02/12/2009
Oswaldo José Bueno Alves da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Paisagens e diversidade territorial no Brasil |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Seres humanos e o meio ambiente |
O aluno deverá desenvolver a habilidade de identificar os diferentes elementos naturais em diferentes paisagens brasileiras, inclusive em seu espaço de vivência, percebendo a interdependência entre os mesmos na caracterização das paisagens.
Interpretação e análise de mapas; conhecimento do mapa “Brasil-Político”; Os conceitos básicos de solo, clima, vegetação, hidrografia e relevo.
ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR (A)
∙Indicar aos alunos para pesquisarem e trazerem para a aula fotografias de jornais ou revistas sobre paisagens naturais e culturais de diferentes regiões do Brasil.
∙ Estruture sua aula em 4 momentos subseqüentes. Sugiro que esta aula seja trabalhada de maneira interdisciplinar.
∙As atividades propostas tem como objetivo desenvolver nos alunos as capacidades cognitivas de observar, identificar, analisar, comparar e relacionar os vários elementos que compõem as paisagens naturais.
Atividade 1: Analisando Paisagens
Professor, selecione as paisagens de melhor visualização pesquisadas pelos alunos e identifique com eles, as particularidades de cada uma delas, destacando especialmente os elementos naturais nelas observados.
Atividade 2 : Trabalhando com Mapas
Junto com os alunos, identifique no Atlas - Simielli, Maria Elena, Editora Ática, São Paulo: 2007, os mapas: Brasil Físico pg. 67, Brasil vegetação Natural pg. 110, Brasil Clima pg. 108 e Brasil Bacias Hidrográficas e potencial Hidrelétrico pg. 103, tipos de clima, vegetação, bacias hidrográficas e relevo do Brasil, identificando as respectivas áreas de ocorrência. Professor(a) nesta atividade, você deverá ir mostrando no projetor transparências dos mapas do Atlas analisando-os junto com os alunos.
Atividade 3 : Problematização
Após a realização das atividades 1 e 2, converse com seus alunos sobre os elementos observados, questionando-os quanto a interdependência entre os mesmos. Formule perguntas e exercícios sobre a correlação entre os os diferentes elementos naturais:
1- Relacionar os tipos de clima do Brasil aos tipos de vegetação correspondentes em cada grande porção do território brasileiro.
2- Dar 3 exemplos da interrelação entre clima e relevo.
Atividade 4: Apresentação de vídeo e discussão
Professor(a), assista com seus alunos ao vídeo-“ CERRADO O BERÇO DAS ÁGUAS” 184B; Em seguida, faça um levantamento com seus alunos sobre os elementos naturais destacados no vídeo, correlacionando-os a outros elementos naturais, encontrados na paisagem do Cerrado brasileiro. Faça o registro destes elementos no quadro-negro. Estimule uma discussão com seus alunos para a formulação dos conceitos trabalhados.
Nome | Tipo |
---|---|
Cerrado o berço das águas | Vídeo |
Os alunos deverão criar textos, a partir do vídeo assistido e discutido, destacando o conteúdo trabalhado em aula e sua relação com a paisagem retratada no mesmo. Em seguida, proponha a seus alunos que formem grupos ( 3 a 5 alunos). Cada grupo apresentará a turma, uma foto de uma paisagem brasileira com seus elementos e interdependência dos mesmos para que no final das apresentações, a turma elabore um painel sobre o tema tratado na aula.
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
13/05/2013
Cinco estrelasadorei muito boa me ajudou muito
23/06/2011
Cinco estrelasGostei,muito criativo e interessante,estimula o raciocínio,o senso crítico,a imaginação e associção de idéias!!
24/03/2010
Cinco estrelasNADA A VE NÃO GOSTEI