Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Combatendo a dengue

 

19/11/2008

Autor e Coautor(es)
BEATRIZ ANSARAH RIZEK
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Causas e efeitos da dengue - Formas de prevenção e combate aos focos do mosquito transmissor da doença - Como agir em casos de dengue
Duração das atividades
4-6 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/776/imagens/animado.gif

1. Apresentar aos alunos a seguinte situação: imagine que no lugar em que você mora há muitos focos do mosquito da dengue e, a cada dia , um conhecido seu é contagiado. Por esta razão, você precisa organizar uma equipe em sua escola para estudar mais a respeito do tema e montar um teatro de fantoches para apresentação em sua comunidade.

2. Discutir com os alunos o que eles já sabem a respeito da Dengue e registrar os conhecimentos prévios do grupo.

3. No laboratório de informática, apresentar e discutir o vídeo sobre a Dengue:


Dengue

4. Propor que os alunos explorem o jogo da dengue e compartilhem as descobertas após a experiência.


Jogo da dengue

5.  Organizar os grupos para a realização do teatro de fantoches. Cada membro deverá assumir um papel e pesquisar a respeito para contribuir com o roteiro:

Mosquito -  deverá escrever um texto de apresentação como se fosse um mosquito transmissor da dengue, abordando:  nome e sua descrição detalhada ( como você é, com o que se parece); quando costuma atacar as pessoas; espaços de proliferação; forma de transmissão.

Menino(a) doente - deverá escrever um texto de apresentação como se tivesse sido  infectado pelo mosquito, abordando: nome e apresentação pessoal, como foi contaminado(a); o que está sentindo (sintomas); que tipo de dengue foi transmitida (comum ou hemorrágica) e qual a diferença entre elas.

Mãe ou pai do(a) menino(a) infectado(a) -  deverá escrever um texto de apresentação como se fosse a mãe(ou o pai) do(a) menino(a) que ficou doente,  contando como agiu nesta situação. Lembrar de abordar: apresentação pessoal, a primeira atitude que tomou ao perceber que o filho estava doente; o tratamento atribuído  em casa; se fez uso de medicação mediante prescrição médica e por qual motivo.

6. Após realizar as pesquisas, os grupos deverão se reunir para a escrita do roteiro. Para a produção colaborativa, a sugestão é a utilização do editor de textos do Google Docs.

Para utilizar o google docs, indicamos  o seguinte tutorial: http://br.youtube.com/watch?v=Z3z_p-HhS8k

7. Após as produções, é importante que um grupo leia o roteiro do outro grupo e aponte sugestões que complementem as informações, tendo em mente que o público se constitui, também, de pessoas analfabetas e/ou portadoras de necessidades especiais (baixa audição / baixa visão).

8. Discutir os roteiros com os alunos, de forma coletiva, realizando intervenções relacionadas a melhoria da escrita (ortografia, gramática, coesão e coerência) e forma de abordagem dos conceitos.

9. Organizar, com os alunos, a preparação para as apresentações, identificando materiais que poderão ser utilizados na criação dos fantoches (papéis, sucatas em geral) e realização dos ensaios.

10. Apresentar o teatro de fantoches para a comunidade e se possível filmar a apresentação para deixar disponível no Youtube, no site ou blog da escola.
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Jogo da dengue Animação/simulação
Dengue Animação/simulação
Recursos Complementares
Esta atividade foi adaptada a partir da Webquest disponível em: www.vivenciapedagogica.com.br/webquest/dengue . Ver outras sugestões disponíveis neste site.
Avaliação
Organizar uma rubrica para avaliação e co-avaliação dos alunos. A rubrica deverá abordar todas as competências e habilidades relacionadas aos objetivos do professor. Como sugestão de rubrica a ser adaptada, indicamos a que está disponível em: http://www.vivenciapedagogica.com.br/webquest/dengue/avaliacao.html
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.