30/09/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
- Conhecer os diversos ritmos de forró e suas peculiaridades, considerando seus contextos regionais e históricos.
- Experimentar de maneira lúdica alguns passos de forró.
- Vivenciar experiências motoras que promovam uma coordenação motora ampliada, associando os movimentos de seu próprio corpo com os ritmos musicais e o corpo do colega.
Por se tratar de uma aula introdutória, não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.
Atividade 1 – De onde veio e pra onde foi?
Duração: 25 minutos
Material: Vídeos da internet
Local: Sala de informática
No primeiro momento, o(a) professor(a) poderá propor um conhecido geral, através de vídeos, dos vários ritmos de forró existentes (Referência 1).
Forró Nordestino
Os ritmos de forró nordestino são os mais tradicionais e abrangem uma variedade muito grande, tais como: o xote, o baião, o xaxado, a marcha (estilo tradicionalmente adotado em quadrilhas) e o côco. O(a) professor(a) poderá, através dos vídeos, mostrará as variedades de ritmos e danças do forró nordestino.
Sugestões de vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=bSZ0MX2GPq0 (baião)
http://www.youtube.com/watch?v=miOlLzPPcoc (xaxado)
Forró Universitário
Em seguida será apresentado o ritmo de forró chamado universitário, também conhecido pelo nome de forró “pé-de-serra”, muito difundido na região sul e sudeste do Brasil.
Sugestões de vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=yLhl_IRUgvU&feature=fvw
http://www.youtube.com/watch?v=sxbKdFv-5bg
Forró Eletrônico (Brega)
Por fim, será demonstrado o forró eletrônico, também conhecido como “forró brega”, muito difundido na região norte do Brasil.
Sugestões de vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=wL1lpKaPkOs&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=iUJ0XHzOS7Y
Referência 1: http://pt.wikipedia.org/wiki/Forr%C3%B3
Atividade 2 – Arriscando os primeiros passos
Duração: 25 minutos
Material: som eletrônico
Local: Auditório ou sala da dança
A partir do que foi visto e ouvido pelas crianças nos vídeos, o(a) professor(a) pedirá que as crianças que ao ouvirem os ritmos que serão tocados no som elas tentem dançar da maneira que elas sentirem mais a vontade. Nesse momento, o(a) professor(a) tocará as músicas de cada estilo de forró visto anteriormente pelas crianças e notará se a forma de dançar de cada uma se altera em cada música. É comum que algumas crianças se sintam envergonhadas num primeiro momento, por isso é importante que o(a) professor(a) dance junto com as crianças para incentivá-las.
Sugestão de músicas:
Asa Branca – Luiz Gonzaga
Xote das Meninas - Luiz Gonzaga
Rindo à Toa – Falamansa
Colo de Menina – Rastapé
Quem ama cuida – Aviões do Forró
Você não vale Nada -Calcinha Preta
Atividade 3 – “Batendo coxa”
Duração: 25 minutos
Material: som eletrônico
Local: Auditório ou sala da dança
Em seguida, o(a) professor(a) irá propor às crianças que dancem em duplas. Tocando preferencialmente os ritmos de forró nordestino e universitário as crianças poderão arriscar seus primeiros passos com o colega. Entretanto, as duplas devem ficar a vontade para dançar abraçados ou de mãos dadas. A intenção nesse momento não é aprender necessariamente os passos de forró, mas experimentar a dança com o par. Por isso, não devem ser feitos quaisquer comentários de crítica à maneira de dançar das crianças para promover o maior envolvimento por parte delas.
Sugestão de músicas:
Luar do Sertão - Luiz Gonzaga
Dona da minha cabeça – Geraldo Azevedo
De Volta Pro Meu Aconchego – Elba Ramalho
Sapatilha 37 – Rastapé
Xote da Saudade – Trio Virgulino
Oh chuva - Falamansa
Atividade 4 – “Show de brega”
Duração: 25 minutos
Material: som eletrônico
Local: Auditório ou sala da dança
Por fim, o(a) professor(a) irá tocar preferencialmente o ritmo do forró brega e as crianças poderão experimentar uma maneira de dançar como se fossem os artistas fazendo um show. Inicialmente, esse gênero de forró era mais conhecido na região norte do Brasil, mas em virtude da exposição midiática de algumas bandas como Calcinha Preta e Calipso, crianças do país inteiro provavelmente já viram e ouviram as músicas e as danças do forró eletrônico (brega). Dessa forma, a proposta é permitir que as crianças mostrem seu conhecimento sobre esse ritmo e dancem a vontade com se fossem os próprios artistas do forró.
Sugestão de músicas:
Declaração de Amor – Calcinha Preta
Novo namorado – Calcinha Preta
Valeu cada moneto – Aviões do Forró
Indecisão - Aviões do Forró
Dá notícias – Mastruz com Leite
Tatuagem – Mastruz com Leite
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!