Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Publicidade para vender produtos e difundir idéias

 

07/10/2009

Autor e Coautor(es)
Marta Regina Alves Pereira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Liliane dos Guimarães Alvim Nunes; Fátima Rezende Naves Dias; Gláucia Costa Abdala Diniz; Lucianna Ribeiro de Lima.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Diferenciar formas construtivas de publicidade de outras que nos induzem a querer sempre mais.
- Refletir sobre a veracidade ou não das mensagens veiculadas em anúncios publicitários.
- Identificar os valores veiculados pelas propagandas.
- Assumir uma postura crítica frente aos apelos publicitários.

Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- As crianças deverão ter alguma noção do que é a publicidade e para que ela serve.

Estratégias e recursos da aula

COMENTÁRIOS INTRODUTÓRIOS DIRIGIDOS À/AO PROFESSORA/OR:

Professora/or, é importante que como educadores/as compreendamos o impacto que a publicidade pode exercer sobre a vida das crianças e as conseqüências desse impacto em suas vidas futuras. Um deles é que a publicidade pode colaborar para o fortalecimento de hábitos consumistas, desenvolver valores individualistas contribuindo para a formação de um adulto sem nenhuma preocupação com o bem comum. Porém, a publicidade existe desde que se iniciou a prática de compra e venda de produtos. A forma dela se apresentar a nós é que foi se alterando com o tempo, em função do desenvolvimento tecnológico. Não é possível imaginar uma sociedade que prescinda da publicidade, especialmente se ela é capitalista como a nossa. Sendo assim, é preciso educar nossas crianças para que avaliem criticamente os anúncios e percebam a pertinência de comprar ou não comprar algo. É necessário também que as crianças percebam que a publicidade pode ser uma aliada na luta para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Existem publicidades que contribuem para salvar vidas, para extinguir doenças, para preservar o planeta Terra e etc.
1º MOMENTO:

Professora/or, inicie a aula informando às crianças que hoje vocês vão conversar sobre a publicidade. Convide-as a imaginarem que a publicidade está sendo julgada, e que é preciso decidir se ela é culpada ou inocente. Terão que escolher se condenam a publicidade por ela ser prejudicial a todos nós ou se a absolvem porque ela pode nos ajudar a viver melhor. (No final desta aula as crianças deverão compreender que a publicidade não é nem culpada e nem inocente e sim que cabe a cada um de nós avaliá-la criticamente para não embarcar ingenuamente nas idéias que ela divulga).
- Para estimular uma expressão subjetiva sobre como as crianças entendem a publicidade, peça que façam um desenho para representá-la. Estimule-as fazendo algumas perguntas: Como seria esse desenho? A publicidade teria a forma de um animal? De um monstro? De um super herói? De um personagem de histórias que você conhece ou um personagem totalmente novo que você irá criar?
Ao terminar o desenho cada um/a irá mostrar a sua criação para os/as colegas e comentar sobre o que pensou ao fazê-lo, por que escolheu tal forma para representar a publicidade?
Professora/or, fique atenta/o aos argumentos das crianças para que você perceba a pertinência ou não dos mesmos e para que no decorrer da aula você possa problematizar alguns desses argumentos que merecem ser reconsiderados. Por exemplo: vamos imaginar que uma criança desenhou a publicidade como uma fada madrinha porque ela conta pra gente as coisas boas que tem para vender na loja. Outra criança pode ter desenhado a publicidade como um tubarão com uma boca bem grande porque ele devora tudo que vê pela frente e a publicidade devora todo o dinheiro que temos. Por enquanto não é necessário discutir essas idéias. Na próxima atividade você terá oportunidade de fazer isso porque terá mais elementos para a discussão.


2º MOMENTO:


Professora/or, você poderá desenvolver a próxima atividade desta aula de duas formas. Escolha a que melhor se adéqua aos recursos disponíveis na escola. Você vai precisar de dois anúncios publicitários que serão analisados com a participação de toda a turma. Caso você não tenha um computador a sua disposição para acessar um anúncio, faça uma pesquisa em revistas ou jornais e escolha os impressos. Procure por aqueles que divulgam produtos a serem adquiridos e também por anúncios de utilidade pública como campanhas para doação de sangue, prevenção contra a dengue, para cuidar da preservação ambiental etc. Escolha um anúncio de cada tipo. Mostre um de cada vez às crianças para que possam analisá-los com a sua ajuda.
Se você tiver a possibilidade de realizar essa atividade co m a chamada de anúncios publicitários que se encontram on line, segue abaixo dois endereços eletrônicos que trazem anúncios que poderão ser utilizados nesta aula. No primeiro há uma divulgação de um produto a ser consumido e no segundo, uma campanha para difundir uma idéia de transformação do mundo em que vivemos. (A apresentação desses dois anúncios tem a intenção de possibilitar uma discriminação entre dois tipos de publicidade: aquela que estimula o consumo de um determinado produto e outra que difunde idéias voltadas para a melhoria da qualidade de vida de todos/as nós).

1º anúncio:

Anúncio café

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?gl=BR&hl=pt&v=UKszLUKUhwA

2º anúncio:

Anúncio Sujismundo

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=-XCa1C7RB9E&feature=related


Professora/or, após assistirem às propagandas ou observarem os recortes dos dois anúncios retirados de revistas ou jornais, façam coletivamente uma análise de cada um deles. Aqui estão algumas perguntas que poderão orientar tal análise: o que está sendo “vendido” em cada uma dessas propagandas? Quais são os recursos utilizad os para chamar a atenção das pessoas? O que o anúncio promete como ganho ao se adquirir o produto ou aceitar a idéia divulgada? O que vocês pensam deste anúncio? Qual é a mensagem que ele divulga? Podemos confiar nessa mensagem ou ela cria apenas uma ilusão? É um anúncio de um produto a ser consumido por uma criança ou para que ela peça aos pais que escolham esta ou aquela marca, influenciando assim o consumo de um adulto?

Professora/or, a título de exemplo e como orientação para o trabalho a ser feito, segue uma possível análise do anúncio que se encontra no primeiro endereço eletrônico citado acima. Nele você vai encontrar um anúncio de uma marca de café. Trata-se de uma publicidade veiculada no cinema e na televisão, no ano de 1974. No filme – uma animação de 0:58 de duração - aparece uma menininha loira, acordando feliz depois “de um sono bom”. A menininha, visivelmente bem disposta, após se levantar da cama, toma um banho e escova os dentes de forma autônoma, sem nenhum adulto para acompanhá-la. Depois de se higienizar, a criança sente o cheirinho do café que a mamãe está coando na cozinha. Aparece o café escorrendo pelo coador e a embalagem ao lado. Em seguida um homem - o mesmo que aparece na embalagem do produto – vem caminhando na direção da criança que se senta à mesa e é servida com uma xícara de café. Ela o toma com prazer. 

Após assistirem algumas vezes ao comercial (para que possam observá-lo mais detalhadamente), inicie a análise do mesmo juntamente com as crianças. Pergunte-lhes o que mais chamou a atenção delas na propaganda. Vamos imaginar que uma criança diz que gostou da menina tomando café. Pergunte-lhe então se uma criança tão pequena como a do comercial deve tomar café. A resposta deverá ser não. Continue perguntando: Então, por que será que o publicitário que fez a propaganda escolheu uma menininha para divulgar o produto? Uma resposta possível e bem provável é porque as crianças costumam acompanhar os seus pais ao supermercado e pedir-lhes que escolham esse ou aquele produto que viram na televisão. Assim, as crianças são usadas para influenciar as escolhas de consumo que são feitas pelos adultos que cuidam dela.
Continuando, vamos imaginar que uma outra criança tenha gostado da música que acompanha as imagens apres entadas no comercial. Pergunte-lhe se ela sabe cantar a tal música. Certamente alguma criança se lembrará e poderá cantá-la. Então, pode-se comentar que a música de fácil memorização é um recurso que os publicitários utilizam para que as pessoas que assistem a um comercial possam se lembrar facilmente da marca divulgada.

Depois de ouvir algumas crianças e de questionar os comentários que elas fazem ajudando-as a perceber as estratégias publicitárias utilizadas na propaganda, pode-se continuar a conversa com as seguintes perguntas: Alguém sabe dizer qual é a mensagem transmitida por essa propaganda? O que ela nos diz?
Professora/or, se as crianças não conseguirem responder, ajude-as dizendo que no anúncio do café a mensagem é que tomar o tal café faz bem a todos independente da idade que se tem, pois é uma criança bem pequena que o está tomando, e ainda que para começar bem o seu dia é preciso tomar o tal café.
Questione se é mesmo assim? O que é necessário acontecer para que o nosso dia comece bem? Ouça o que as crianças têm a dizer e se necessário acrescente outras idéias, dando sua contribuição. Conversar sobre isso ajuda as crianças a perceberem que não é pelo consumo desse ou daquele produto que podemos ter ou não um dia agradável. Ouça o que as crianças têm a dizer sobre as condições necessárias para começar bem o dia. Se necessário complemente o que disseram com seus argumentos que podem ser: um bom dia se inicia por uma noite bem dormida, pela alegria de acordarmos com saúde, sem grandes preocupações ou muitos problemas para resolver, e também pela oportunidade de tomar um café da manhã com alimentos saudáveis e adequados à necessidade do nosso corpo.

Professora/or, no segundo endereço eletrônico citado anteriormente você verá um anúncio cuja intenção é educativa. Trata-se de uma campanha publicitária lançada em 1970 com um personagem que marcou época: O Sujismundo. O objetivo do anúncio é claro: conscientizar as crianças da necessidade de se desenvolver hábitos de higiene e ajudar a manter limpos os espaços públicos.
Após assistirem ao filme proceda à análise do mesmo segundo os moldes do exemplo anterior. A escolha desse anúncio tem como objetivo mostrar que a publicidade pode ser utilizada para algo construtivo, em favor do bem comum.

Recursos Complementares
Avaliação

- Volte à idéia anunciada no início dessa aula sobre o julgamento da publicidade: e agora, depois de analisarmos os anúncios apresentados nessa aula a que conclusão se pode chegar? Certifique-se junto às crianças de que ocorreu a compreensão de que toda publicidade tem a intenção de nos influenciar de alguma forma, seja para comprar produtos, seja para participar de campanhas em prol da melhoria da qualidade de vida de todos nós, seja para escolher uma pessoa para governar nossa cidade, por exemplo. O que não podemos deixar de fazer ao ler, ver e ou ouvir um anúncio publicitário é refletir sobre o que ele diz e se realmente queremos ou precisamos “comprar” a idéia que ele divulga. Ao comprar tudo o que encontramos pela frente com a intenção de nos transformarmos em pessoas mais felizes, mais amadas, mais saudáveis, inteligentes, chiques e poderosas, conforme os anúncios publicitários querem nos fazer acreditar, estaremos nos enganando. Aí sim, ficaremos escravos da publicidade, o que se tornará muito prejudicial à nossa vida.
- Divida a turma em pequenos grupos e peça para criarem um anúncio publicitário que poderá colaborar para a melhoria de algum problema identificado na escola ou no bairro onde moram.
- Verifique o envolvimento dos/as alunos/as ao realizarem as atividades solicitadas

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.