19/11/2008
Mary Grace Martins
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
1. Apresentar aos alunos a seguinte situação: imagine que no lugar em que você mora há muitos focos do mosquito da dengue e, a cada dia , um conhecido seu é contagiado. Por esta razão, você precisa organizar uma equipe em sua escola para estudar mais a respeito do tema e montar um teatro de fantoches para apresentação em sua comunidade.
2. Discutir com os alunos o que eles já sabem a respeito da Dengue e registrar os conhecimentos prévios do grupo.
3. No laboratório de informática, apresentar e discutir o vídeo sobre a Dengue:
4. Propor que os alunos explorem o jogo da dengue e compartilhem as descobertas após a experiência.
5. Organizar os grupos para a realização do teatro de fantoches. Cada membro deverá assumir um papel e pesquisar a respeito para contribuir com o roteiro:
Mosquito - deverá escrever um texto de apresentação como se fosse um mosquito transmissor da dengue, abordando: nome e sua descrição detalhada ( como você é, com o que se parece); quando costuma atacar as pessoas; espaços de proliferação; forma de transmissão.
Menino(a) doente - deverá escrever um texto de apresentação como se tivesse sido infectado pelo mosquito, abordando: nome e apresentação pessoal, como foi contaminado(a); o que está sentindo (sintomas); que tipo de dengue foi transmitida (comum ou hemorrágica) e qual a diferença entre elas.
Mãe ou pai do(a) menino(a) infectado(a) - deverá escrever um texto de apresentação como se fosse a mãe(ou o pai) do(a) menino(a) que ficou doente, contando como agiu nesta situação. Lembrar de abordar: apresentação pessoal, a primeira atitude que tomou ao perceber que o filho estava doente; o tratamento atribuído em casa; se fez uso de medicação mediante prescrição médica e por qual motivo.
6. Após realizar as pesquisas, os grupos deverão se reunir para a escrita do roteiro. Para a produção colaborativa, a sugestão é a utilização do editor de textos do Google Docs.
Para utilizar o google docs, indicamos o seguinte tutorial: http://br.youtube.com/watch?v=Z3z_p-HhS8k
7. Após as produções, é importante que um grupo leia o roteiro do outro grupo e aponte sugestões que complementem as informações, tendo em mente que o público se constitui, também, de pessoas analfabetas e/ou portadoras de necessidades especiais (baixa audição / baixa visão).
8. Discutir os roteiros com os alunos, de forma coletiva, realizando intervenções relacionadas a melhoria da escrita (ortografia, gramática, coesão e coerência) e forma de abordagem dos conceitos.
9. Organizar, com os alunos, a preparação para as apresentações, identificando materiais que poderão ser utilizados na criação dos fantoches (papéis, sucatas em geral) e realização dos ensaios.
10. Apresentar o teatro de fantoches para a comunidade e se possível filmar a apresentação para deixar disponível no Youtube, no site ou blog da escola.
Nome | Tipo |
---|---|
Jogo da dengue | Animação/simulação |
Dengue | Animação/simulação |
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Cinco estrelasotimo
24/03/2010
Quatro estrelasA teoria do autor foi muito bem colocada, pois suas propostas foram claras. Podemos oberserva, que existe diversas maneiras de aprender de uma forma interessantte e estimuladora.