Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MEIO AMBIENTE AGRADECE AO CIDADÃO CONSCIENTE

 

30/10/2009

Autor e Coautor(es)
Vânia Lúcia Lima Vieira de Mello
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cidadania e participação
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Educando e o lugar de vivência
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Problematizar fatos observados cotidianamente,interessando-se pela busca de explicações e pela ampliação de sua visão de mundo.
-Reconhecer e valorizar seu próprio saber sobre o meio natural e social, interessando-se por enriquecê-lo e compartilhá-lo.
- Interessar pelo debate de idéias e pela fundamentação de seus argumentos.
- Identificar e comentar iniciativas pessoais, coletivas e governamentais de defesa do meio ambiente.
- Desenvolver atitudes positivas relacionadas à preservação dos recursos naturais e do meio ambiente rural e urbano.

Duração das atividades
2 aulas ou aproximadamente 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Saber fazer um gráfico de barras.

Estratégias e recursos da aula

- aula interativa;
- vídeo
- leitura de texto
- leitura de imagem
- trabalho em grupo
- pesquisa de campo;
- construir um gráfico de barras;

1º passo:

- Colocar o título da aula no quadro: MEIO AMBIENTE AGRADECE O CIDADÃO CONSCIENTE  e questionar: O que essa frase quer dizer? O que cada um entende por ela? Qual o sentido da  palavra CONSCIENTE?

2º passo:

- Preparar os alunos para assistirem ao vídeo do Ministério do Meio Ambiente , solicitando-os que tentem perceber qual é a função desse vídeo.

- Em seguida, o professor propõe que a turma tente sintetizar a idéia do fundador do grupo Afro Reggae – José Junior , em uma frase. As ideias dos alunos deverão ser registradas no quadro para que se faça a escolha de melhor frase ( o professor deverá deixar essa frase registrada).

http://www.youtube.com/watch?v=QeqBwx1g2lQ

3º passo:

- Apresentar apenas essa imagem e solicitar que os alunos façam inferência sobre o assunto que ela retrata. O professor ouvirá todos os alunos que desejarem opinar, sem fazer nenhuma intervenção.

http://www.ecoblogs.com.br/2009/06/24/saco-e-um-saco/ . Acessado em 17.09.2009.

- Depois de ouvir os alunos, o professor apresenta o texto completo e solicita que os alunos digam se a hipótese levantada por eles foi ou não confirmada.

- Fazer, com os alunos a leitura do texto que foi adaptado para essa aula.

                                            Saco é um saco
                          24.06.09 - 12:49 | Categorias: Rede Ecoblogs

                        

                                    Saco é um saco
“Para nós, para a cidade, para o planeta e para o futuro”.
Com este slogan foi lançada a campanha nacional do Ministério do Meio Ambiente, esta semana, pelo ministro Carlos Minc, em São Paulo.

“Pode parecer que são de graça, por que são distribuídas à vontade… Errado! Todos pagam por eles: recursos naturais como petróleo e água são usados para sua fabricação, energia é consumida, e, quando as descartamos, elas ajudam a obstruir pontos de drenagem de chuvas – causando enchentes -, poluem cidades e matas, podem ser ingeridos por animais e permanecem no meio ambiente por séculos.“
Imagem: minhas compras em sacolas ecológicas.

Acessado em 17.09.2009: http://www.ecoblogs.com.br/2009/06/24/saco-e-um-saco/

- Em seguida, o professor solicita aos alunos a leitura do trecho que:

a) conta porque o saco de plástico parece que é de graça.
b) fala dos recursos naturais usados na f abricação dos sacos plásticos.
c) fala sobre o que os sacos plásticos provocam quando são descartados incorretamente.

- O profess or solicita ainda, que os aluno s expliquem o sentid o do slogan da campanh a:
Saco é um s aco! “Para nós, para a cidade, para o pl aneta e para o futuro”

< p>4º passo:

- A partir das discussões acima, o professor propõe aos alunos reunirem a frase escolhida por eles no 2º passo dessa aula e o slogan da campanha do Ministério do Meio Ambiente (Saco é um saco “Para nós, para a cidade, para o planeta e para o futuro”) e em grupo, criar alternativas mais práticas e eficientes para carregarem seus produtos.

- Ainda em grupo, os alunos deverão transformar as alternativas criadas por eles no item anterior em slogans ( enunciado conciso, breve e curto, fácil de ser lembrado). Esses slogans serão colocados em faixas e espalhados pela escola ( lembrando que o objetivo nesse momento é também conscientizar a escola da importância dessa campanha).

5º passo:

- A turma será dividida em 05 grupos e cada um deles deverá entrevistar 02 pessoas da escola e da comunidade onde vivem sobre as questões abaixo ( o professor deverá preparar pelo menos 10 cópias do material).

                              QUESTÕES PARA A PESQUISA DE CAMPO

Marque a alternativa que retrata melhor sua atitude:

1 - Quando vai fazer compras, você:

( ) Pega mais de uma sacola para transportar suas compras.
( ) Procura acomodar as compras usando o menor número possível de sacolas.
( ) Usa uma caixa de papelão ou leva uma sacola de pano de casa para transportara suas compras.

2 – Quando tem que descartar um saco plástico, você:

( ) Olha pro lado e joga o saco na próxima esquina.
( ) Procura um local apropriado para descartá-lo.
( ) Não sei dizer.

3 - Quando lê ou assiste algum vídeo que denuncia o estrago provocado pelo descarte incorreto do saco plástico na natureza, você:

( ) Fica preocupado mas não faz nada para mudar.
( ) Você se preocupa e tenta fazer alguma coisa para mudar.
( ) Você pensa :Isto não tem nada a haver comigo.

4- Na sua comunidade, em relação ao meio ambiente, você:

( ) Se preocupa, mas está muito ocupado com outras coisas mais importantes.
( ) Passa para outras pessoas as atitudes que vão beneficiar o meio ambiente.
( ) Não sabe o que dizer.

- Com as respostas em mãos, a turma vai colocar, em um gráfico de barras, os dados referentes à pesquisa realizada e vai criar uma estratégia de divulgação do resultado para os pesquisados ( sugere-se reunir todos na escola e os alunos poderão apresentar esses dados e ainda fazer uma explanação sobre tudo o que aprenderam com essa aula).

                                       O RESULTADO

1- Se você marcou todas as alternativas do meio você está de parabéns!
Você já é um cidadão ecologicamente correto!

2- Se você marcou algumas das alternativas do meio, você ainda pode ganhar parabéns.Está tentando mudar ,não é?

3- Se você não marcou nenhuma alternativa do meio... Se liga cara !!!!

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Denize, Escola Municipal Professora Noêmia Alves(Conde) e João Machado Colégio e Curso , Paraíba - disse:
    denigpessoa@hotmsil.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    O meio ambiente agradece a qualquer iniciativa que venha com o propósito de preservação. No momento atual só existem dois caminhos para o homem ou preserva o meio ambiente ou é o caos. Essa aula é mais uma ferrammenta que podemos utilizar para que o homem consiga sair desse estado de consciência inferior e assumir a sua posição de excelência no planeta Terra. Obrigada Vânia e Sulamita. Abraços Virtuais. Denize


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.