25/09/2009
Marco G. B. Burlamaqui
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Ensino Médio | Química | Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos |
Professor, salve o endereça da simulação em cada um dos computadores e leve para a sala de aula os materiais descritos a seguir:
Na sala de aula, divida a turma em grupos de três ou quatro alunos. Depois que os alunos se organizarem, peça para que um dos alunos se levante. Coloque três gotas de óleo na mão desse aluno, em seguida lave-a utilizando:
Apenas água;
Apenas Detergente;
Água e detergente juntos.
Professor, siga a ordem estabelecida acima.
Em seguida, faça a seguinte pergunta aos alunos:
1 – O que fez o óleo sair da mão do seu colega? Foi o detergente, a água ou os dois juntos?
Diante do que os alunos observaram, eles responderão que para remover o óleo da mão do aluno é necessário utilizar a água e o detergente ao mesmo tempo.
Em seguida, leve os alunos para o laboratório de informática, divida a turma em grupos de três ou quatro alunos, a quantidade de alunos por grupo poderá ser menor de acordo com a quantidade de computadores disponíveis. Depois que os alunos se organizarem, peça para que eles pesquisem na internet, utilizando os principais sites de busca, o motivo pelo qual o óleo foi removido utilizando água e detergente juntos.
Obs.: os alunos deverão entregar o resultado da pesquisa para o professor para compor a avaliação.
Provavelmente os alunos encontrarão que a molécula do detergente (sabão) possui uma cadeia carbônica longa com uma extremidade carregada (que é atraída pela água) e a outra não se solubiliza na água.
Em seguida, peça para que os alunos abram a simulação abaixo:
Roupa suja se lava em casa
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=17157
Figura 1 – Tela inicial do recurso
Durante a simulação os alunos deverão clicar nas palavras sublinhadas para que eles tenham acesso às informações adicionais. Peça para que eles respondam as questões abaixo, utilizando as informações da simulação:
1 – O que é gordura?
2 – O que são detergentes?
3 – Qual propriedade dos sabões e dos detergentes faz com que eles removam a gordura?
4 – Sabendo que a molécula de sabão possui uma extremidade polar e outra apolar, indique na simulação a estrutura que representa corretamente o sabão.
Obs.: as respostas deverão ser entregues para o professor para compor a avaliação.
Mesmo que os alunos encontrem qual é o líquido que removerá a mancha na primeira tentativa peça para que eles testem todos os líquidos.
Figura 2 – Opções de substâncias para remover a mancha da camisa
Depois que os alunos responderem as questões propostas, pergunte qual a diferença entre os detergentes e os sabões? Peça para que eles pesquisem na internet para que respondam esta questão.
É provável que os alunos encontrem a informação de que o sabão seja um detergente, mas informe para eles que esse termo geralmente é usado para designar os substitutos sintéticos do sabão.
Figura 3 - alquilbenzeno-sulfonatos de sódio, de cadeia linear
Figura 4 - É estabelecido como padrão de detergente aniônico biodegradável.
Professor, nesse momento trabalhe com os seus alunos os problemas de se usar muito detergente e sabões, pois esses diminuem a tensão superficial da água.
Para sistematizar a aula os alunos deverão fazer um relatório sobre as propriedades dos sabões e detergentes e a diferença entre os mesmos.
Caso o professor não tenha à sua disposição um laboratório computacional e possua apenas um computador com um datashow, poderá mostrar a simulação aos alunos na própria sala de aula.
Nome | Tipo |
---|---|
Roupa suja se lava em casa | Animação/simulação |
Artigos da Revista Química Nova na Escola
Artigo QNEsc – XAMPUS
http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc02/quimsoc.pdf
Artigo QNEsc – Água Dura e Sabão Mole
http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc02/exper2.pdf
Artigo QNEsc – Avaliação da qualidade de detergentes
http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc09/exper2.pdf
Experimento Prático
Saponificação
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/5893
Simulação
Roupa suja se lava na escola
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!