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As propriedades do sabão e dos detergentes

 

25/09/2009

Autor e Coautor(es)
WESLEY PEREIRA DA SILVA
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Marco G. B. Burlamaqui

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar as principais propriedades dos sabões e dos detergentes;
  • Relacionar as propriedades dos sabões e dos detergentes com a remoção de gorduras;
  • Relacionar o uso abusivo de detergentes com a diminuição da tensão superficial da água.
Duração das atividades
Uma aula de cinqüenta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Polaridade das moléculas;
  • Representação das substâncias;
  • Grupos funcionais orgânicas – hidrocarbonetos;
  • Tensão superficial da água.
Estratégias e recursos da aula

Professor, salve o endereça da simulação em cada um dos computadores e leve para a sala de aula os materiais descritos a seguir:

  • Óleo;
  • Água;
  • Detergente.

Na sala de aula, divida a turma em grupos de três ou quatro alunos. Depois que os alunos se organizarem, peça para que um dos alunos se levante. Coloque três gotas de óleo na mão desse aluno, em seguida lave-a utilizando:
Apenas água;
Apenas Detergente;
Água e detergente juntos.
Professor, siga a ordem estabelecida acima.
Em seguida, faça a seguinte pergunta aos alunos:

1 – O que fez o óleo sair da mão do seu colega? Foi o detergente, a água ou os dois juntos?

Diante do que os alunos observaram, eles responderão que para remover o óleo da mão do aluno é necessário utilizar a água e o detergente ao mesmo tempo.

Em seguida, leve os alunos para o laboratório de informática, divida a turma em grupos de três ou quatro alunos, a quantidade de alunos por grupo poderá ser menor de acordo com a quantidade de computadores disponíveis. Depois que os alunos se organizarem, peça para que eles pesquisem na internet, utilizando os principais sites de busca, o motivo pelo qual o óleo foi removido utilizando água e detergente juntos.

Obs.: os alunos deverão entregar o resultado da pesquisa para o professor para compor a avaliação.

Provavelmente os alunos encontrarão que a molécula do detergente (sabão) possui uma cadeia carbônica longa com uma extremidade carregada (que é atraída pela água) e a outra não se solubiliza na água.

Em seguida, peça para que os alunos abram a simulação abaixo:

Roupa suja se lava em casa
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=17157

Roupa suja se lava em casa

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Figura 1 – Tela inicial do recurso

Durante a simulação os alunos deverão clicar nas palavras sublinhadas para que eles tenham acesso às informações adicionais. Peça para que eles respondam as questões abaixo, utilizando as informações da simulação:

1 – O que é gordura?
2 – O que são detergentes?
3 – Qual propriedade dos sabões e dos detergentes faz com que eles removam a gordura?
4 – Sabendo que a molécula de sabão possui uma extremidade polar e outra apolar, indique na simulação a estrutura que representa corretamente o sabão.

Obs.: as respostas deverão ser entregues para o professor para compor a avaliação.

Mesmo que os alunos encontrem qual é o líquido que removerá a mancha na primeira tentativa peça para que eles testem todos os líquidos.

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Figura 2 – Opções de substâncias para remover a mancha da camisa

Depois que os alunos responderem as questões propostas, pergunte qual a diferença entre os detergentes e os sabões? Peça para que eles pesquisem na internet para que respondam esta questão.

É provável que os alunos encontrem a informação de que o sabão seja um detergente, mas informe para eles que esse termo geralmente é usado para designar os substitutos sintéticos do sabão.

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Figura 3 - alquilbenzeno-sulfonatos de sódio, de cadeia linear

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Figura 4 - É estabelecido como padrão de detergente aniônico biodegradável.

Professor, nesse momento trabalhe com os seus alunos os problemas de se usar muito detergente e sabões, pois esses diminuem a tensão superficial da água.

Para sistematizar a aula os alunos deverão fazer um relatório sobre as propriedades dos sabões e detergentes e a diferença entre os mesmos.

Caso o professor não tenha à sua disposição um laboratório computacional e possua apenas um computador com um datashow, poderá mostrar a simulação aos alunos na própria sala de aula.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Roupa suja se lava em casa Animação/simulação
Recursos Complementares

Artigos da Revista Química Nova na Escola


Artigo QNEsc – XAMPUS

http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc02/quimsoc.pdf


Artigo QNEsc – Água Dura e Sabão Mole

http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc02/exper2.pdf


Artigo QNEsc – Avaliação da qualidade de detergentes

http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc09/exper2.pdf


Experimento Prático


Saponificação

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/5893


Simulação


Roupa suja se lava na escola

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/5174

Avaliação
O professor poderá avaliar os alunos através das questões respondidas ao longo da aula e do relatório produzido no final da aula. Além dessa avaliação quantitativa, você poderá avaliar qualitativamente a participação dos alunos na execução das atividades propostas.
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