Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Folclore

 

10/07/2009

Autor e Coautor(es)
BEATRIZ ANSARAH RIZEK
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Compreender o surgimento e o significado do termo "folclore" - Importância do folclore na formação da identidade de um povo - Origem de mitos, lendas, contos e histórias locais - Relação entre seres humanos e a natureza, incluindo divindades, objetos ou fenômenos merecedores de adoração e/ou de repulsa e medo.
Duração das atividades
Duas aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Resgate do que os alunos já sabem a respeito do tema.
Estratégias e recursos da aula

 

1. Iniciar a discussão com os alunos propondo questões sobre como surgiu o termo "folclore" , seu significado e porquê é comemorado no dia 22 de agosto.

2. Mostrar o vídeo disponível no Portal do Professor sobre o tema:


Folclore

3. Explorar os sites indicados, observando quais mitos, lendas, brincadeiras, crenças ou costumes que os alunos já conheciam e os que foram descobertos durante as pesquisas.

http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/

http://www.qdivertido.com.br/folclore.php

Veja também as produções de alunos de diferentes regiões do Brasil, sobre aspectos da Cultura Local, no Programa Minha Terra, do Educarede:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/781/imagens/CAPA_CD-ROM_FINALpublica_o.jpg

4. Buscar livros sobre o tema na biblioteca da escola, incluindo histórias retratadas em literatura infanto-juvenil.

5. Realizar, com os alunos, uma discussão sobre as descobertas e organizar uma roda de histórias em que cada aluno deverá contribuir com pelo menos uma informação.

6. Dividir a classe em grupos, a partir de interesses em comum: brincadeiras, mitos e lendas, festas, comidas (ou outras categorias que o grupo considere interessante) e propor que os alunos pesquisem sobre o tema utilizando a Internet e também consultando seus familiares e/ou a comunidade local.

7. Elaborar um roteiro de questões voltado para as origens de  mitos, crenças ou festas locais e/ou regionais, explorando a construção do imaginário popular.

8. Indicar / sugerir variadas fontes de pesquisa: consulta a livros, Internet, entrevistas, pesquisa na hemeroteca.

9. Organizar as descobertas em formato de texto -  inserindo links e demais referências sempre que necessário - e socializar com o grupo.

10. Realizar a revisão do texto, sugerindo ajustes com relação a ortografia, gramática, lógica textual e  qualidade das informações, dentre outros.  O professor deve acompanhar estas discussões e realizar as intervenções necessárias.

11. Planejar, com todo o grupo, a organização de um evento sobre Folclore na escola. O evento deverá ser para todos os alunos e também comunidade. Durante o planejamento , é necessário discutir:

- De que forma o tema será apresentado: será feita alguma apresentação multimídia com as descobertas ? Qual programa será utilizado? (Algumas sugestões: Power Point ou equivalente, Windows Movie Maker para edição de vídeos) Haverá alguma apresentação ao vivo? Quem participará? Como o grupo será organizado?

- Quem será o convidado do grupo? O que ele fará? Os alunos poderão fazer perguntas ao convidado? Como será organizado ?

- Como será a programação do evento? Quanto tempo durará cada atividade?

12. Elaborar o convite para o evento e um cartaz com toda a programação prevista

13. Após o evento, em roda de conversa, discutir tudo que foi possível aprender com as pesquisas e com a experiência de organizar um encontro dessa natureza na escola.
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Folclore Vídeo
Recursos Complementares
Vídeo TV Escola – Índios do Brasil – uma outra história http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=22228 (14/09/08) Assistindo ao vídeo da TV Escola, que trata da presença dos índios no Brasil, o trabalho pode ser coletivo, sempre orientado e supervisionado pelo professor. Dicas sobre contos de tradição oral, mitos e lendas brasileiras podem ser obtidas no site Brasil Escola, conforme indicação. Brasil Escola - http://www.brasilescola.com/folclore/ (14/09/08) Site Dicas - http://sitededicas.uol.com.br/cfolc.htm (14/09/08)
Avaliação
A avaliação deve ocorrer em todo o processo por meio da discussão sobre a própria experiência de aprendizagem, conhecimentos que os alunos tinham antes do desenvolvimento das atividades e o que aprenderam ao longo do desenvolvimento da proposta. Ao término das atividades, os alunos deverão registrar quais foram as descobertas mais relevantes sobre o tema e se perceberam melhorias com relação ao desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita e oralidade. Para apoiar esta reflexão é interessante que o professor ajude os alunos a compararem produções anteriores e também retomar a discussão sobre as atividades em grupo para que as produções fossem aprimoradas.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 1/4 - 25%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Willimar Sampaio, Escola Professora Olga Batista CERMAP , Piauí - disse:
    uyllyy@gmail.com

    05/02/2011

    Cinco estrelas

    Está excelente! Nesta aula há uma variedade de recursos didáticos que são perfeitamente possíveis de serem utilizados.


  • jany, E.M. Hugo Gerdau , Pernambuco - disse:
    jany_barros@hotmail.com

    28/06/2010

    Cinco estrelas

    adorei! parabéns.


  • SEBASTIANA RIBEIRO, EM PROFª. ANTÔNIA CÂNDIDA DE MELO , Mato Grosso do Sul - disse:
    tianaribeirob@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    O vídeo sugerido e disponível no Portal do Professor não executa e aparece com 0,00 minutos. E duas aulas é pouco para tant. No mais a sugestão é muito boa.


  • MARIA RAIMUNDA MOTA RIOS, Colégio EstadualEdith Mendes Da Gama e Abreu , Bahia - disse:
    mariaraimunda.rios@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.