, DVD, documentário nº 5, DVD 3, "Conquistadores" da Série Origens da Vida: a evolução das espécies - Abril/National Geographic

Avaliação

A avaliação dos alunos pode ser feita em todos os momentos das atividades propostas, sendo considerada a contribuição individual nas discussões e demais atividades em grupo, assim como, o envolvimento dos alunos nas atividades solicitadas.

  • Para uma avaliação mais específica do conteúdo trabalhado nas aulas poderá ser utilizado como instrumento os relatórios produzidos pelos/as alunos/as

Lembre-se: O/a professor/a deverá avaliar não só a apropriação no conteúdo, referente à temática da aula, como também a capacidade individual e coletiva dos/as alunos/as de argumentar e discutir um tema.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.