Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Publicidade: uma fábrica de desejos

 

07/10/2009

Autor e Coautor(es)
Marta Regina Alves Pereira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Fátima Rezende Naves Dias; Gláucia Costa Abdala Diniz; Lucianna Ribeiro de Lima; Liliane dos Guimarães Alvim Nunes.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Identificar a publicidade como uma forma de comunicação que cria desejos e transmite modelos a serem seguidos.
- Refletir sobre os próprios hábitos de consumo.
- Desenvolver o olhar crítico para os anúncios publicitários, reconhecendo a intenção de consumo presente nos mesmos.

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula

COMENTÁRIOS INTRODUTÓRIOS DIRIGIDOS À/AO PROFESSORA/OR:


Professora/or, estamos imersos em um tipo de sociedade que nos induz ao consumismo desmedido. Nos últimos tempos, as crianças tornaram-se alvo dos apelos publicitários e elas costumam acreditar no que ouvem sobre os produtos anunciados. Além disso, é comum os pais atenderem às solicitações dos filhos para que adquiram produtos divulgados pela mídia, simplesmente pelo desejo de “ter” ou “estar na moda”. Como educadoras/es presenciamos na escola inúmeros comportamentos que nos certificam do quanto essa prática é eficiente. Ouvimos com freqüência, por exemplo, as crianças narrarem orgulhosas que ganharam a sandália da marca X, que têm a bota da marca Y, ou que ganharam o último modelo de vídeo game e assim por diante. Algumas vezes, o fato de terem um produto da moda e a/o colega não o possuir, serve como fator discriminatório entre elas/es. Em função disso, discutir o tema da publicidade e o efeito dela sobre nós, em sala de aula, contribui para a formação de cidadãos críticos e para o fortalecimento de valores humanos que possibilitam uma convivência mais harmoniosa e respeitosa entre as crianças.

1º momento:


Professora/or, inicie a sua aula solicitando às crianças que procurem se lembrar de um anúncio publicitário que viram na TV por esses dias. Ao ouvi-las, registre no quadro o nome do produto divulgado e procure saber por que o tal anúncio chamou a atenção das crianças. O anúncio é engraçado? É bonito? É de um produto que você quer ter? Essas perguntas poderão contribuir para a percepção dos recursos que a publicidade usa para nos influenciar na escolha dos bens materiais que ela divulga.
Em seguida, faça mais algumas perguntas: Vocês já quiseram ganhar alguma coisa porque viram um anúncio na TV, rádio, em revistas ou outro meio publicitário? Vocês conseguiram ganhar esse produto? Ainda têm esse produto com vocês? Continuam gostando dele? Usam esse produto ou ele já foi descartado? A intenção dessas perguntas é levantar um pouco da história de consumo de seus/suas alunos/as e começar um processo de conscientização a respeito dos hábitos consumistas que desenvolvemos sem ao menos refletir sobre eles.


Monte uma tabela no quadro ou em papel afixado em uma das paredes da sala, para registrar as respostas das crianças. Veja a sugestão abaixo:

Produto divulgado pela publicidade Continuam brincando com ele? Foi descartado, doado ou abandonado? O que você quer fazer com esse produto?
Uma boneca sim não continuar brincando com ele
Um carrinho de controle remoto Nao porque ele estragou Abandonado em cima do guarda-roupa Mandar arrumar
Uma sandália X Não serve mais Está na minha sapateira Doar para outra criança
Um álbum de figurinhas Desisti de montá-lo porque as figurinhas são muito caras Está na gaveta do armário Não sei

Professor/a, não é necessário que todas as crianças respondam às perguntas acima. Você determina quando parar em função do interesse da turma. Se preferir, todos deverão responder às questões como tarefa de casa e depois as respostas poderão ser exploradas por você. Em todo caso, cinco a seis respostas podem ser potencialmente proveitosas para essa aula. Explore-as como puder, por exemplo, orientando a criança que desistiu do álbum a se juntar com mais dois ou três colegas e terminar de montá-lo juntos, ou então vendê-lo, doá-lo, direcioná-lo para uma coleta seletiva de papel, ou aproveitá-lo de alguma forma criativa!
Você pode inclusive propor que organizem juntos uma a tividade de troca de produtos ou um sebo a ser realizado na escola, o que poderá ser muito estimulante e educativo. Mas, o principal objetivo da atividade descrita acima é ajudar as crianças a perceberem o quanto alguns produtos que compramos perdem logo o interesse ou são frágeis e duram menos do que se esperava ou do que o anúncio publicitário sugeria. Muitas vezes contribuímos para gerar mais lixo no planeta com a aquisição de tal produto. Esses são temas que se relacionam com a publicidade e o consumismo. Eles não devem ser explorados exaustivamente neste momento, mas não podem ser totalmente desconsiderados. O ideal será, após o trabalho proposto nesta aula, você direcionar suas aulas para a questão da produção de lixo e a nossa contribuição para cuidar do planeta observando os 3 Rs: Reduzir, Reutilizar, Reciclar.

2º Momento:
Depois de conversarem sobre as respostas registradas no quadro, diga às crianças que agora vocês vão tentar responder à seguinte questão: O que é publicidade? Para que ela serve? Ouça o que as crianças têm a dizer e formule junto com elas uma definição para essa palavra. Abaixo está uma definição que poderá servir de referência para vocês criarem coletivamente u ma definição própria a partir das conversas que tiveram e dos contatos que as crianças têm diariamente com os mais diversos anúncios publicitários.
Um a definição: “Publicidade é uma mensagem, que pode ser texto ou filme, criada para estimular a compra de alguma coisa [...]. A publicidade muitas vezes é divertida, mas não se pode esquecer que seu objetivo é convencer as pessoas a comprar (ou a votar). [...] O ideal é comprar um produto porque a gente realmente precisa dele, e não só porque a publicidade é engraçada. Tome cuidado, a publicidade deixa a gente com vontade de gastar dinheiro”. (Retirado do livro: A publicidade. O mundo de hoje explicado às crianças. Alexia Delrieu e Sophie de Menthon. São Paulo: Ática, 2008).

Recursos Complementares

Jogo para conscientização sobre consumo, disponível em:

http://www.discoverykidsbrasil.com/jogos/ciencias/nivel_basico/seja_o_heroi_do_planeta/

Avaliação

- Professora/ou verifique o envolvimento dos/as seus/as alunos/as com o tema discutido. Procure detectar que tipo de trabalho poderá ser desenvolvido em suas aulas a partir deste envolvimento. Por exemplo: Que outras discussões serão necessárias para ampliar o nível de consciência das crianças sobre a publicidade e o consumo? É possível propor um projeto para o desenvolvimento de um trabalho coletivo com essa turma que tenha como tema a publicidade e o consumo? Que tipo de atividade poderá ser proposta?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.