Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Descobrindo a Ginástica Rítmica

 

06/10/2009

Autor e Coautor(es)
Rodrigo Barros Rispoli
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Criar um conceito sobre a ginástica rítmica, identificar a ginástica rítmica como uma manifestação da cultura corporal presente em nossa sociedade, reconhecer as principais características da GR e vivenciar alguns movimentos da ginástica rítmica com aparelhos.

Duração das atividades
100 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceito de Ginástica (aula Descobrindo o Universo da Ginástica)

Estratégias e recursos da aula

Espaço: Quadras abertas ou fechadas
Material: Vídeos (projetores), fotos, aparelhos da GR adaptados ou não

Atividade 1
Reunir a turma e apresentar os vídeos da ginástica rítmica. Perguntar, após a visualização do mesmo, qual a modalidade ginástica está sendo apresentada e as suas dimensões (esportiva, escolar, demonstração). Aproveitar todo conhecimento do senso comum que os alunos têm para criar um conceito coletivo sobre o que é ginástica rítmica, seus principais movimentos e seus materiais. 

Vídeos link:  http://www.youtube.com/watch?v=0MqenwTsKyI

                   http://www.youtube.com/watch?v=vbdshKR2uRg

                   http://www.youtube.com/watch?v=SRR-0MwpebY


Atividade 2
Apresentar um circuito onde, por um tempo determinado, os alunos irão realizar os movimentos apresentados nas figuras expostas em cada estação, o professor deverá executar o movimento destacando suas principais características. Eis as estações: saltito, salto tesoura para frente, galope, passo-pulo, pivot, salto vertical, prancha facial, salto grupado.

Fotos para as Estações:

Saltito - Descobrindo a Ginástica Artística2º Saltito - Descobrindo a Ginástica ArtísticaSalto Vertical - Descobrindo a Ginástica ArtísticaSalto Grupado - Descobrindo a Ginástica ArtísticaSalto TesFre - Descobrindo a Ginástica ArtísticaSalto PassoPul - Descobrindo a Ginástica ArtísticaGiro ou Pivot - Descobrindo a Ginástica ArtísticaPrancha Facial - Descobrindo a Ginástica Artística

Fonte: ALONSO, Heloisa de Araújo Gonzalez. Ginástica Rítmica: Construindo uma Metodologia. Dissertação (Doutorado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.


Atividade 3
Apresentar os 5 aparelhos da GR (fita, corda, maça, bola e arco - pode-se fazer uso de material alternativo) e deixar que eles brinquem livremente com os materiais. Após um determinado tempo, apresentar algumas questões norteadoras tais como: “será que podemos realizar os movimentos da GR (atividade anterior) com esses materiais?” e pedir que eles realizem os movimentos associando os dois temas (movimentos da GR com os aparelhos).

Avaliação

Após uma divisão em pequenos grupos, os mesmos irão sortear um movimento e um aparelho para serem apresentados aos demais alunos. Tiras de papel com os nomes dos movimentos e dos aparelhos devem ser confeccionado antecipadamente e colocados em dois sacos plásticos para o sorteio. Os grupos sortearão um movimento e um aparelho e apresentarão para os demais alunos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.