30/10/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cidadania e participação |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Educando e o lugar de vivência |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Seres humanos e o meio ambiente |
-Problematizar fatos observados cotidianamente,interessando-se pela busca de explicações e pela ampliação de sua visão de mundo.
-Reconhecer e valorizar seu próprio saber sobre o meio natural e social, interessando-se por enriquecê-lo e compartilhá-lo.
- Interessar pelo debate de idéias e pela fundamentação de seus argumentos.
- Identificar e comentar iniciativas pessoais, coletivas e governamentais de defesa do meio ambiente.
- Desenvolver atitudes positivas relacionadas à preservação dos recursos naturais e do meio ambiente rural e urbano.
- Saber fazer um gráfico de barras.
- aula interativa;
- vídeo
- leitura de texto
- leitura de imagem
- trabalho em grupo
- pesquisa de campo;
- construir um gráfico de barras;
1º passo:
- Colocar o título da aula no quadro: MEIO AMBIENTE AGRADECE O CIDADÃO CONSCIENTE e questionar: O que essa frase quer dizer? O que cada um entende por ela? Qual o sentido da palavra CONSCIENTE?
2º passo:
- Preparar os alunos para assistirem ao vídeo do Ministério do Meio Ambiente , solicitando-os que tentem perceber qual é a função desse vídeo.
- Em seguida, o professor propõe que a turma tente sintetizar a idéia do fundador do grupo Afro Reggae – José Junior , em uma frase. As ideias dos alunos deverão ser registradas no quadro para que se faça a escolha de melhor frase ( o professor deverá deixar essa frase registrada).
http://www.youtube.com/watch?v=QeqBwx1g2lQ
3º passo:
- Apresentar apenas essa imagem e solicitar que os alunos façam inferência sobre o assunto que ela retrata. O professor ouvirá todos os alunos que desejarem opinar, sem fazer nenhuma intervenção.
http://www.ecoblogs.com.br/2009/06/24/saco-e-um-saco/ . Acessado em 17.09.2009.
- Depois de ouvir os alunos, o professor apresenta o texto completo e solicita que os alunos digam se a hipótese levantada por eles foi ou não confirmada.
- Fazer, com os alunos a leitura do texto que foi adaptado para essa aula.
Saco é um saco
24.06.09 - 12:49 | Categorias: Rede Ecoblogs
Saco é um saco
“Para nós, para a cidade, para o planeta e para o futuro”.
Com este slogan foi lançada a campanha nacional do Ministério do Meio Ambiente, esta semana, pelo ministro Carlos Minc, em São Paulo.
“Pode parecer que são de graça, por que são distribuídas à vontade… Errado! Todos pagam por eles: recursos naturais como petróleo e água são usados para sua fabricação, energia é consumida, e, quando as descartamos, elas ajudam a obstruir pontos de drenagem de chuvas – causando enchentes -, poluem cidades e matas, podem ser ingeridos por animais e permanecem no meio ambiente por séculos.“
Imagem: minhas compras em sacolas ecológicas.
Acessado em 17.09.2009: http://www.ecoblogs.com.br/2009/06/24/saco-e-um-saco/
- Em seguida, o professor solicita aos alunos a leitura do trecho que:
a) conta porque o saco de plástico parece que é de graça.
b) fala dos recursos naturais usados na f abricação dos sacos plásticos.
c) fala sobre o que os sacos plásticos provocam quando são descartados incorretamente.
- O profess or solicita ainda, que os aluno s expliquem o sentid o do slogan da campanh a:
Saco é um s aco! “Para nós, para a cidade, para o pl aneta e para o futuro”
- A partir das discussões acima, o professor propõe aos alunos reunirem a frase escolhida por eles no 2º passo dessa aula e o slogan da campanha do Ministério do Meio Ambiente (Saco é um saco “Para nós, para a cidade, para o planeta e para o futuro”) e em grupo, criar alternativas mais práticas e eficientes para carregarem seus produtos.
- Ainda em grupo, os alunos deverão transformar as alternativas criadas por eles no item anterior em slogans ( enunciado conciso, breve e curto, fácil de ser lembrado). Esses slogans serão colocados em faixas e espalhados pela escola ( lembrando que o objetivo nesse momento é também conscientizar a escola da importância dessa campanha).
5º passo:
- A turma será dividida em 05 grupos e cada um deles deverá entrevistar 02 pessoas da escola e da comunidade onde vivem sobre as questões abaixo ( o professor deverá preparar pelo menos 10 cópias do material).
QUESTÕES PARA A PESQUISA DE CAMPO Marque a alternativa que retrata melhor sua atitude: 1 - Quando vai fazer compras, você: ( ) Pega mais de uma sacola para transportar suas compras. 2 – Quando tem que descartar um saco plástico, você: ( ) Olha pro lado e joga o saco na próxima esquina. 3 - Quando lê ou assiste algum vídeo que denuncia o estrago provocado pelo descarte incorreto do saco plástico na natureza, você: ( ) Fica preocupado mas não faz nada para mudar. 4- Na sua comunidade, em relação ao meio ambiente, você: ( ) Se preocupa, mas está muito ocupado com outras coisas mais importantes. |
- Com as respostas em mãos, a turma vai colocar, em um gráfico de barras, os dados referentes à pesquisa realizada e vai criar uma estratégia de divulgação do resultado para os pesquisados ( sugere-se reunir todos na escola e os alunos poderão apresentar esses dados e ainda fazer uma explanação sobre tudo o que aprenderam com essa aula).
O RESULTADO 1- Se você marcou todas as alternativas do meio você está de parabéns! 2- Se você marcou algumas das alternativas do meio, você ainda pode ganhar parabéns.Está tentando mudar ,não é? 3- Se você não marcou nenhuma alternativa do meio... Se liga cara !!!! |
- Vídeo do Ministério do Meio Ambiente
- http://www.voluntariosonline.org.br/noticia/148-Consumo-consciente-de-sacolas-plasticas-e-a-nova-campanha--Saco-e-um-saco-
- http://www.ecoblogs.com.br/2009/06/24/saco-e-um-saco/
http://www.youtube.com/watch?v=QeqBwx1g2lQ-
-http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=jornal+do+meio+ambiente-InforMMA&btnG=Pesquisar&meta=&aq=f&oq=
http://www.google.com.br/search?q=planeta+sustentavel+abril+br&channel=linkdoctor
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Cinco estrelasO meio ambiente agradece a qualquer iniciativa que venha com o propósito de preservação. No momento atual só existem dois caminhos para o homem ou preserva o meio ambiente ou é o caos. Essa aula é mais uma ferrammenta que podemos utilizar para que o homem consiga sair desse estado de consciência inferior e assumir a sua posição de excelência no planeta Terra. Obrigada Vânia e Sulamita. Abraços Virtuais. Denize