Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Explorando os materiais informativos!

 

30/10/2009

Autor e Coautor(es)
katia Zanvettor Ferreira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Estas aulas têm como objetivos proporcionar o reconhecimento de diferentes suportes de leitura; estimular a leitura crítica de materiais jornalísticos; promover a leitura e a produção de textos; favorecer a reflexão sobre os acontecimentos do mundo.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

- Aula interativa;

- Uso jornais e revista;

- Caixa grande de papelão, etiquetas, caneta hidrocor, tesoura, cola e cartolina em branco;

- Uso do Laboratório de Informática ou Sala de Vídeo, pois o vídeo proposto pode ser salvo em DVD.

Sugestão: Antes de iniciar estas aulas, o professor poderá pedir para os alunos trazer de casa revistas, jornais antigos, gibis, jornais de associação ou igreja e até de supermercado - o importante é que os alunos tragam uma grande variedade de materiais. Se este material estiver disponível na escola o professor também poderá usar ou ainda poderá entrar em contato com algum jornal da sua região solicitando uma doação para a escola. No site da Associação Nacional dos Jornais (www.anj.org.br) é possível identificar quais são os jornais que possuem programas de Leitura de Jornal na Escola e, portanto, possuem uma política de distribuição de jornais para a escola.

Motivação

Com os alunos em roda, o professor iniciará a atividade perguntando para os alunos onde eles encontraram os materiais trazidos para a aula. Peça que cada aluno conte um pouco da história do material trazido, por exemplo, se foram comprados e por quem, se foi uma doação ou se um empréstimo. Conforme os alunos vão falando sobre o material, eles deverão apresentar o mesmo para o restante da turma e colocando-o em uma caixa ou baú (Fig. 1). Observamos que segue abaixo como fazer um baú de informações. O professor poderá anotar na lousa que tipo de material foi trazido pelos alunos e que está disponível para a realização da atividade, por exemplo, revista, jornal, boletim da igreja etc...

undefined

Figura 1 – Caixa de papelão encapada com jornais ou revistas. Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_wJMYv7WFu4E/SFPWekOE48I/AAAAAAAAAUw/0_7MJGgY90E/s400/IMG_0142.JPG. Acessado em: 11 set. 2009.

Criando um baú de informações:

O professor poderá criar com os alunos o baú de informações da turma. Para isto, basta encapar uma caixa de papelão com papel jornal ou revista e deixá-la disponível na sala de aula para armazenar todo material informativo que os alunos e o professor considerarem interessante. O professor poderá sugerir que os alunos tragam materiais de casa para colocar no baú, sempre valorizando todo material trazido e estimulando assim, o contato constante com diferentes materiais informativos.

Observamos que, durante esta primeira atividade, o professor deverá incentivar uma reflexão sobre o sentido da leitura de cada material. Se o aluno trouxe um jornal de uma igreja, por exemplo, o professor poderá perguntar quem lê este tipo de jornal, em que lugar ele é encontrado, etc. Veja a seguir algumas sugestões de questionamentos (Fig. 2) que poderão ser feitos aos alunos.

undefined

Figura 2 - Questões que poderão ser feitas pelo professor para estimular a reflexão dos alunos

Atividade 1

Após a apresentação do material sugerimos que o professor leve o baú de informações para um espaço ao ar livre ou no pátio e permita que os alunos leiam e explorem livremente todo o material (Fig. 3). No caso dos alunos de EJA o professor deverá avaliar a viabilidade de mudança de local, caso não seja possível, sugerimos que os alunos fiquem em roda na sala de aula, em torno do baú de informações, e sejam estimulados a explorar livreme nt e o conteúdo do baú.

Figura 3 – Alunos lêe m livremente di ferentes suportes textuais. Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_Y7HPaXKEU4Q/SQppo19WcgI/AAAAAAAAA-4/m3VPGeGyF4M/s400/Imagem+108.jpg. Acessado: 02 set. 2009.

Sugestão ao professor: Nesta aula seria importante disponibilizar para os alunos o maior número de suportes textuais diferentes como revista, gibis, jornais, boletins de supermercado, revistas de associações de bairro, jornais sindicais, catálogo de propaganda etc. Por isso, o professor deverá preparar a atividade previamente, juntando alguns destes materiais e garantindo assim a variedade de veículos informativos.

É importante que os alunos tenham tempo suficiente para ler mais de um material disponível! Peça que eles percebam as características físicas do material, o papel, a textura e a quantidade de informações disponível. Neste momento o professor poderá ir ajudando os alunos individualmente com a leitura e ainda finalizar a atividade lendo um dos materiais para toda a turma.

Atividade 2

De volta para a sala de aula, com os alunos divididos em grupos de quatro ou cinco pessoas, cada grupo deverá escolher alguns dos materiais disponíveis no baú de informações.  Após a exploração livre, feita na primeira atividade, sugerimos que o professor faça uma exploração dirigida, na qual os alunos deverão catalogar (Fig. 4) os materiais e suas características com a ajuda do professor.

Figura 4 – Os alunos devem explorar, recortar e identificar as principais características do material disponível na atividade. Disponível em:

http://www.proec.ufpr.br/festival2008/imagens/ultimas/quarta/IMG_6660.jpg. Acessado em: 28 ago. 2009.

Veja a seguir uma sugestão que poderá ser usada pelo professor:

Nome

Periodicidade

Assunto

Público Alvo

Páginas

Papel

Revista

Nova Escola

Mensal

Educação

Professores

36

Couche

Jornal

Catálogo Publicitário

Boletim de Igreja/Bairro

Figura 5 – Tabela sugerida para catalogar os materiais informativos.

O professor poderá disponibilizar a tabela proposta acima para ajudar na exploração dos materiais e propor, ao mesmo tempo, que os alunos criem uma espécie de mural com as principais características de cada veículo. Assim, usando as etiquetas, as canetas hidrocor e as cartolinas, os alunos poderão etiquetar, grifar e expor os materiais nas cartolinas de uma forma que as diferenças de cada material fiquem bem visíveis (Fig. 6)

Figura 6 – Os alunos deverão destacar notícias e características físicas de cada material. 

Como forma de socializar o aprendizado sobre os materiais e sobre os temas que surgiram a partir da leitura dos mesmos, os alunos deverão apresentar para a turma cada uma das catalogações feitas. Este momento deverá ser aproveitado também para que os alunos novamente reflitam sobre o sentido da leitura, assim, o professor poderá repetir os questionamentos feitos anteriormente (Fig. 1).

Recursos Complementares

Recursos complementares:

O professor poderá sugerir uma pesquisa na Internet sobre outros exemplares dos jornais e revistas que foram trabalhados em sala de aula para colaborar na apresentação do mural.

Página de pesquisa de notícias no portal Google. Disponível em:http://news.google.com.br/news/search?um=1&ned=pt-BR_br&hl=pt-BR&q=jornais Acessado em: 04 set 2009.

Avaliação

A avaliação deverá recair sobre a compreensão da turma em relação ao sentido e o significado dos meios de comunicação, em seus diferentes formatos, para a sociedade. Qual o sentido da leitura, sua contribuição e sua funcionalidade são questões de fundo destas atividades que deverão nortear a avaliação do professor. Observando o envolvimento dos alunos nas atividades propostas e a evolução da apresentação final em relação ao debate inicial poderá contribuir no processo de avaliação do professor.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.