10/07/2009
Mary Grace Martins
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
1. Iniciar a discussão com os alunos propondo questões sobre como surgiu o termo "folclore" , seu significado e porquê é comemorado no dia 22 de agosto.
2. Mostrar o vídeo disponível no Portal do Professor sobre o tema:
3. Explorar os sites indicados, observando quais mitos, lendas, brincadeiras, crenças ou costumes que os alunos já conheciam e os que foram descobertos durante as pesquisas.
http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/
http://www.qdivertido.com.br/folclore.php
Veja também as produções de alunos de diferentes regiões do Brasil, sobre aspectos da Cultura Local, no Programa Minha Terra, do Educarede:
4. Buscar livros sobre o tema na biblioteca da escola, incluindo histórias retratadas em literatura infanto-juvenil.
5. Realizar, com os alunos, uma discussão sobre as descobertas e organizar uma roda de histórias em que cada aluno deverá contribuir com pelo menos uma informação.
6. Dividir a classe em grupos, a partir de interesses em comum: brincadeiras, mitos e lendas, festas, comidas (ou outras categorias que o grupo considere interessante) e propor que os alunos pesquisem sobre o tema utilizando a Internet e também consultando seus familiares e/ou a comunidade local.
7. Elaborar um roteiro de questões voltado para as origens de mitos, crenças ou festas locais e/ou regionais, explorando a construção do imaginário popular.
8. Indicar / sugerir variadas fontes de pesquisa: consulta a livros, Internet, entrevistas, pesquisa na hemeroteca.
9. Organizar as descobertas em formato de texto - inserindo links e demais referências sempre que necessário - e socializar com o grupo.
10. Realizar a revisão do texto, sugerindo ajustes com relação a ortografia, gramática, lógica textual e qualidade das informações, dentre outros. O professor deve acompanhar estas discussões e realizar as intervenções necessárias.
11. Planejar, com todo o grupo, a organização de um evento sobre Folclore na escola. O evento deverá ser para todos os alunos e também comunidade. Durante o planejamento , é necessário discutir:
- De que forma o tema será apresentado: será feita alguma apresentação multimídia com as descobertas ? Qual programa será utilizado? (Algumas sugestões: Power Point ou equivalente, Windows Movie Maker para edição de vídeos) Haverá alguma apresentação ao vivo? Quem participará? Como o grupo será organizado?
- Quem será o convidado do grupo? O que ele fará? Os alunos poderão fazer perguntas ao convidado? Como será organizado ?
- Como será a programação do evento? Quanto tempo durará cada atividade?
12. Elaborar o convite para o evento e um cartaz com toda a programação prevista
13. Após o evento, em roda de conversa, discutir tudo que foi possível aprender com as pesquisas e com a experiência de organizar um encontro dessa natureza na escola.
Nome | Tipo |
---|---|
Folclore | Vídeo |
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
05/02/2011
Cinco estrelasEstá excelente! Nesta aula há uma variedade de recursos didáticos que são perfeitamente possíveis de serem utilizados.
28/06/2010
Cinco estrelasadorei! parabéns.
24/03/2010
Três estrelasO vídeo sugerido e disponível no Portal do Professor não executa e aparece com 0,00 minutos. E duas aulas é pouco para tant. No mais a sugestão é muito boa.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente.