Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Formando a “quadrilha”

 

30/09/2009

Autor e Coautor(es)
Luciano Silveira Coelho
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Movimento Coordenação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer os festejos de São João que realizados pelo país, onde tradicionalmente são dançadas as quadrilhas.

- Experimentar de maneira lúdica alguns passos tradicionais da quadrilha.

- Vivenciar experiências motoras que promovam uma coordenação motora ampliada, associando os movimentos de seu próprio corpo com o ritmo musical e o corpo do colega. 

Duração das atividades
As atividades terão duração entre 10 a 30 minutos, perfazendo um total de 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Por se tratar de uma aula introdutória, não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – A festa de “São João”

Duração: 30 minutos

Material: Vídeos da internet

Local: Sala de informática

No primeiro momento, o(a) professor(a) poderá fazer uma contextualização sobre a quadrilha mostrando os diversos festejos de São João que são realizados pelo país, onde tradicionalmente são dançadas as quadrilhas.

Sugestões de vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=_Q9c7kri2HM (Caruaru – PE)

http://www.youtube.com/watch?v=OoOcppnejIY&feature=PlayList&p=316807615DFFA113&playnext=1&playnext_from=PL&index=39 (Campina Grande – PB)

http://www.youtube.com/watch?v=zRoD6BJ0EiI (Mossoró – RN)

Atividade 2 – Caminho da festa!

Duração: 20 minutos

Material: som eletrônico e filmadora de dvd

Local: Quadra

            Em seguida serão ensaiados com as crianças dois passos iniciais da quadrilha. Seria interessante se as atividades que se seguem fossem filmadas para registro e avaliação posterior.  

Caminho da festa: em duplas, meninos e meninas seguirão pela quadra de braços dados até formar uma grande fila no centro da quadra.

Cumprimentos: ao sinal do(a) professor(a) as crianças irão se afastar, meninos perfilados de um lado e as meninas do outro. Em seguida, no comprimento dos cavalheiros, os meninos irão se aproximar das meninas fazendo o cumprimento tirando o chapéu.  Na seqüência, os meninos se afastarão e as meninas irão se aproximar deles e realizarão os cumprimentos agachando e segurando os vestidos. 

Sugestão de músicas:

Baião – Luiz Gonzaga

Asa Branca – Luiz Gonzaga

Suplica Cearense – Luiz Gonzaga

Atividade 3 – Grande passeio

Duração: 20 minutos

Material: som eletrônico e filmadora de dvd

Local: Quadra

             Na seqüência serão realizados mais dois passos da quadrilha.  ;

“Balancê” e “tur” (balanceio e giro): meninos e meninas farão uma dança, um de frente pro outro, balançando os braços naturalmente e girando abraçados.

Grande passeio: de braços dados meninos e meninas formaram uma fila novamente no centro da quadra. Logo depois formaram um grande círculo dançando de braços dados.

Atividade 4 – Caminho da roça

Duração: 20 minutos

Material: som eletrônico e filmadora de dvd

Local: Quadra

            Por fim, serão realizados mais três passos pra finalizar o ensaio da quadrilha.

“Changê” de damas (trocar de damas): no grande passeio, os meninos avançam e colocam-se ao lado da menina imediatamente à frente. Se for dito “mais uma vez”, repetem o movimento.

Olha o túnel:a roda irá se desfazer e formar novamente uma grande fila no centro da quadra.  Meninos e meninas ficaram de frente uns para os outros, e o primeiro casal passará por debaixo do túnel e assim os demais sucessivamente.

Despedindo do pessoal: após todas as duplas passarem por debaixo do túnel duas vezes, em fila e de braços dados, meninos e meninas se despedirão acenando com as mãos e sairão em fila da quadra.

Atividade 5 – Olha como ficou

Duração: 10 minutos

Material: televisão e um aparelho de dvd

Local: sala de vídeo

Para concluir as atividades seria interessante que as crianças pudessem ver a filmagem da quadrilha para que pudessem observar de outro ponto de vista como foi o ensaio da dança que aprenderam.

Avaliação

Após terem se assistido na filmagem da quadrilha as crianças farão um registro escrito ou gráfico sobre a quadrilha e os festejos de São João. Esse registros podem ser reunidos em um cartaz e o(a) professor(a) poderá posteriormente propor para as crianças uma apresentação da quadrilha para toda a escola. 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.