30/10/2009
Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Estas aulas têm como objetivos proporcionar o reconhecimento de diferentes suportes de leitura; estimular a leitura crítica de materiais jornalísticos; promover a leitura e a produção de textos; favorecer a reflexão sobre os acontecimentos do mundo.
- Aula interativa;
- Uso jornais e revista;
- Caixa grande de papelão, etiquetas, caneta hidrocor, tesoura, cola e cartolina em branco;
- Uso do Laboratório de Informática ou Sala de Vídeo, pois o vídeo proposto pode ser salvo em DVD.
Sugestão: Antes de iniciar estas aulas, o professor poderá pedir para os alunos trazer de casa revistas, jornais antigos, gibis, jornais de associação ou igreja e até de supermercado - o importante é que os alunos tragam uma grande variedade de materiais. Se este material estiver disponível na escola o professor também poderá usar ou ainda poderá entrar em contato com algum jornal da sua região solicitando uma doação para a escola. No site da Associação Nacional dos Jornais (www.anj.org.br) é possível identificar quais são os jornais que possuem programas de Leitura de Jornal na Escola e, portanto, possuem uma política de distribuição de jornais para a escola.
Motivação
Com os alunos em roda, o professor iniciará a atividade perguntando para os alunos onde eles encontraram os materiais trazidos para a aula. Peça que cada aluno conte um pouco da história do material trazido, por exemplo, se foram comprados e por quem, se foi uma doação ou se um empréstimo. Conforme os alunos vão falando sobre o material, eles deverão apresentar o mesmo para o restante da turma e colocando-o em uma caixa ou baú (Fig. 1). Observamos que segue abaixo como fazer um baú de informações. O professor poderá anotar na lousa que tipo de material foi trazido pelos alunos e que está disponível para a realização da atividade, por exemplo, revista, jornal, boletim da igreja etc...
Figura 1 – Caixa de papelão encapada com jornais ou revistas. Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_wJMYv7WFu4E/SFPWekOE48I/AAAAAAAAAUw/0_7MJGgY90E/s400/IMG_0142.JPG. Acessado em: 11 set. 2009.
Criando um baú de informações:
O professor poderá criar com os alunos o baú de informações da turma. Para isto, basta encapar uma caixa de papelão com papel jornal ou revista e deixá-la disponível na sala de aula para armazenar todo material informativo que os alunos e o professor considerarem interessante. O professor poderá sugerir que os alunos tragam materiais de casa para colocar no baú, sempre valorizando todo material trazido e estimulando assim, o contato constante com diferentes materiais informativos.
Observamos que, durante esta primeira atividade, o professor deverá incentivar uma reflexão sobre o sentido da leitura de cada material. Se o aluno trouxe um jornal de uma igreja, por exemplo, o professor poderá perguntar quem lê este tipo de jornal, em que lugar ele é encontrado, etc. Veja a seguir algumas sugestões de questionamentos (Fig. 2) que poderão ser feitos aos alunos.
Figura 2 - Questões que poderão ser feitas pelo professor para estimular a reflexão dos alunos
Atividade 1
Após a apresentação do material sugerimos que o professor leve o baú de informações para um espaço ao ar livre ou no pátio e permita que os alunos leiam e explorem livremente todo o material (Fig. 3). No caso dos alunos de EJA o professor deverá avaliar a viabilidade de mudança de local, caso não seja possível, sugerimos que os alunos fiquem em roda na sala de aula, em torno do baú de informações, e sejam estimulados a explorar livreme nt e o conteúdo do baú.
Figura 3 – Alunos lêe m livremente di ferentes suportes textuais. Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_Y7HPaXKEU4Q/SQppo19WcgI/AAAAAAAAA-4/m3VPGeGyF4M/s400/Imagem+108.jpg. Acessado: 02 set. 2009.
Sugestão ao professor: Nesta aula seria importante disponibilizar para os alunos o maior número de suportes textuais diferentes como revista, gibis, jornais, boletins de supermercado, revistas de associações de bairro, jornais sindicais, catálogo de propaganda etc. Por isso, o professor deverá preparar a atividade previamente, juntando alguns destes materiais e garantindo assim a variedade de veículos informativos.
É importante que os alunos tenham tempo suficiente para ler mais de um material disponível! Peça que eles percebam as características físicas do material, o papel, a textura e a quantidade de informações disponível. Neste momento o professor poderá ir ajudando os alunos individualmente com a leitura e ainda finalizar a atividade lendo um dos materiais para toda a turma.
Atividade 2
De volta para a sala de aula, com os alunos divididos em grupos de quatro ou cinco pessoas, cada grupo deverá escolher alguns dos materiais disponíveis no baú de informações. Após a exploração livre, feita na primeira atividade, sugerimos que o professor faça uma exploração dirigida, na qual os alunos deverão catalogar (Fig. 4) os materiais e suas características com a ajuda do professor.
Figura 4 – Os alunos devem explorar, recortar e identificar as principais características do material disponível na atividade. Disponível em:
http://www.proec.ufpr.br/festival2008/imagens/ultimas/quarta/IMG_6660.jpg. Acessado em: 28 ago. 2009.
Veja a seguir uma sugestão que poderá ser usada pelo professor:
Nome |
Periodicidade |
Assunto |
Público Alvo |
Páginas |
Papel |
|
Revista |
Nova Escola |
Mensal |
Educação |
Professores |
36 |
Couche |
Jornal |
||||||
Catálogo Publicitário |
||||||
Boletim de Igreja/Bairro |
Figura 5 – Tabela sugerida para catalogar os materiais informativos.
O professor poderá disponibilizar a tabela proposta acima para ajudar na exploração dos materiais e propor, ao mesmo tempo, que os alunos criem uma espécie de mural com as principais características de cada veículo. Assim, usando as etiquetas, as canetas hidrocor e as cartolinas, os alunos poderão etiquetar, grifar e expor os materiais nas cartolinas de uma forma que as diferenças de cada material fiquem bem visíveis (Fig. 6)
Figura 6 – Os alunos deverão destacar notícias e características físicas de cada material.
Como forma de socializar o aprendizado sobre os materiais e sobre os temas que surgiram a partir da leitura dos mesmos, os alunos deverão apresentar para a turma cada uma das catalogações feitas. Este momento deverá ser aproveitado também para que os alunos novamente reflitam sobre o sentido da leitura, assim, o professor poderá repetir os questionamentos feitos anteriormente (Fig. 1).
Recursos complementares:
O professor poderá sugerir uma pesquisa na Internet sobre outros exemplares dos jornais e revistas que foram trabalhados em sala de aula para colaborar na apresentação do mural.
Página de pesquisa de notícias no portal Google. Disponível em:http://news.google.com.br/news/search?um=1&ned=pt-BR_br&hl=pt-BR&q=jornais Acessado em: 04 set 2009.
A avaliação deverá recair sobre a compreensão da turma em relação ao sentido e o significado dos meios de comunicação, em seus diferentes formatos, para a sociedade. Qual o sentido da leitura, sua contribuição e sua funcionalidade são questões de fundo destas atividades que deverão nortear a avaliação do professor. Observando o envolvimento dos alunos nas atividades propostas e a evolução da apresentação final em relação ao debate inicial poderá contribuir no processo de avaliação do professor.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!