30/09/2009
SUZANA MARIA DE BRITO MEDEIROS
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Os alunos na faixa etária de 5 anos poderão:
Vivenciar atividades rítmicas e de expressão, contribuindo e instigando através desta arte o desenvolvimento afetivo, cognitivo, social e motor das crianças.
Promover a melhoria da consciência corporal e consciência espaço temporal;
Oportunizar a compreensão, o senso de estética, a auto-estima e autonomia;
Experimentar e observar diferentes percepções e sensações em relação a si, aos outros e ao mundo;
Experimentar e observar diferentes formas e qualidades de movimentos
Conscientizar sobre cultura e sua importância.
Reconhecimento de danças de diferentes culturas
ATIVIDADE 1- Ao trabalhar essa linguagem artística como área de conhecimento, o professor deverá conhecer previamente a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa. De acordo com Abordagem Triangular (Barbosa, 1998) faz-se necessário a realização de três momentos: o apreciar, o fazer e o contextualizar.
1° MOMENTO
O professor deverá no momento da roda fazer um levantamento prévio dos conhecimentos das crianças acerca das danças realizadas pelos povos primitivos. As falas das crianças devem ser registradas numa folha, a qual deverá ser exposta no painel.
2º MOMENTO
A professora elabora um bilhete junto com as crianças, enviando-o aos pais para que pesquisem juntos, em diferentes fontes informativas: livro, revistas e internet - Quando foi que a dança começou fazer parte da vida do homem?
Antes da elaboração do bilhete, a professora conversa com as crianças sobre a função do bilhete, como se organiza, qual o objetivo ou intenção do bilhete a ser elaborado, quais as informações que devem constar. No decorrer do processo de elaboração, a professora vai questionando o grupo sobre a escrita das palavras, questões ortográficas, pontuação, entre outros.
Bilhete elaborado pelo grupo:
CAROS PAIS,
ESTAMOS PESQUISANDO SOBRE A HISTÓRIA DA DANÇA E QUEREMOS DESCOBRIR QUANDO FOI QUE A DANÇA COMEÇOU A FAZER PARTE DA VIDA DO HOMEM. COMO SEMPRE, ESPERAMOS CONTAR COM A VALIOSA AJUDA DE VOCÊS PESQUISANDO JUNTOS, MATERIAIS QUE POSSAM NOS SERVIR DE FONTE DE PESQUISA SOBRE ESTE ASSUNTO, COMO: LIVROS, REVISTAS, TEXTOS DE INTERNET, CDS, DVDS, ENTRE OUTROS. OS MATERIAIS ENCONTRADOS PODERÃO SER ENVIADOS ATÉ SEXTA-FEIRA).
DESDE JÁ AGRADECEMOS MUITO.
CRIANÇAS E PROFESSORAS DA TURMA 4 - MANHÃ
Obs. Os materiais trazidos pelas crianças juntamente com os materiais de pesquisa encontrados pela professora devem ser selecionados para serem compartilhados através de leituras, observações e discussões.
3º MOMENTO
CONSTRUÇÃO DE TEXTO-SÍNTESE COLETIVO DO CONHECIMENTO CONSTRUIDO SOBRE A ORIGEM DA DANÇA.
A partir das leituras e apreciação de DVD's acerca da história da dança, o professor pode propor a elaboração de um texto coletivo, possibilitando que as crianças expressem suas ideias e conhecimentos adquiridos durante a pesquisa.
Nesta atividade, o professor organiza as crianças em frente ao quadro, e com uma folha de papel madeira e caneta de hidrocor assume o papel de escritor mais experiente, sendo o escriba e organizador das idéias construídas pelas crianças a partir das diversas leituras realizadas.
Obs: É importante realizar o registro na folha de papel para que permaneça durante alguns dias na parede da s ala para leitura e/ou consulta posteriores. Cooperando assim, para que as crianças compreendam a função social da escrita.
Texto síntese elaborado coletivamente pelas crianças.
Texto síntese para leitura, elaborado a partir do texto: A dança dos povos primitivos ( Hass e Garcia, 2006)
A HISTÓRIA DA DANÇA
OS HOMENS AINDA NÃO FALAVAM, MAS JÁ EXPRESSAVAM SENTIMENTOS ATRAVÉS DA DANÇA. AO LONGO DO TEMPO, ELES FORAM DESCOBRINDO SONS TIRADOS DAS COISAS DA NATUREZA, COMO: PEDRAS, PAUS, FOLHAS E OSSOS, DESSA FORMA PASSARAM A DANÇAR MELHOR.
AS DANÇAS DAQUELE TEMPO ERAM DEDICADAS AOS DEUSES QUE ELES ACREDITAVAM. DANÇAVAM PEDINDO CHUVA, CURA, BOA COLHEITA, MUITOS FILHOS, ENTRE OUTROS. EXISTIAM DANÇAS FEMININAS E MASCULINAS. AS DANÇAS MASCULINAS DANÇADAS PELOS GUERREIROS ERAM: DANÇA DA GUERRA, DANÇA DO SOL, DANÇA DA CAÇA. AS DANÇAS FEMININAS ERAM: DANÇA DA LUA E DANÇA DA COLHEITA.
ELES DANÇAVAM EM CÍRCULOS, EM GRUPOS OU EM PARES. FICAMOS SABENDO DESSAS COISAS PORQUE PESQUISADORES DESCOBRIRAM MARCAS, DESENHOS E PINTURAS DESSAS DANÇAS NAS PARE DES DAS CAVERNAS DA FRANÇA E DE OUTROS LUGARES.
3º MOMENTO
RECRIANDO DIFERENTES RITMOS E MOVIMENTOS VIVENCIADOS PELOS POVOS PRIMITIVOS
Organizar um grande círculo para experimentar diversos sons vivenciados na época dos povos primitivos. Primeiramente os sons serão tirados dos objetos presentes na roda, como: tambor, pedaços de paus e pedras, entre outros. Enquanto os objetos passam pela roda cada criança deverá produzir sons diferentes dos demais já apresentados. Em seguida, os sons serão produzidos com o corpo utilizando mãos, pés, boca, nariz, entre outros.
Obs. O texto elaborado pelo grupo poderá ser consultado durante a realização da atividade.
FOTO 1 – EXPERIMENTO OS SONS DOS OBJETOS FOTO 2 – EXPERIMENTANDO OS SONS DO CORPO
Ainda em círculos, as crianças continuarão produzindo os sons enquanto criam movimentos de dança a partir das leituras dos textos sobre o modo de dançar dos povos primitivos. O professor coordena/organiza os movimentos enquanto dança com as crianças.
Referencia
Barbosa, Ana Mae. Topicos e Utopicos. Editora: C/Arte, São Paulo, 1998.
LIMA, Ruth Regina Melo de. Dança: linguagem do corpo na educação infantil, 2009, Dissertação apresentada ao programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
HASS, Aline Nogueira; GARCIA, Ângela. Ritmo e Dança. Canoas: Ulbra, 2006.
Ao final da aula o professor deverá observar se os alunos:
Conceberam a dança, se a perceberam como uma construção humana histórica e cultural.
Quatro estrelas 9 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
04/02/2014
Quatro estrelasGOSTEI MUITO DA AULA VOU FAZER NA MINHA ESCOLA.
28/09/2011
Cinco estrelasexcelente......................
05/07/2011
Cinco estrelasOlá Ruti, gostei muito da sua aula, criativa. contextualizada e dinamica. abraços
22/11/2010
Quatro estrelasADOREI A AULA, ENVOLVENDO OS MOVIMENTOS E AO MESMO TEMPO TRABALHANDO A LEITURA E ESCRITA. RESGATANDO DE FORMA LÚDICA A HISTÓRIA DA DANÇA. PARABÉNS PROFESSORA! NOTA 10.
07/10/2010
Quatro estrelasmuito interessante!!!!, essa aula ampliará nosso conhecimento, contribuindo para nosso trabalho em sala de aula e no currículo escolar.
07/10/2010
Três estrelasmuito interessante!!!, ampliará os nossos conhecimentos em relação ao movimento e a dança, contribuindo com novas idéias para o currículo escolar.
30/09/2010
Cinco estrelas100% perfeito
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei a aula, pois além de ser trabalhado com um meio ao qual me identifico muito ( a dança ), pode ser proporcionado às crianças habilidades necessárias para toda a vida, como a auto-estima e a auto-confiança.
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei muito este plano de aula, pois os alunos vão adquirir conhecimentos. Através desta aula os alunos poderão ter mais expressividade, desenvolvendo assim a afetividade, o cognitivo, o social e motor das crianças, é um trabalho bem espontâneo. Muito interessante. Parabéns!!!!!