06/10/2009
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Criar um conceito sobre a ginástica rítmica, identificar a ginástica rítmica como uma manifestação da cultura corporal presente em nossa sociedade, reconhecer as principais características da GR e vivenciar alguns movimentos da ginástica rítmica com aparelhos.
Conceito de Ginástica (aula Descobrindo o Universo da Ginástica)
Espaço: Quadras abertas ou fechadas
Material: Vídeos (projetores), fotos, aparelhos da GR adaptados ou não
Atividade 1
Reunir a turma e apresentar os vídeos da ginástica rítmica. Perguntar, após a visualização do mesmo, qual a modalidade ginástica está sendo apresentada e as suas dimensões (esportiva, escolar, demonstração). Aproveitar todo conhecimento do senso comum que os alunos têm para criar um conceito coletivo sobre o que é ginástica rítmica, seus principais movimentos e seus materiais.
Vídeos link: http://www.youtube.com/watch?v=0MqenwTsKyI
http://www.youtube.com/watch?v=vbdshKR2uRg
http://www.youtube.com/watch?v=SRR-0MwpebY
Atividade 2
Apresentar um circuito onde, por um tempo determinado, os alunos irão realizar os movimentos apresentados nas figuras expostas em cada estação, o professor deverá executar o movimento destacando suas principais características. Eis as estações: saltito, salto tesoura para frente, galope, passo-pulo, pivot, salto vertical, prancha facial, salto grupado.
Fotos para as Estações:
Fonte: ALONSO, Heloisa de Araújo Gonzalez. Ginástica Rítmica: Construindo uma Metodologia. Dissertação (Doutorado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.
Atividade 3
Apresentar os 5 aparelhos da GR (fita, corda, maça, bola e arco - pode-se fazer uso de material alternativo) e deixar que eles brinquem livremente com os materiais. Após um determinado tempo, apresentar algumas questões norteadoras tais como: “será que podemos realizar os movimentos da GR (atividade anterior) com esses materiais?” e pedir que eles realizem os movimentos associando os dois temas (movimentos da GR com os aparelhos).
Após uma divisão em pequenos grupos, os mesmos irão sortear um movimento e um aparelho para serem apresentados aos demais alunos. Tiras de papel com os nomes dos movimentos e dos aparelhos devem ser confeccionado antecipadamente e colocados em dois sacos plásticos para o sorteio. Os grupos sortearão um movimento e um aparelho e apresentarão para os demais alunos.
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09/08/2013
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