Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os jornais em nossas vidas!

 

25/09/2009

Autor e Coautor(es)
katia Zanvettor Ferreira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: historicidade da linguagem e da língua
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Estas aulas visam estimular a leitura crítica de materiais jornalísticos, promover a leitura e a produção de textos. Além disso, visa favorecer a reflexão sobre os acontecimentos do mundo.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem estar alfabetizados.

Estratégias e recursos da aula

- Aula interativa;

- Uso jornais e revista;

- Caneta grifa texto, tesoura, cola e folhas em branco;

- Uso do Laboratório de Informática ou Sala de Vídeo.

Sugestão: Antes de iniciar a atividade o professor poderá pedir para os alunos trazerem de casa revistas ou jornais antigos. Se este material estiver disponível na escola o professor também poderá usá-los ou ainda poderá entrar em contato com algum jornal da sua região solicitando uma doação para a escola. No site da Associação Nacional dos Jornais (www.anj.org.br) é possível identificar quais são os jornais que possuem programas de Leitura de Jornal na Escola e, portanto, possuem uma política de distribuição de jornais para a escola.

Motivação

Com os alunos em roda, o professor iniciará a atividade perguntando para eles para que serve a imprensa, isto é, qual a utilidade dos jornais e das revistas em nossa vida. Os alunos poderão expor livremente sua opinião, após uma rodada de conversa, o professor poderá apresentar o vídeo disponível no recurso abaixo (Fig. 1).

Recurso:

http://www.youtube.com/watch?v=JxJrS6augu0 Acessado em: 02 set. 2009.

Figura 1 – Propaganda da ABI sobre o poder da informação. 

O vídeo, de um minuto, é uma propaganda da Associação Brasileira de Imprensa que promove uma reflexão sobre a importância da liberdade de imprensa e de informação. 

Sugestão: O professor, se preferir, poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.

Após a apresentação deste, sugerimos que o professor instigue os alunos a conhecer melhor os jornais e revistas, sua organização e as informações que eles trazem.

Atividade 1

Com os alunos divididos em grupo de quatro ou cinco pessoas, distribua os jornais e as revistas trazidos pela turma (ou providenciados pelo professor) de forma que cada grupo fique com pelo menos uma revista e um jornal. Deixe que neste primeiro momento os alunos leiam e manuseiem livremente os materiais (Fig. 2). 

Figura 2 – Alunos realizam leitura do jornal em sala de aula. Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_2MEEkZioo5Y/R6saZGKGfvI/AAAAAAAAAWQ/zLADHK6xgRQ/s400/p07-projeto.jpg Acessado: 02 set. 2009.

Após a leitura inicial o professor deverá explicar para os alunos que os jornais e as revistas são veículos de comunicação que reúne informações dos mais variados temas. O professor poderá listar, com a ajuda dos alunos, alguns dos temas encontrados no jornal, como, por exemplo:

Política, Esporte, Televisão.

A partir dessa categorização inicial peça que os alunos listem, em grupo, o maior número de temas encontrados nos jornais e nas revistas que estão trabalhando. O professor poderá sugerir que os alunos respondam ao roteiro abaixo para identificar as principais diferenças entre os veículos estudados:

Roteiro de pesquisa dos jornais e revistas:

·        Quais são os principais temas que aparecem no jornal?

·        E na revista? Quais são eles?

·        Qual veículo tem mais texto e qua l tem mais foto? O jornal o u a revista?

·        Separe os temas que vocês consideram mais importante para vocês no jornal.

·        Separe os temas que vocês consideram mais importante para vocês na revista.

·        Separe os temas mais relevantes para o jornal e para a revista*

*Sugestão ao professor: Nem sempre o tema que é mais relevante é o mais importante para os alunos, a matéria principal do jornal pode ser uma informação política, por exemplo, e os alunos poderão escolher uma informação esportiva como a mais importante. Permita que eles façam essas escolhas livremente, mas faça essa observação para a turma, mostrando que o jornal e a revista sempre terão diferentes informações e uma mais relevante que, de modo geral, é a capa do veículo.

Atividade 2

No laboratório de informática, com os alunos ainda em grupo, peça que eles pesquisem no portal Google, na ferramenta de pesquisa de notícias (Fig. 3), mais informações sobre os assuntos que eles recortaram na atividade anterior. Peça que cada grupo selecione pelo menos uma outra matéria na internet para cada assunto pesquisado no jornal impresso ou na revista, e sugira que eles façam uma leitura comparativa, conforme indicado no roteiro abaixo. 

Recurso:

http://news.google.com.br/news/search?um=1&ned=pt-BR_br&hl=pt-BR&q=jornais Acesso em: 4 set. 2009.

Figura 3 – Página de pesquisa de notícias no portal Google

Roteiro de leitura comparativa:

·          Quais são os temas que mais aparecem no jornal? 

·          E quais são os que aparecem na revista? 

·          Qual a principal diferença do texto do jornal para o texto da revista e o texto da Internet? Quais são eles

·          Qual destes três suportes (jornal, revista, internet) tem mais: 

·          textos? 

·          fotos? 

·          Informações? 

·          Procure explicar porque destas diferenças.

Atividade 3

Após a leitura e comparação das informações, o professor deverá orientar os alunos a desenvolverem um mural informativo (Fig. 4)

Dica para composição do mural: O mural informativo é uma livre reunião das matérias pesquisadas pelos alunos, recortadas e reorganizadas em um mural. As matérias retiradas dos jornais e revistas podem ser coladas em cartolinas ou ainda pregadas em um quadro de feltro.

Figura 4 – Mural informativo deverá ser composto com recorte das matérias pesquisadas pelos alunos. Disponível em: http://paremasmaquinas.files.wordpress.com/2009/02/ama_carnaval_0377.jpg. Acessado em: 08 set. 2009.

Sugira que os alunos se concentrem naquelas informações que eles consideraram mais importantes e nomeiem o jornal mural com o tema a qual as matérias se referem, como por exemplo, “Esporte” se as matérias falam de futebol, “Televisão” se falam da novela. Os alunos ainda poderão fazer desenhos, grifar ou colar detalhes para ressaltar algumas matérias. A atividade termina com a exposição dos murais para toda a turma e com um debate, conduzido pelo professor, sobre a importância dos jornais na vida de todos.

Avaliação

A avaliação deverá recair sobre o envolvimento dos alunos em todo o processo da aula, começando pelo debate, leitura dos textos, passando pelo envolvimento nas pesquisas e na produção do mural. O professor deverá avaliar sobretudo a percepção dos alunos quando o tratamento privilegiado dos veículos para uma informação em detrimento de outras. 

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 5/6 - 83.33%
  • Quatro estrelas 1/6 - 16.67%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • oscarina do couto, Tancredo do Amaral , São Paulo - disse:
    ps.rosa@ig.com.br

    15/03/2011

    Cinco estrelas

    Excelente! obrigada pela sugestão.


  • Maria Gonçalves, E.E.Profª Neyde Mesquita , Sergipe - disse:
    mhmgoncalves54@hotmail.com

    26/08/2010

    Quatro estrelas

    Sua aula foi ótima, atingiu os objetivos desenvolvendo as idéias, potencialidade e leitura, além de ser uma aula criativa e envolvente,tenho certeza que hoje estes alunos tem um olhar de conhecimento para com os veículos de comunicação,pois tudo o que tem visual produz bons resultados e torna-se mais prazeroso fazer. Parabéns!


  • Maria Edmar Oliveira Lima, Escola Maria Silvya dos Santos , Pará - disse:
    edmaroliveiralima@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns ao professor pela iniciativa de trabalhar com jornal porque além de trabalhar no aluno uma visão de mundo está desenvolvendo o hábito de leitura e a escrita de forma prazerosa e descontraída.


  • Andreia, CIEP/BRIZOLÃO 419 BENIGNO BAIRRAL , Rio de Janeiro - disse:
    andreiacamara@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A aula é excelente. Trabalharei com meus alunos. obrigada pela sugestão.


  • Telma Maria dos Santos Souza, ESC.EST.GUILHERME BUZAGLO , Amazonas - disse:
    tm.souza1971@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns professora Kátia,essa aula realamente fa´ra com que os alunos possam refletir sobre a importância do jornal em nossas vidas.Moro no interior do Amazonas e sei da dificuldade de conduzir os alunos a esta reflexão.Permita-me apropriar-me de sua idéia,pois levarei para minha prática em sala de aula.Um abraço


  • Maria Izabel Buzaglo Rodrigues, Escola Estadual Julieta Lopes de Albuquerque , Amazonas - disse:
    izabel_buzaglo@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Professora, você está de parabés por elaborar esse planejamento. Tenho certeza que desenvolveu muito bem essa aula. Pois trabalhar com esse veículo de comunicação, ajuda os alunos a desenvolver a sua capacidade crítica diante do mundo em que vive. Um abraço.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.