Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


“Forrozeando”

 

30/09/2009

Autor e Coautor(es)
Luciano Silveira Coelho
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Movimento Expressividade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer os diversos ritmos de forró e suas peculiaridades, considerando seus contextos regionais e históricos. 

- Experimentar de maneira lúdica alguns passos de forró.

- Vivenciar experiências motoras que promovam uma coordenação motora ampliada, associando os movimentos de seu próprio corpo com os ritmos musicais e o corpo do colega. 

Duração das atividades
Cada atividade terá uma duração de 25 minutos, perfazendo um total de 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Por se tratar de uma aula introdutória, não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – De onde veio e pra onde foi?

Duração: 25 minutos

Material: Vídeos da internet

Local: Sala de informática

            No primeiro momento, o(a) professor(a) poderá propor um conhecido geral, através de vídeos, dos vários ritmos de forró existentes (Referência 1).

Forró Nordestino

            Os ritmos de forró nordestino são os mais tradicionais e abrangem uma variedade muito grande, tais como: o xote, o baião, o xaxado, a marcha (estilo tradicionalmente adotado em quadrilhas) e o côco. O(a) professor(a) poderá, através dos vídeos, mostrará as variedades de ritmos e danças do forró nordestino.

Sugestões de vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=bSZ0MX2GPq0 (baião)

http://www.youtube.com/watch?v=miOlLzPPcoc (xaxado)

Forró Universitário

            Em seguida será apresentado o ritmo de forró chamado universitário, também conhecido pelo nome de forró “pé-de-serra”, muito difundido na região sul e sudeste do Brasil.

Sugestões de vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=yLhl_IRUgvU&feature=fvw

http://www.youtube.com/watch?v=sxbKdFv-5bg

Forró Eletrônico (Brega)

            Por fim, será demonstrado o forró eletrônico, também conhecido como “forró brega”, muito difundido na região norte do Brasil.  

Sugestões de vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=wL1lpKaPkOs&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=iUJ0XHzOS7Y

Referência 1: http://pt.wikipedia.org/wiki/Forr%C3%B3

Atividade 2 – Arriscando os primeiros passos

Duração: 25 minutos

Material: som eletrônico

Local: Auditório ou sala da dança

A partir do que foi visto e ouvido pelas crianças nos vídeos, o(a) professor(a) pedirá que as crianças que ao ouvirem os ritmos que serão tocados no som elas tentem dançar da maneira que elas sentirem mais a vontade. Nesse momento, o(a) professor(a) tocará as músicas de cada estilo de forró visto anteriormente pelas crianças e notará se a forma de dançar de cada uma se altera em cada música. É comum que algumas crianças se sintam envergonhadas num primeiro momento, por isso é importante que o(a) professor(a) dance junto com as crianças para incentivá-las.

Sugestão de músicas:  

Asa Branca – Luiz Gonzaga

Xote das Meninas - Luiz Gonzaga

Rindo à Toa – Falamansa

Colo de Menina – Rastapé

Quem ama cuida – Aviões do Forró

Você não vale Nada -Calcinha Preta

Atividade 3 – “Batendo coxa”

Duração: 25 minutos

Material: som eletrônico

Local: Auditório ou sala da dança

            Em seguida, o(a) professor(a) irá propor às crianças que dancem em duplas. Tocando preferencialmente os ritmos de forró nordestino e universitário as crianças poderão arriscar seus primeiros passos com o colega. Entretanto, as duplas devem ficar a vontade para dançar abraçados ou de mãos dadas. A intenção nesse momento não é aprender necessariamente os passos de forró, mas experimentar a dança com o par. Por isso, não devem ser feitos quaisquer comentários de crítica à maneira de dançar das crianças para promover o maior envolvimento por parte delas.  

Sugestão de músicas:  

Luar do Sertão - Luiz Gonzaga

Dona da minha cabeça – Geraldo Azevedo

De Volta Pro Meu Aconchego – Elba Ramalho

Sapatilha 37 – Rastapé

Xote da Saudade – Trio Virgulino

Oh chuva - Falamansa

Atividade 4 – “Show de brega”

Duração: 25 minutos

Material: som eletrônico

Local: Auditório ou sala da dança

            Por fim, o(a) professor(a) irá tocar preferencialmente o ritmo do forró brega e as crianças poderão experimentar uma maneira de dançar como se fossem os artistas fazendo um show. Inicialmente, esse gênero de forró era mais conhecido na região norte do Brasil, mas em virtude da exposição midiática de algumas bandas como Calcinha Preta e Calipso, crianças do país inteiro provavelmente já viram e ouviram as músicas e as danças do forró eletrônico (brega). Dessa forma, a proposta é permitir que as crianças mostrem seu conhecimento sobre esse ritmo e dancem a vontade com se fossem os próprios artistas do forró.  

Sugestão de músicas:  

Declaração de Amor – Calcinha Preta

Novo namorado – Calcinha Preta

Valeu cada moneto – Aviões do Forró

Indecisão - Aviões do Forró

Dá notícias – Mastruz com Leite

Tatuagem – Mastruz com Leite

Avaliação
Após as atividades, em roda, o(a) professor(a) irá propor uma conversa sobre a aula onde as crianças poderão expor suas impressões. O(a) professor(a) deverá registrar os comentários das crianças que em seguida farão um registro gráfico sobre essa aula. Por fim, o(a) professor(a) poderá confeccionar um cartaz onde estarão presentes os comentários e desenhos das crianças.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.