Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Animando formas e sólidos geométricos

 

19/11/2008

Autor e Coautor(es)
BEATRIZ ANSARAH RIZEK
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Orientação espacial - Nomenclatura das figuras e sólidos geométricos - Noções de tamanho, medidas, simetria, semelhanças, diferenças e quantidade. - Análise e síntese (fazer e desfazer) - Pensamento abstrato (elaboração de hipóteses para compor figuras) - Sequência lógica - Produção de textos
Duração das atividades
4-6 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

1. Ler com os alunos o conto "O Dicionário de Formas", de Ângela Lago, disponível no site da revista Nova Escola.

2. Discutir com os alunos quais são as formas que o texto destaca e quais são conhecidas pelos alunos

3. Apresentar o vídeo "Diálogos Geométricos" produzido pela SEED, disponível no Youtube, em: http://www.youtube.com/watch?v=BhW16jUYdAY&feature=related  e discutir com o grupo em que outros espaços da escola é possível identificar as formas e sólidos geométricos.

4. Dividir os alunos em grupos e pedir que cada grupo ilustre uma parte da história utilizando blocos lógicos, massinhas e outros materiais e apresentem para a classe.

5. Discutir com os alunos as formas utilizadas para representar a história de modo que percebam ordens de altura, largura, comprimento, espessura e a diferença entras as figuras planas e tridimensionais

6. No laboratório de informática explore vídeos, animações e obras de arte disponíveis na Internet que exploram figuras geométricas planas e tridimensionais, como os sugeridos aqui:

 7. Propor aos alunos que elaborem um roteiro criativo para produção de animações criativas utilizando objetos geométricos tridimensionais. Para realização desta atividade, a primeira etapa deve ser a construção de objetos diversos que poderão ser utilizados na animação, para isso:

a) Dividir os grupos e organize quais objetos cada um construíra. Oriente os alunos com dicas sobre como produzir: pesquisar na Internet e livros as características do objeto escolhido, observar se há algum material reutilizável que pode ser adaptado e outros recursos que podem ser utilizados. Neste link há algumas idéias sobre como discutir e orientar a produção dos sólidos geométricos com os alunos: http://revistaescola.abril.com.br/multimidia/pag_video/gal_video_285410.shtml

b) Após realizar as produções, discutir com os alunos quais as características de cada produção: qual o tamanho, como medir, quantos lados, qual é a forma, o nome do objeto, como pode ser classificado, onde podemos encontrar formas semelhantes, como foi construído

c) Elaborar em grupos um roteiro criativo para produção da animação, utilizando os objetos criados

d) Produzir a animação utilizando algum programa específico como Windows Movie Maker (disponível no Windows XP) ou Scratch. Verificar no grupo se alguém conhece como utilizar estes programas e discutir de que forma poderão utilizar. Caso ninguém conheça, pesquisar na Web tutoriais com orientações e em cada grupo uma pessoa se encarrega de estudar e orientar os outros participantes.

Para baixar o Scratch - http://scratch.mit.edu/  
Dicas de como utilizar o Scratch - http://info.scratch.mit.edu/Support/Videos  . Selecionar o idioma Português.

8) Publicar os vídeos produzidos no Youtube, em um blog ou algum outra ferramenta que permita o envio de comentários

9) Divulgar o site em que os vídeos estão publicados e incentivar que as pessoas comentem

10 ) Cada aluno deve escolher uma produção de outro grupo, comentar a experiência, o que foi possível aprender e suas impressões a respeito da produção a ser comentada.
 

Recursos Complementares
Livro impresso: KOZMINSKI, Edson Luiz. As Três Partes. São Paulo: Ática, 1998 (Coleção Lagarta Pintada). CÂNDIDO, Patrícia Terezinha et al. Era uma vez na Matemática: uma conexão com a literatura infantil. 3a ed. São Paulo: IME-USP, Centro de Aperfeiçoamento do Ensino da Matemática, 1996 (vol. 4).
Avaliação
Durante todo o processo e na interação com os alunos o professor deve observar se os objetivos estão sendo atingidos: se os alunos compreenderam os conceitos abordados, se estão envolvido com as atividades, se demonstram conhecimentos a respeito do tema ao realizar as construções propostas. Após a publicação no blog, o professor deve avaliar por meio das discussões realizadas, o quanto os alunos conseguiram avançar a respeito do tema. É importante também propor uma roda de conversa para avaliação e co-avaliação das atividades realizadas e perceber se os alunos identificam as aprendizagens.
Opinião de quem acessou

Duas estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 1/1 - 100%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • liliam branco de araújo, EM PROF. VIRGÍLIO ALVES DE CAMPOS , Mato Grosso do Sul - disse:
    libraraujo@gmail.com

    24/03/2010

    Duas estrelas

    Maravilhoso este plano de aula, e muito interessante que a profª utilizou as mídias.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.