23/11/2009
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Construir um conceito coletivo sobre as atividades circenses, vivenciar os movimentos circenses através de brincadeiras e jogos.
Conceito de Ginástica, GA e GR e Academia.
Espaço: Quadras abertas ou não
Material: Fotos, colchões
Após uma reunião, apresentar várias fotos com as modalidades circenses e analisar o que está sendo apresentado com as seguintes questões: O que estas pessoas estão fazendo? Quem já viu essas práticas e onde? O que a gente presencia a mais no circo? Existem alguns movimentos no circo que se assemelham aos movimentos das ginásticas? Por quê? Após esse levantamento de elementos do circo, voltar às fotos apresentando cada modalidade (como é feita, quais os aspectos de segurança e movimentos específicos)
OBS.: (O circo, tem uma contextualização história e social diferente das manifestações corporais da Ginástica. Alguns movimentos podem trazer uma compreensão de que a as atividades circenses se assemelham às ginásticas, porém, não podem ser considerados como parte do universo da ginástica)
Fotos:
01 - http://www.batuquedogato.com.br/monociclo/malabarista_04.jpg
02 - http://www.es.gov.br/site/files/arquivos/imagem/circoescolaMarcos-Ant.jpg
03 - http://rioscope.com.br/wp-content/uploads/2008/06/foto-aurelia-tecido-2.JPG
04 - http://tropatrupe.blogspot.com/2009_08_01_archive.html
05 - http://revistaboemia.com.br/ImageBank/FCKEditor/image/Festival-Paulista-de-Circo-.jpg
06 - http://tvglobo.domingaodofaustao.globo.com/files/599/2008/10/post_10.jpg
07 - http://www.blogtribuna.com.br/microfonia/ImageBank/FCKEditor/image/O%20Teatro%20M%C3%A1gico%20TRAP%C3%89ZIO.jpg
Organizar algumas brincadeiras que irão remeter ao universo circense tais como:
Jogo da mímica (palhaço): O professor escolherá um aluno e pedirá que ele, através da mímica - sem usar palavras - represente um filme, uma personalidade ou um objeto. Os demais terão que adivinhar o que ele está representando. Aquele que acertar, será o mímico;
Imitando o mestre (palhaço): Um aluno será o mestre e ficará à frente de uma fila. Ele andará pelo espaço e irá realizar alguns movimentos. Os demais, seguindo a fila, terão que acompanhá-lo realizando todos os mov imentos que o mestre faz;
Carrinho de mão (acrobacia coletiva): Os alunos se organizarão em duplas. Um aluno pegará os pés do outro que por sua vez apoiará o seu peso sobre os braços estendidos no chão. Percorrer pelo espaço e, ao sinal do professor, as funções são trocadas;
Esteira viva (acrobacia coletiva): Os alunos deitarão, um ao lado do outro, com a barriga para cima e com os braços acima da cabeça. Somente um aluno deitará de barriga para baixo sobre esses alunos, com as pernas e braços estendidos. Ao sinal do professor, os alunos perfilados irão rolar em um mesmo sentido e a criança irá deslizar sobre eles. Depois, trocam-se as funções;
Estrela (acrobacias individuais): Com uma linha traçada no chão, os alunos percorrerão o trajeto realizando estrelas com o objetivo de manter sempre os pés e as mãos em cima da linha (primeiro os pés, depois as mãos e assim sucessivamente);
Cambalhota (acrobacias individuais): Em um colchão, o aluno, agachado, realizará o rolamento para a frente sobre a cabeça. (Atentar-se para a segurança na execução do movimento)
A partir da pergunta “O que é atividade circense?” registrar o que os alunos apreenderam.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!