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Por que não percebemos a forma da Terra?

 

28/09/2009

Autor e Coautor(es)
Amélia Pereira Batista Porto
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Reconhecer a Terra como um planeta de forma arredondada;
• Relacionar a percepção que se tem da Terra ao fato de estarmos em sua superfície.

Duração das atividades
100 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções elementares de proporção e formas, noções espaciais como estar dentro ou estar fora, sob ou sobre.

Estratégias e recursos da aula

Introdução
Mesmo conhecendo o globo terrestre e tendo visto fotografias espaciais da Terra, é comum ouvirmos dos nossos alunos perguntas como: Se a Terra é redonda, porque quando olhamos a nossa volta o que vemos são montanhas, prédios, rios e mar? Assim como foi difícil para os povos antigos responderem a essa pergunta, as crianças não querem apenas acreditar nas respostas dadas pela ciência, elas querem investigar e entender os por quês. Nesta aula, propomos uma atividade investigativa que poderá auxiliá-los na busca de resposta para a pergunta formulada.
Através de uma atividade investigativa utilizando a observação pretendemos que os alunos percebam que a posição em que nos colocamos em relação aos objetos, ou a forma como os tocamos interfere na maneira como os vemos, fazendo com que muitas vezes esses sejam vistos apenas parcialmente e não na sua dimensão global. Utilizamos a atividade investigativa porque ela desenvolve a percepção sensorial das crianças permitindo-lhes investigar fatos por meio de experiências diretas. Assim, esperamos que através das atividades propostas e das discussões realizadas as crianças entendam porque não percebemos a forma arredondada da Terra, estando em sua superfície.

Desenvolvimento

Pedir às crianças que desenhem a Terra. Distribuir uma folha de papel tipo ofício e deixar que façam os seus desenhos. Peça-lhes para colorir. Enquanto desenham circule sobre a sala observando os desenhos. Converse com as crianças sobre como fizeram os seus desenhos e porque assim os fizeram. É comum ouvirmos os alunos perguntarem se queremos que desenhe a Terra que moramos ou a Terra planeta. E os desenhos muitas vezes justificam essa pergunta, isso porque eles costumam desenhar a Terra redonda como representada pelo globo terrestre, quando pensam no planeta ou, simplesmente, desenham uma paisagem com casa, árvore, montanha e as pessoas, quando se trata da Terra como local de morada. Essa atividade pode nos informar à cerca das concepções alternativas que possuem sobre a questão investigada. Enquanto as crianças estão se organizando para realizar a atividade. Faça perguntas como:
- Você já viu fotografias da Terra vista do espaço?Como são essas fotos?Você acredita que essas fotos foram realmente feitas do espaço?
- Elas se parecem com as fotografias que você costuma ver do lugar onde mora?Por quê?
- Você já viu fotos aéreas de cartão postal?Como você imagina que essas fotos são feitas? Elas mostram espaços maiores ou menores que as fotografias que normalmente fotografamos?Por que isso acontece?
Seria interessante exibir algumas fotos aéreas tipo cartão postal, bem como outras fotos feitas a curta distância do local, para que as crianças estabeleçam comparações. Recursos como esses estimulam a curiosidade infantil e incentivam a investigação. Fotos espaciais também podem ser exibidas em um segundo momento, após as crianças concluírem os desenhos e realizaram a atividade com as bolas, para que não interfiram nos resultados, antecipando informações.
- Gostaria que vocês fizessem um desenho da Terra. Cada um vai fazer o seu desenho sem se preocupar com o desenho do colega. Vocês podem escrever também sobre as ideias que têm sobre a Terra.Veja alguns desenhos feitos pelos meus alunos do 3º ano fundamental.

Ilustração 1 - esse desenho foi um dos que mais me impressionou. A Terra, o Sol e a Lua foram colocados em suportes, como conhece a representação da Terra no Globo Terrestre. Embora tenha feito um desenho geocêntrico, diz que desenhou o sistema solar. Vivendo o seu egocentrismo, se identifica com a Terra. Imagens fantásticas complementam o seu desenho.

Ilustração 2 - Essa criança, antes de fazer o desenho perguntou-me: "é para desenhar a Terra que eu moro ou a Terra Planeta?". Respondi que desenhasse a Terra. Diante da minha resposta ela desenhou tanto a Terra esférica, quanto uma paisagem terrestre. Na redação da criança ela aborda aspectos das duas representações. A Lua que aparece ao lado da Terra tem olho e boca.

Ilustração 3 - Essa criança acredita que a Terra é um anel e que as cidades estão dentro desse anel. Coloca a Lua e o Sol agarrados ao anel. De todos os desenhos apresentados somente esse não representou a Terra como esfera.

Provavelmente os desenhos feitos pelos seus alunos apresentem algumas características semelhantes. A partir dos desenhos, você pode encaminhar as discussões que devem anteceder a atividade experimental que estamos propondo. Expor os desenhos no mural da sala.
- Todos desenharam a Terra do mesmo jeito?
- O desenho que você fez representa a Terra vista do espaço ou de onde você vive?
- Que diferenças foram observadas?
- O que você pensou ao desenhar a Terra da forma como desenhou?
- É fácil para você aceitar que a Terra tem a forma arredondada, mesmo que não a veja assim?Por quê?
Enfim, explore os desenhos, de modo a estimular a curiosidade, a capacidade investigativa das crianças.

Atividade experimental
Organizar as crianças em roda para realizar a atividade investigativa. Lembramos a importância de conhecer a atividade proposta com antecedência e ter o material necessário disponível. As próprias crianças podem ser solicitadas a trazer as bolas que serão utilizadas no experimento. Caso o mobiliário e espaço da sala não permitam organizar as crianças em roda dentro da própria sala, a atividade poderá se realizar fora da sala, no pátio da escola, por exemplo. Neste caso organize os alunos para essa saída, fazendo as orientações que se fizerem necessárias.
Material: quatro bolas de tamanhos diferentes: uma bola de gude pequena, uma bola de tênis ou frescobol, uma bola de futebol, vôlei ou de tamanho semelhante, e uma bola de plástico pelo menos três vezes maior que a bola de futebol.
Como fazer:
A atividade é iniciada pela bola de menor tamanho. Peça cada criança que estenda a mão espalmada. Coloque a bolinha no centro da palma da mão da criança. Ela deverá responder se consegue perceber a forma da mesma sem fechar a mão, ou ser tocada usando a outra mão. Em seguida peça que feche a mão e responda novamente. Todas as crianças devem passar por essa experiência. Enquanto a bola circula pela roda, peça às crianças que falem sobre o que está sendo observado e percebido usando apenas a sensibilidade tátil. A mesma atividade deve ser repetida usando as outras bolas.
Algumas sugestões de pergunta:
- Foi possível identificar a primeira bolinha colocada na palma da mão sem tocá-la, apenas pelo contato?
- Fechando a mão é possível identificá-la? Por quê?
- Você consegue fechar a mão com as bolas maiores? Por quê?
Perguntas semelhantes devem ser feitas com todas as bolas, lembrando que com as bolas maiores que a palma da mão a criança, certamente, não conseguirá fechar a mão, mas deverá tentar. A outra mão não deve ser usada para facilitar a identificação. É importante que as crianças relatem a dificuldade de identificar tanto a bola de menor tamanho como as bolas maiores que sua mão.
Outras perguntas:
- Em quais bolas você conseguiu perceber melhor a sua forma arredondada?
- Você teve a impressão que a bola maior não era redonda? Por quê?
- Imagine que a sua mão representa você e a bola maior representa a Terra. Você conseguiria perceber que a Terra era redonda?
Ao final da atividade deve ficar claro para as crianças que somente foi possível identificar as bolas de menor tamanho que a mão. Vale dizer que em nenhum dos casos a identificação usando a percepção visual deve ser c onsiderada. Relacione a atividade das bolas com as fotografias a diferentes distâncias para que as crianças percebam que no primeiro caso a identificação das bolas maiores não é possível porque não podemos senti-las na sua totalidade, e que no caso das fotografias, quanto maior a distância entre o fotógrafo e o espaço fotografado maior será o seu campo de visão, embora se perca os detalhes. Sugiro que consulte a aula que apresentamos sobre tamanho real e tamanho aparente, pois ela amplia algumas informações aqui trabalhadas. Já em sala de aula, caso tenha realizado a atividade em espaço externo, retome as discussões para registro coletivo.
- As atividades que realizamos ajudaram você a compreender por que não sentimos nem vemos a forma da Terra quando nela estamos?
- Por que as fotografias aéreas retratam espaços mais amplos?
- Por que é possível aos astronautas verem a Terra redonda quando estão no espaço?
- Você já pensou o quanto somos pequenos em relação à Terra que vivemos?

Sugestão de registro:
As atividades realizadas hoje nos ajudaram a entender porque não sentimos nem vemos a Terra na sua forma arredondada quando nela estamos. Vivemos na superfície da Terra e somos muito menores que ela, por isso quando olhamos a nossa volta vemos apenas o que está mais próximo: casas, prédios, montanhas, rios, mar entre outras coisas.

Avaliação

Temos insistido em nossas propostas de aula que a avaliação formativa não ocorre em momentos isolados, mas ao longo de todo processo de aprendizagem, e que devemos estar atentos tanto à construção de conhecimentos conceituais como aos conhecimentos atitudinais e comportamentais. Assim, enquanto os alunos desenham, realizam o experimento e fazem suas observações emitindo opiniões, temos que estar atentos. Em diferentes momentos eles nos dão “pistas” do que já sabem e daquilo que ainda precisa ser apropriado, orientando-nos naquilo que deve ser retomado ou revisto em outros momentos. Feitas as considerações, apresentamos mais uma possibilidade para avaliá-los.

Sugestão de avaliação para ser realizada em casa.
Você realizou algumas atividades para investigar porque não percebemos a forma arredondada da Terra.
Em casa peça a um adulto para desenhar a Terra como ele a imagina.
Compare o desenho feito pelo adulto com o desenho que você fez em sala.
Escreva se ele mostrou saber qual é a forma da Terra e como ele chegou a essa ideia.

Ao analisar a atividade feita em casa pelo aluno, verifique se ele foi capaz de aplicar o conhecimento trabalhado em sala para analisar o desenho feito pelo adulto.
Atenção! Se você gostou da nossa sugestão para a aula de hoje, esta e outras sugestões que ampliam os conceitos aqui trabalhados podem ser encontradas no vol. 3 do livro de ciências da coleção “Asas para voar” Editora Ática, de nossa autoria.

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