Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aqüífero Guarani- água nas entranhas na terra

 

24/11/2008

Autor e Coautor(es)
BEATRIZ ANSARAH RIZEK
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Grace Luciana Pereira, Mary Grace Martins (orientação)

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Aspectos gerais sobre a extensão do Aqüífero, características geológicas e hidroquímicas. Disponibilidade de água nos continentes. Usos da água nos países de área de abrangência do Aqüífero Guarani: Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil. Importância de proteção às águas subterrâneas Trabalho em equipe Argumentar sobre diferentes pontos de vista
Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimentos prévios: Saber o que lidar com postagens em blog e montagem de vídeo.
Estratégias e recursos da aula

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/779/imagens/ilustracao2.jpg

Para nós, brasileiros é muito cômodo abrir torneiras, chuveiros, mangueiras e encontrar água em abundância. Esse fator faz com que a preocupação com esse recurso natural ainda esteja restrita a algumas pessoas e aos especialistas.

No entanto, em muitas outras realidades já existe uma preocupação muito séria na escassez desse recurso vital para a vida humana. Ao formarmos os cidadãos do futuro temos que em nossos conteúdos abordar essa questão despertando e alertando os alunos para uma atitude mais consciente em relação a esta questão. E mais do que isso é preciso proporcionar atividades em que os alunos estabeleçam relações entre os diversos aspectos que permeiam o assunto. Portanto nesta aula, os alunos pesquisarão sobre as águas subterrâneas sob diferentes pontos de vista.

 

1ª Etapa

Lance para os alunos a questão:

O que é um Aqüifero Guarani? Anote no quadro as hipóteses sugeridas pelos alunos.Em seguida apresente o aúdio dísponível no site do Portal do Professor

 
Após ouvir o confronte as hipóteses dos alunos e peça para que alguém defina o termo.
Apresente essa ilustração e mostre o conceito.
 
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/779/imagens/mapa_3_2.gif


Aqüífero Guarani:

Origem e denominação

As regiões do aqüífero compunham um deserto pré-histórico. Com o passar do tempo, os ventos acumularam grandes depósitos arenosos (na Bacia Sedimentar do Paraná), representando um extenso campo de dunas que foi recoberto por um dos mais volumosos episódios de vulcanismo intracontinental do planeta, cuja lava solidificada originou a Formação Serra Geral, que vem a ser uma capa protetora do Aqüífero Guarani. Esses mecanismos geológicos é que originaram as rochas (formações geológicas), em cujos poros armazenam-se as águas do Aqüífero Guarani.

O termo Guarani foi sugerido pelo geólogo Danilo Antón em uma conversa informal com os colegas Jorge Montaño Xavier e Ernani Francisco da Rosa Filho, geólogos da Universidad de la Republica do Uruguai e Universidade Federal do Paraná, respectivamente, em 1994, e aprovado com o respaldo dos quatro países em uma reunião em Curitiba, em maio de 1996. O objetivo era unificar a nomenclatura das formações geológicas que formam o aqüífero, e que recebem nomes diferentes nos quatro países e, simultaneamente, prestar uma homenagem aos índios guaranis que habitavam a área de sua ocorrência, na época do descobrimento da América.
fonte: http://www.oaquiferoguarani.com.br/03.htm

 

2ª Etapa

Dividir a turma em 4 grupos, sendo cada um deles responsável por estudar a ocorrência e as peculiaridades do Aqüífero nos países por onde passa.
Cada grupo deverá elaborar um vídeo sobre o tema pesquisado, arquivando todas as informações que julgar necessárias à formação de opinião a respeito da situação atual de manejo do Aqüífero em cada região.
Ao término da atividade a equipe deve postar o vídeo no blog da turma.Para conduzir a postagem e elaboração do material produzido pelos alunos, o professor deverá abrir um blog para a classe.


Problematização da pesquisa:

A equipe deverá pesquisar a importância do Aqüífero Guarani para o país o qual está representando sob os seguintes aspectos:
1.Caracterização social do país;
2.Relação da economia com o Aqüífero Guarani;
3.A importância ambiental do Aqüífero Guarani para o país;

 

 Sugestões de recursos para auxiliar na pesquisa:

 
 
 

Consulte o site específico sobre o Aqüífero, que oferece textos e entrevistas de interesse.

Assistir ao curta metragem Ilha das Flores , para  analisar o processo de degradação do meio ambiente que vai da plantação de um simples tomate à sua comercialização e consumo. Destacar, nesse processo, as ações humanas que interferem na poluição das águas em âmbito nacional e internacional (afinal o Aqüífero ocorre em vários países).

Assistir aos vídeos intitulados  Planeta Água ,  disponíveis gratuitamente na internet.  Há versões diferentes sobre o tema "água", portanto, o aluno poderá escolher de acordo com seu interesse.

 

AVALIAÇÃO

Em relação a avaliação da pesquisa os seguintes aspectos serão considerados:

Cada item tem sua pontuação máxima.

 



                            

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/779/imagens/bandeira-argentina.jpg http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/779/imagens/bandeira_do_brasil.gif  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/779/imagens/paraguai.jpg   
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/779/imagens/bandeira_uruguay.gif  

Conteúdo;

3 pontos





Participação da equipe;

3 pontos





Material apresentado;

1, 5 ponto

       

Criatividade;

1,5 ponto

       

Prazo;

1 ponto

       

 

3ª Etapa

Cada equipe deve ler o material que as outras equipes postaram e responder a seguinte questão:

  1. Como o Aqüífero Guarani que é compartilhado por países diferentes pode ser explorado de forma sustentável?
  2. Quais ações dos países envolvidos seriam necessárias para proteger essa riqueza ambiental?

As respostas devem considerar:

  • Formas de manejo da água natural subterrânea e da água de superfície; Áreas de abrangência (rurais, urbanas, selvagens);
  • Iniciativas locais de preservação;
  • Ações locais de reuso da água;
  • Políticas de conscientização do patrimônio líquido, etc. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Preservação do Aquífero Guarani Áudio
Potencial econômico do Aquífero Guarani Áudio
Você sabe o que é um aquífero? Áudio
O acesso à água potável Áudio
O futuro da água no mundo Áudio
O que é o Aquífero Guarani? Áudio
Recursos Complementares
1. Detalhamentos sobre as águas naturais brasileiras podem ser encontrados no site Universidade da Água , no endereço http://www.uniagua.org.br/website/default.asp?tp=3&pag=aquifero.htm (14/09/08)
Avaliação
Verificar a produção e os avanços dos alunos em relação ao tema e ainda, as soluções sugeridas para a preservação deste patrimônio ambiental.
Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.