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Criando uma reportagem sobre a reforma ortográfica.

 

03/11/2009

Autor e Coautor(es)
katia Zanvettor Ferreira
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SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Estas aulas visam proporcionar o aprendizado do gênero reportagem aos alunos, bem como promover a reflexão sobre a reforma ortográfica.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

- Aula interativa;

- Uso jornais e revistas impressas;

- Uso de jornais e notícias disponíveis na Internet.

- Uso do Laboratório de Informática.

Sugestão: O professor poderá trazer jornais e revistas para uso em sala, usar o que está disponível na escola ou ainda poderá entrar em contato com algum jornal da sua região solicitando uma doação para a escola. No site da Associação Nacional dos Jornais (www.anj.org.br) é possível identificar quais são os jornais que possuem programas de Leitura de Jornal na Escola e, portanto, possuem uma política de distribuição de jornais para a escola.

Motivação

Inicie esta aula, no laboratório de informática, sugerindo que os alunos, em duplas, pesquisem em jornais, revistas disponíveis na internet (também poderão ser usados os materiais jornalísticos trazidos pelo professor), reportagens que trate do tema “reforma ortográfica”. O professor poderá sugerir que os alunos pesquisem as reportagens em diferentes sites de jornais e revistas (Fig. 1) ou ainda eles poderão acessar a ferramenta de busca de notícias na Internet.

Recurso:

Portal de notícias disponibiliza reportagens sobre reforma ortográfica

http://busca2.globo.com/Busca/jornalhoje?query=reforma%20ortogr%E1fica. Acesso em 07 set. 2009.

Figura 1 – Portal de notícias disponibiliza reportagens sobre a reforma ortográfica.

Já em sala de aula, com os alunos sentados em círculo, para favorecer o debate, o professor deverá iniciar a atividade sugerindo que todos façam entrevistas com os demais alunos da escola sobre o que sabem da reforma ortográfica, para depois produzirem uma reportagem sobre este assunto. Assim, o professor deverá orientá-los para que formem duplas e peguem um caderno para fazer anotações das entrevistas. Explique que os jornalistas usam bloco de papel para anotar as informações e fazer suas reportagens e, portanto, o caderno será como este bloco.

O professor deverá explicar para os alunos que, antes de fazer as entrevistas e escrever a reportagem, é importante que todos saibam um pouco sobre o assunto a ser reportado e também conheçam como se desenvolve uma reportagem. Desta forma, sugira que, em duplas, os alunos discutam sobre a pesquisa feita anteriormente e sobre as principais informações que aparecem nas reportagens selecionadas na Internet. Estimule os alunos a encontrar as semelhanças e as diferenças entre suas reportagens, cada dupla deverá ter pelo menos duas reportagens, listando em uma folha de papel essas características.

Atividade 1

No laboratório de informática proponha que, antes de discutir melhor o tema da reforma ortográfica, os alunos pesquisem sobre a reportagem, para que possam compreender o desenvolvimento deste gênero textual e consigam desenvolver a atividade. O professor poderá sugerir que os alunos pesquisem a definição de reportagem no dicionário, em sites (Fig. 2) e livros (Fig. 3 e 4), os quais seguem postados abaixo.

Recurso:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Reportagem Acessado: 02 set. 2009.

Figura 2 – Imagem do site wikpedia.

Link do livro “Para ler e fazer jornal na sala de aula”

http://books.google.com.br/books?id=AGYFDmCwIuAC&pg=PA43&dq=vira+lata+lide#v=onepage&q=reportagem&f=false

Acessado: 02 set. 2009.

Figura 3 – Imagem do livro “Para ler e fazer jornal na sala de aula”

O livro "Para Ler e fazer jornal em sala de aula", dos professores Maria Alice Faria e Juvenal Zanchetta Jr. discute a importância de se trabalhar com o gênero Jornal em sala de aula, apresentando desdobramentos teóricos sobre o assunto ao mesmo tempo que disponibiliza atividades práticas para os professores adequarem à sala de aula.  

Link do Livro “A Aventura da Reportagem”

. Acessado em 02 set. 2009.

Figura 4 – Imagem do livro disponível na Internet que discute a importância social da reportagem.

O livro "A aventura da Reportagem" dos jornalistas Gilberto Dimenstain e Ricardo Kotscho apresenta boas histórias contadas por dois grandes reportes brasileiros e, de modo simples e direto, mostra a importância da reportagem para o jornalismo e a sociedade brasileira.

Após as pesquisas, o professor poderá dialogar com os alunos sobre o tema reportagem buscando identificar os conceitos formados a partir do material consultado.

Atividade 2 –

Neste momento, o professor deverá redistribuir entre os alunos os jornais e as revistas trazidas para a aula e pedir que eles, individualmente, escolham algumas reportagens. Apresente a imagem (Fig.5) que representa a estrutura de um texto jornalístico, especialmente a reportagem, e peça que os alunos tentem identificar nas reportagens que tem em mãos as seis questões fundamentais de um texto jornalístico: quem?, o que?, quando?, onde?, como?, porque?

Figura 5 – Imagem que representa a estrutura do texto jornalístico informativo. http://books.google.com.br/books?id=AGYFDmCwIuAC&pg=PA43&dq=lide+vira+lata#v=onepage&q=pir%C3%A2mide&f=false

Em geral os repórteres sempre procuram responder às questões fundamentais apresentadas acima: quem, o que, quando, onde, como, porque. O contexto e as conseqüências aparecem em matérias mais aprofundadas. O Lide ou abertura se refere aos primeiros parágrafos da matéria e o corpo ou desenvolvimento aos demais parágrafos.

Atividade 3 -

No laboratório de informática, ou na sala de vídeo, o professor poderá disponibilizar a reportagem sobre a reforma ortográfica disponível no recurso abaixo (Fig. 6). A apresentação de uma reportagem em vídeo, sobre o tema da aula, ajudará o professor a discutir com os alunos a aplicação das questões fundamentais apresentadas na atividade anterior. Enquanto os alunos assistem ao vídeo, o professor poderá pedir que eles procurem encontras as respostas dadas às questões fundamentais. 

Recurso:

Repor tagem sobre a reforma ortográfica

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=21 Acessado em 09 set. 2009.

Figura 6 – Reportagem explica as novas regras ortográficas que entram em vigor após a reforma ortográfica. 

O vídeo é uma reportagem de dez minutos feita pelo Jornal Nacional na época da aprovação da reforma ortográfica. A reportagem dá alguns exemplos do que muda após a reforma e explica as conseqüências sociais e econômicas do acordo.

Após assistirem o vídeo os alunos poderão discuti-lo. É importante que o debate seja não apenas sobre o assunto tratado, mas também sobre o formato da reportagem. Novamente destacamos que um bom exercício é pedir para os alunos verificarem se a reportagem segue um padrão de texto e reponde às questões fundamentais do lide (quem, o que, quando, onde, como, porque).

Por exemplo: 

Quem: É o governo.

O que: A assinatura do acordo ortográfico.

Etc; 

Sugestão ao professor: Nesta reportagem do jornal nacional há um erro de grafia em uma sinalização do nome de um dos entrevistados (Fig. 7). Após fazer a discussão sobre as questões fundamentais, repasse o vídeo da reportagem chamando atenção para este trecho. Mostre para os alunos que este equívoco, que posteriormente foi corrigido no ar pelos apresentadores, demonstra como o jornalismo, como qualquer outra produção humana, também está sujeito a erros e não é porque está na televisão que podemos confiar plenamente.

Recurso:

Erro na reportagem da reforma ortográfica.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=21 Acessado em 09 set. 2009.

Figura 7 – O acento em língua portuguesa caiu há muito tempo, mas o telejornal usou.

Após o debate, com os alunos ainda em duplas, sugira que eles agora serão os repórteres e deverão investigar se na escola todos conhecem as características da reforma ortográfica. Uma sugestão ao professor é propor aos alunos investigar se, depois de tanto tempo da assinatura do acordo ortográfico, ele já é bem conhecido pelas pessoas.

Atividade 4

Retomando a entrevista, como proposta no início destas aulas, sugerimos que, com a autorização da direção da escola os alunos (cada dupla) vá em outras turmas e escolham alguns alunos ou professores para entrevistar.

Observação: caso isso não seja possível, os alunos poderão realizar suas entrevistas no momento do intervalo.

Também seria interessante, principalmente no caso dos alunos do EJA, que eles entrevistem pessoas da família e do trabalho. Proponha que os alunos estruturem as perguntas que vão direcionar para os entrevistados com base nas questões fundamentais estudadas acima, por exemplo:

·        O que é a reforma ortográfica? (o que)

·        Quais são os países que participam desta reforma? (quem)

·        Quando foi assinado este acordo? (quando)

·        Onde as mudanças já estão sendo usadas? (onde)

·        O que muda na ortografia das palavras? (Como)

·        Porque aconteceu a reforma ortográfica? (porque)

Os alunos ainda poderão elaborar outras questões, li vremente, conforme acharem necessário e dependendo do entrevistado, por exemplo:

·        O que mudou com a reforma ortográfica?

·        Quando entra em vigor?

·        Etc...

Peça que os alunos usem as folhas de papel como bloco de anotações para anotar as respostas dos entrevistados, e, depois de feitas as entrevistas incentive a escrita de um texto em que as informações obtidas com as questões são reportadas.

A finalização da aula será a apresentação dos textos produzidos para a turma e, a partir das apresentações, um novo debate sobre o conhecimento das pessoas em relação a reforma ortográfica.

Recursos Complementares

Com a ajuda do professor de matemática os alunos podem tabular os dados obtidos com as entrevistas e fazer uma análise estatística dos dados.

Avaliação

A avaliação deverá recair sobre a compreensão da turma em relação a estrutura que organiza uma reportagem, que, fundamentalmente se baseia nas respostas às questões fundamentais: o que, quem, onde, como e por que? Também o professor deverá avaliar a compreensão dos alunos em relação ao tema motriz, a reforma ortográfica, e deverá considerar a participação no processo de composição das entrevistas.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • danilo aleksander chagas cirino, EM AUGUSTA MEDEIROS , Minas Gerais - disse:
    danilo.cirino@pbh.gov.br

    09/04/2010

    Quatro estrelas

    gostei bastante, mas não seria complicado demais para alunos de 1º e 2º ciclo. 'Meus alunos' concerteza deriam uma certa dificuldade na realização desta atividade.


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