24/09/2008
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Equipamentos elétricos e telecomunicações |
Motivação/introdução
Em volta da terra existe um campo chamado gravitacional, em que todo corpo que possui massa sofre a influência desse campo, uma atração gravitacional. A força gravitacional é sempre de atração. Em volta de cargas elétricas existe uma região chamada de campo elétrico, em que outras cargas sentem a influencia desse campo, mas diferente do que acontece com o campo gravitacional, uma carga elétrica próxima da outra pode sentir atração ou repulsão, se forem duas cargas de sinais iguais, duas positivas ou duas negativas, o campo é de repulsão, mas se forem duas cargas de sinais opostos, o campo elétrico é de atração.
Na Sala de aula (20 min)
Um corpo eletrizado,(que possui excesso ou falta de elétrons), gera em torno de si um campo elétrico. Qualquer carga elétrica situada num ponto próximo desse campo sente a sua influencia, e fica sujeita a uma força, chamada de força elétrica.
Essa força elétrica pode ser de atração ou de repulsão, dependendo se a carga elétrica é positiva ou negativa.
Para interpretar visualmente o conceito de campo elétrico, utilizamos as linhas de força, que tangem a carga elétrica. Quando a carga elétrica é positiva, as linhas de campo saem da carga, e quando a carga é negativa, elas saem da carga.
Colocando duas cargas de prova, uma positiva e outra negativa ao lado da outra, podemos perceber a configuração de dipolo elétrico, com as linhas de campo saindo da carga positiva e entrando na carga negativa.
Atividade no laboratório de informática.(30 min)
Para visualizar as linhas de campo elétrico e cargas elétricas imersas nesse campo, vamos utilizar um objeto de aprendizagem chamado “Campo elétrico dos sonhos”, nesse objeto, podemos colocar dentro de um campo elétrico cargas elétricas positivas ou negativas, e estudar a o seu comportamento.
Para interagir, podemos trocar o sinal da carga elétrica, e visualizar a repulsão ou atração das cargas, visualizando a direção das linhas do campo elétrico.
Atividade Experimental (10 min)
Como atividade experimental, vamos utilizar como exemplo o vídeo disponível no portal do professor “Mago da física - processos de eletrização - partes I e II”, neste vídeo, são apresentados processos de eletrização utilizando materiais simples, como papel, plástico, canudos. Nas experiências, que podem ser realizadas na sala de aula, podemos perceber a influencia do campo elétrico.
Na imagem da figura abaixo, retirada do vídeo, o professor atrita e eletriza o plástico com um papel, em seguida, com o plástico eletrizado ele aproxima de pedaços de papel que são atraídos, sentindo a influencia do campo elétrico, as cargas elétricas presentes no papel foram atraídas para o plástico, numa demonstração visual do campo elétrico associado a um corpo eletrizado.
No dia a dia interagimos com campos elétricos, como por exemplo na TVs convencionais, a imagem é formada na tela por um feixe de elétrons, ele feixe eletriza a tela do aparelho, aproximando a mão da tela do televisor podemos sentir o campo elétrico atraindo ou repelindo as cargas presentes na superfície da mão. Aproximando um pedaço de papel ou plástico da tela, ele será atraído ou repelido.
Formulário de Auto Avaliação:
Nome | Tipo |
---|---|
Mago da física - processos de eletrização - parte I/II | Vídeo |
Electric field of dreams | Animação/simulação |
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
28/10/2012
Quatro estrelasAula excelente, mas alguns anos atrás, dando a mesma aula, uns alunos me perguntaram, como os elétrons, ao esfregar uma folha plástica com papel os elétrons se transferem e como fica o papel com menos elétrons! a partir daí me preocupo em explicar o significado da polarização elétrica dos condutores e isolantes...o que voces acham?
04/04/2011
Cinco estrelasmuito bom
24/03/2010
Três estrelasGostei da aula proposta, e certamente da forma apresentada faz com facilite a explicação do professor, bem como o entendimento dos alunos, proporcionando assim uma aprendizagem significativa.