24/11/2008
Grace Luciana Pereira, Mary Grace Martins (orientação)
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Para nós, brasileiros é muito cômodo abrir torneiras, chuveiros, mangueiras e encontrar água em abundância. Esse fator faz com que a preocupação com esse recurso natural ainda esteja restrita a algumas pessoas e aos especialistas.
No entanto, em muitas outras realidades já existe uma preocupação muito séria na escassez desse recurso vital para a vida humana. Ao formarmos os cidadãos do futuro temos que em nossos conteúdos abordar essa questão despertando e alertando os alunos para uma atitude mais consciente em relação a esta questão. E mais do que isso é preciso proporcionar atividades em que os alunos estabeleçam relações entre os diversos aspectos que permeiam o assunto. Portanto nesta aula, os alunos pesquisarão sobre as águas subterrâneas sob diferentes pontos de vista.
1ª Etapa
Lance para os alunos a questão:
O que é um Aqüifero Guarani? Anote no quadro as hipóteses sugeridas pelos alunos.Em seguida apresente o aúdio dísponível no site do Portal do Professor
Aqüífero Guarani:
Origem e denominação
As regiões do aqüífero compunham um deserto pré-histórico. Com o passar do tempo, os ventos acumularam grandes depósitos arenosos (na Bacia Sedimentar do Paraná), representando um extenso campo de dunas que foi recoberto por um dos mais volumosos episódios de vulcanismo intracontinental do planeta, cuja lava solidificada originou a Formação Serra Geral, que vem a ser uma capa protetora do Aqüífero Guarani. Esses mecanismos geológicos é que originaram as rochas (formações geológicas), em cujos poros armazenam-se as águas do Aqüífero Guarani.
O termo Guarani foi sugerido pelo geólogo Danilo Antón em uma conversa informal com os colegas Jorge Montaño Xavier e Ernani Francisco da Rosa Filho, geólogos da Universidad de la Republica do Uruguai e Universidade Federal do Paraná, respectivamente, em 1994, e aprovado com o respaldo dos quatro países em uma reunião em Curitiba, em maio de 1996. O objetivo era unificar a nomenclatura das formações geológicas que formam o aqüífero, e que recebem nomes diferentes nos quatro países e, simultaneamente, prestar uma homenagem aos índios guaranis que habitavam a área de sua ocorrência, na época do descobrimento da América.
fonte: http://www.oaquiferoguarani.com.br/03.htm
2ª Etapa
Dividir a turma em 4 grupos, sendo cada um deles responsável por estudar a ocorrência e as peculiaridades do Aqüífero nos países por onde passa.
Cada grupo deverá elaborar um vídeo sobre o tema pesquisado, arquivando todas as informações que julgar necessárias à formação de opinião a respeito da situação atual de manejo do Aqüífero em cada região.
Ao término da atividade a equipe deve postar o vídeo no blog da turma.Para conduzir a postagem e elaboração do material produzido pelos alunos, o professor deverá abrir um blog para a classe.
Problematização da pesquisa:
A equipe deverá pesquisar a importância do Aqüífero Guarani para o país o qual está representando sob os seguintes aspectos:
1.Caracterização social do país;
2.Relação da economia com o Aqüífero Guarani;
3.A importância ambiental do Aqüífero Guarani para o país;
Sugestões de recursos para auxiliar na pesquisa:
Consulte o site específico sobre o Aqüífero, que oferece textos e entrevistas de interesse.
Assistir ao curta metragem Ilha das Flores , para analisar o processo de degradação do meio ambiente que vai da plantação de um simples tomate à sua comercialização e consumo. Destacar, nesse processo, as ações humanas que interferem na poluição das águas em âmbito nacional e internacional (afinal o Aqüífero ocorre em vários países).
Assistir aos vídeos intitulados Planeta Água , disponíveis gratuitamente na internet. Há versões diferentes sobre o tema "água", portanto, o aluno poderá escolher de acordo com seu interesse.
AVALIAÇÃO
Em relação a avaliação da pesquisa os seguintes aspectos serão considerados:
Cada item tem sua pontuação máxima.
|
|
|||
Conteúdo; 3 pontos |
||||
Participação da equipe; 3 pontos |
||||
Material apresentado; 1, 5 ponto |
||||
Criatividade; 1,5 ponto |
||||
Prazo; 1 ponto |
3ª Etapa
Cada equipe deve ler o material que as outras equipes postaram e responder a seguinte questão:
As respostas devem considerar:
Nome | Tipo |
---|---|
Preservação do Aquífero Guarani | Áudio |
Potencial econômico do Aquífero Guarani | Áudio |
Você sabe o que é um aquífero? | Áudio |
O acesso à água potável | Áudio |
O futuro da água no mundo | Áudio |
O que é o Aquífero Guarani? | Áudio |
Três estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Três estrelasbom