23/11/2009
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Reconhecer os movimentos da Ginástica Artística como uma das manifestações da Ginástica, identificar os movimentos gímnicos presentes nas brincadeiras e jogos bem como vivenciar alguns movimentos da ginástica artística através de um circuito lúdico.
Conceito de Ginástica (aula Descobrindo o Universo da Ginástica) e Conceito de Ginástica Artística (aula Descobrindo a Ginástica Artística)
Espaço: Quadras abertas ou não
Material: Fotos, colchões, banco sueco, elásticos, cones
Atividade 1
Após uma reunião, perguntar sobre o que é Ginástica Artística e quais as modalidades a compõe. Em seguida o professor deverá fazer uma explicação utilizando as fotos abaixo (destacando as
características de cada um dos aparelhos, movimentos).
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Figure_on_horizontal_bar.jpg
http://img297.imageshack.us/i/sportvhdginasticaartistbr3.jpg
http://www3.sol.sc.gov.br/fesporte/atividades/jasc/jasc07/estadual/fotos/fotos_04/fotos_04.htm
http://oglobo.globo.com/fotos/2006/10/21/21_MHG_ESP_LAIS.jpg
http://farm1.static.flickr.com/27/35172872_ff4e4378cc.jpg?v=0
http://www.loucopelopan.com.br/wp-content/uploads/2007/07/img_0691.jpg
Dando continuidade, o professor questionará se os movimentos da ginástica artística são utilizados somente na prática da modalidade ou será que é possível reconhecer os movimentos em nosso dia-a-dia. Após o pequeno debate, mostrar as fotos abaixo e pedir que os alunos associem-nas com as modalidades já apresentadas argumentando a escolha. (Importante relacionar quesitos como força, equilíbrio, elasticidade, materiais utilizados...)
http://ww2.prefeitura.sp.gov.br/albumdefotos/esportes/album016/fotos/grandes/img_006_gde.jpg
http://www.3quedas.com.br/imagens/20080416173948.jpg
http://farm2.static.flickr.com/1245/1351786725_7f494151af.jpg?v=0
http://farm1.static.flickr.com/112/280868888_62dff94439.jpg?v=0
http://www.paulistano.org.br/upload/editor/image/noticias/Parquinho_n.jpg
http://3.bp.blogspot.com/_S1nhXvEVk5c/SYMPXfjQFUI/AAAAAAAAAMg/F9TgJQg_y08/s320/carni%C3%A7a.jpg
Atividade 2
Mostrar o circuito onde as crianças, divididas em pequenos grupos, poderão experimentar alguns movimentos que remetem à G.A.. Ao término de u m determinado tempo, o s grupos trocarão de e stação.
ESTAÇÃO 1: Plantar bananeira com o apoio na parede
ESTAÇÃO 2: Cambalhota nos colchões
ESTAÇÃO 3: Pular carniça
ESTAÇÃO 4: Andar no banco sueco virado para baixo
ESTAÇÃO 5: Correr e saltar sobre um elástico parando de pé (colchão para amortecer)
Atividade 3
Reunir a turma e pedir que eles relacionem as brincadeiras realizadas na atividade anterior com movimentos e aparelhos da Ginástica Artística.
EXERCÍCIO PARA AVALIAÇÃO DA AULA:
Aplicar o exercício que consta em "Estratégias e recursos da aula"
Três estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
19/05/2011
Três estrelasmuito legal professor a sua aula. Parabéns