Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A notícia e seus elementos constitutivos

 

25/10/2009

Autor e Coautor(es)
Tânia Guedes Magalhães
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Maria Cristina Weitzel Tavela

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

  1. Identificar os elementos essenciais da notícia.
  2. Reconhecer o fato principal da notícia e os recursos utilizados para destacá-lo.
  3. Comparar diferentes notícias sobre um mesmo fato jornalístico.
  4. Identificar a ordem cronológica dos eventos.
  5. Relacionar os fatos noticiados à circunstância em que ocorreram
Duração das atividades
4 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Introdução às condições de produção das notícias impressas em geral.

Estratégias e recursos da aula

Professor:

Três textos serão trabalhados nesta aula. Trata-se de duas notícias, publicadas na seção “A semana” da revista ISTO É, e do fragmento de uma terceira notícia, publicada no Diário do Pará. Os textos foram acessados eletronicamente e apresentam algumas alterações na sua formatação original.

Texto 1:

“Mulher irada ataca Monalisa”

Revista ISTO É - Edição 2075 - 19 Agosto/2009

http://www.terra.com.br/istoe/edicoes/2075/artigo147988-1.htm

A semana

Louvre

Mulher irada ataca Mona Lisa

Mona Lisa

Uma mulher russa, enraivecida porque não lhe forneceram em Paris a cidadania francesa, decidiu extravasar a sua ira na inofensiva e estática Mona Lisa. "Armada" com uma xícara que levava dentro da bolsa, ela foi ao Museu do Louvre e se postou diante do quadro - que é protegido por um vidro. Atirou-lhe a xícara. Claro que a obra de Leonardo da Vinci nada sofreu. Continua no Louvre com seu enigmático sorriso, enquanto a autora do ato de vandalismo foi presa.

Parte 1: Compreensão do texto

Professor:

  1. Antes da leitura, escreva apenas o título do texto no quadro e pergunte aos alunos se eles sabem quem é Mona Lisa.
  2. Não há como prever as respostas que serão dadas, pois isso dependerá do conhecimento de mundo dos alunos. Anote no quadro as respostas dadas, mesmo que não estejam corretas, pois as hipóteses levantadas serão checadas com a leitura integral do texto. Esta etapa visa chamar a atenção dos alunos e criar um objetivo específico para a leitura do texto.
  3. Peça aos alunos que leiam, silenciosamente, o texto com o objetivo de verificar quais hipóteses a respeito de Mona Lisa estão corretas. Aproveite este momento para ampliar o conhecimento dos alunos a respeito da obra mencionada (autor, pessoa retratada, a referência ao sorriso enigmático, lugar onde está exposta).  A fonte de pesquisa indicada abaixo é destinada ao aprofundamento do professor, servindo de subsídio para a aula, uma vez que a aula aqui proposta não tem como objetivo a “pesquisa” e sim a “notícia”.

http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252004000200030&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

4.Com a participação dos alunos, escreva no quadro um pequeno texto de apresentação da obra Mona Lisa de Leonardo da Vinci.

 

Parte 2: A notícia e seus elementos constitutivos

O desenvolvimento desta etapa pressupõe que os alunos já tenham sido introduzidos às condições de produção das notícias impressas em geral: veículos em que são publicadas, público a quem são destinadas, quem as escreve e com que objetivo. Os exercícios apresentados abaixo devem ser resolvidos coletivamente pela turma com a orientação e intervenção constantes do professor, que deverá anotar as respostas corretas no quadro.

Exercícios:

1.As notícias em geral respondem às seguintes perguntas: QUEM fez O QUÊ, QUANDO, ONDE, COMO e POR QUE, que constituem os elementos principais da notícia. Os elementos PARA QUE e POR ISSO, também podem aparecer.

a)      Com base na notícia que acabamos de ler, responda:

  • O quê?
  • Quem?
  • Onde?
  • Como?
  • Por quê?
  • Por isso..

2.O elemento “quando” não aparece de forma explícita no texto, mas o leitor pode estabelecer o espaço de tempo em que o fato principal aconteceu.

a)      O ataque ao quadro de Mona lisa ocorreu  antes do dia............................................................................................................................

3.Os fatos, em uma notícia, podem ser relatados, obedecendo-se ou não à ORDEM CRONOLÓGICA. Leia:

ORDEM CRONOLÓGICA: quando a ordem dos fatos, no texto, é a mesma daquela em que os fatos aconteceram.

a) Três fatos, relatados na ordem cronológica, constituem a notícia Mulher irada ataca Mona Lisa, localize-os abaixo na linha do tempo:

F1:______________________F2: ataque ao quadro F3:__________________________

Texto 2:

 “Garoto de 12 anos morre ao salvar primo em festa”

“Diário do Pará”  (fragmento), Terça-feira, 04/08/2009

 www.diariodopara.com.br/noticiafullv2.php?idnot=54799

Polícia

Garoto de 12 anos morre ao salvar primo em festa

Morreu na manhã de ontem (3), no Pronto-Socorro Municipal do Guamá, o menino Emerson Michel da Costa Gomes, de 12 anos. No domingo, às 23h, seus pais e um tio, além da família, promoviam uma festa familiar na rua Gi-Paraná, no bairro do Guamá, em Belém.

Na hora da festa, três homens invadiram a casa por trás. Um deles já chegou atirando. Todos correram para tentar escapar. O menino Emerson notou que o seu primo Brendo, de 6 anos, estava na linha de fogo e poderia ser atingido por uma das balas. Assim, ele se jogou em cima da criança, protegendo-a com o corpo. Mas ficou vulnerável e acabou sendo atingido por um dos tiros que lhe perfurou embaixo das costelas, no lado direito. A gritaria das vítimas afugentou os criminosos.

O menino de imediato foi socorrido e levado para o PSM, onde ficou internado e foi submetido a uma cirurgia, mas não resistiu. Na manhã de ontem, a mãe da vítima, a dona-de-casa Esmelinda da Costa Gomes, 37 anos, procurou a Seccional do Guamá, onde registrou o homicídio.

Ela acusou da autoria da morte de seu filho o assaltante Rangel Gregório Peçanha e seus comparsas. Ela os identificou como Diego e “Tody”. Todos estão foragidos. Rangel já esteve preso e responde por diversos crimes. (...)

Parte 1: Leitura e compreensão do texto.

Professor:

A exploração desta segunda notícia deve ser feita em comparação com a primeira, considerando-se os seguintes aspectos:

a)      Os diferentes veículos em que foram publicadas: revista semanal e jornal diário.

b)      As seções em que foram publicadas: “A semana” e “Polícia”.

c)      As diferentes razões que fazem os “fatos do mundo” tornarem-se “fatos jornalísticos”: importância, ineditismo, comoção, estranheza, curiosidade, interesse coletivo, etc.

d)     Depois desta etapa, que é coletiva e desenvolvida oralmente, os exercícios abaixo devem ser respondidos pelos alunos individualmente ou, no máximo, em duplas e, em seguida, corrigidos no quadro pelo professor.

Parte 2: A notícia e seus elementos constitutivos

Exercícios:

1.Uma notícia pode ser constituída de vários fatos, mas um deles será focalizado como o fato principal. Depois da leitura do texto, responda:

a)      Qual é o principal fato noticiado?

b)      Quais são as pessoas envolvidas nesse fato?

c)      Quando e onde ele ocorreu?

2.Geralmente o fato principal da notícia aparece no título e no primeiro parágrafo (ou período do texto), chamado de lide (do inglês, lead).

a)      Copie, do título e do lide, o verbo que indica o fato principal noticiado.

3.Lembre-se: os elementos da notícia são o quê, quem, quando, onde, como, por que e por isso.

a)      Além da morte de Emerson, o título põe em destaque um outro elemento da notícia. Qual é esse elemento?

b)      Em que parágrafo do texto ele aparece?

4.A notícia sobre a morte do menino Emerson é composta de vários fatos que são acompanhados, no texto, por expressões que indicam circunstâncias de tempo.

       Observe:

“Morreu na manhã de ontem (3), no Pronto-Socorro Municipal do Guamá, o menino Emerson Michel da Costa Gomes, de 12 anos.”

                        FATO: a morte do menino Emerson

                        CIRCUNSTÂNCIA DE TEMPO: na manhã de ontem

As circunstâncias de tempo respondem à seguinte pergunta: “Quando?”

a)      Complete o quadro abaixo, relacionando cada fato à circunstância de tempo correspondente:

FATO

CIRCUNSTÂNCIA DE TEMPO

1- Morte de Emerson

na manhã de ontem

2- Festa familiar

3- Invasão da casa

4- Registro do homicídio

b)      Um dos fatos acima não foi relatado, na notícia, segundo a ordem em que ocorreu. Que fato é esse?

c)      Localize cada um dos fatos do quadro na linha do tempo, de acordo com a ordem cronológica:

F1:_______________F2: invasão da casa F3:_______________F4:________________t

Texto 3:

“Pequena grande criança”

  Revista ISTO É - Edição 2074 - 12 Agosto/2009

http://www.terra.com.br/istoe/edicoes/2074/arti go146054-1.htm

A semana

Pequena grande criança

O garoto Émerson Gomes tem 12 anos. Brincava numa rua de Belém com seu amiguinho de 6 anos quando ouviu tiros. Colocou o seu corpo sobre o do menino mais novo para protegê-lo. Morreu de bala perdida: bandidos atiraram a esmo, porque não conseguiram roubar um celular. Fala a mãe do filho morto: "Ele morreu, mas salvou uma vida mais nova." Falam as autoridades. Falam?

Professor:

Esta etapa deve ser explorada, de modo a desenvolver no aluno a capacidade de comparar notícias sobre um mesmo fato. É importante observar que o texto 2 é uma notícia “típica”, diferentemente do texto 3, que coloca em destaque não a morte de Émerson, mas o seu heroísmo.

Parte 1:Comparando fatos jornalísticos em diferentes fontes

Leia, agora, o texto 3, que noticia o mesmo fato, publicado pela revista ISTO É.

1.Dois veículos de informação podem dar a mesma notícia, colocando em destaque fatos diferentes.

a)       O Diário do Pará colocou em destaque a morte de Émerson Gomes. É esse o fato que aparece no título e no lide da notícia.  Volte ao texto e confirme o que foi dito.

b)      Já a notícia publicada na seção A Semana, da revista ISTO É, dá destaque a outro fato.

  • Que fato é esse?
  • Apresente duas pistas que o ajudaram a identificar o fato em destaque.

2.As palavras “pequena” e “grande”, que aparecem no título da notícia, são adjetivos. Esses dois adjetivos servem para caracterizar um substantivo, no caso em questão, a “criança”.

a)      Quem é a “pequena grande criança” de quem o texto fala?

b)      O adjetivo “pequena” reforça o fato de Émerson ser uma criança. E o adjetivo “grande”, o que ele destaca?

3.A notícia publicada pela revista ISTO É anuncia duas declarações, a da mãe de Émerson e a das autoridades, mas só uma aparece.

a)      Qual é o sentimento que a declaração da mãe revela?

b)      Qual a intenção, nesse caso, de se anunciar a declaração das autoridades se ela não aparece?

Recursos Complementares

Sugestões de leitura para aprofundamento:

FARIA, M. A. O. Como usar o jornal em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.

LAGE, N. Estrutura da notícia. São Paulo: Ática, 2003

Obs. O conteúdo parcial do livro Como usar o jornal em sala de aula pode ser acessado no endereço:

http://books.google.com.br/books?printsec=frontcover&id=kyRZkv2c4zIC#v=onepage&q=&f=false

Avaliação

Ao final desta aula, o professor deve avaliar se os alunos sabem identificar:

  1. os elementos constitutivos da notícia;
  2. o fato que o texto põe em destaque e os recursos utilizados para atender a essa finalidade;
  3. se os fatos foram relatados (ou não) na ordem cronológica;

Para tanto, apresente aos alunos os seguintes exercícios, que deverão ser respondidos individualmente:

Exercícios de avaliação:

1) Aprendemos que a notícia é formada por vários elementos, embora nem todos estejam sempre presentes. Escreva quais são os elemntos que podem constituir uma notícia.

2) Identifique quais desses elementos estão presentes na notícia "Pequena grande criança".

3) Reescreva a notícia "Pequena grande criança", de modo a colocar em destaque a morte do garoto. Lembre-se que, para fazer isso, algumas alterações no lide e no título serão necessárias.

4) Leia novamente e compare as notícias publicadas no "Diário do Pará" e na revista "Isto é" e identifique as informações dadas no texto 2 que não estão presentes no texto 3.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • thayna ferreira, o--0çp , Minas Gerais - disse:
    thayn_ferreira2012@hotmail.com

    12/11/2012

    Cinco estrelas

    eu ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii$$$$$$$$$$$$$$$$$$$


  • gaby, João Teixeira Saraiva , Bahia - disse:
    gabygata@hotmail.com

    01/03/2012

    Cinco estrelas

    Essa aula foi a aula mais sensacional que eu já li desde que eu comecei a estudar!!! Estou no 3º ano do Ensino médio e me orgulho de ter lido essa aula até o fim, porque no final valeu a pena todo esse tempo que eu gastei para ler e para refletir sobre o assunto tratado nessa aula. Enfim se as aulas das escolas fossem tao explícitas dessa forma, todo mundo seria muito bom tanto em portugês (principalmente) quanto em outras materias. Muito obrigadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa


  • CLAUDEMIR JOSE RISSO, PARANA C E DO E MEDIO PROF , Paraná - disse:
    claudemirjrisso@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Ótima Criei outras aulas sobre essa. Valeu mesmo


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.