Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Zonas de conflito no mundo - Aula 2

 

09/10/2009

Autor e Coautor(es)
jhonny viana borges
imagem do usuário

BRASILIA - DF CEM SETOR OESTE

Marco Guilherme

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio Geografia Organização da geografia política do mundo atual, estado e organização do território
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer o conceito de guerra e conflitos no mundo bem como a localização destes no mapa-múndi.

Duração das atividades
50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções sobre Primeira e Segunda Guerra Mundial, Capitalismo, Guerra Fria e localização de continentes.

Estratégias e recursos da aula

 Zonas de conflito no mundo - Aula 2

http://wilitalia.myblog.it/media/02/01/75131961.jpg

Uma vez manifestado e comparado o conceito das palavras criadas pelos alunos o professor despertará os seguintes questionamentos:

A) Conflito e Guerra são as mesmas coisas?

B) Qual a relação entre poder e guerra?

C) A política e a economia fazem guerra?

D) Quais os tipos de guerras ou conflitos que você conhece?

E) No Brasil existe algum tipo de conflito humano?

Após a manifestação dos alunos de forma escrita, o professor os conduzirá ao laboratório de informática e contribuirá com o conteúdo da seguinte forma:

  • Esclarecendo as dúvidas decorrentes do trabalho e ao mesmo tempo já mencionando os principais conflitos no mundo atual em que resulta no sofrimento humano.
  • Ressaltando a importância da ONU (Organização das Nações Unidas) na tentativa de amenizar os conflitos entre nações.

O professor deverá resgatar na história os motivos que levaram aos Estados Unidos a criar tal organização (ONU). Vale ressaltar, que o motivo foi A CONFERÊNCIA DE BRETTON WOODS em 1944.

Proposta de atividade: Dividir a sala em grupo, promovendo uma discussão sobre o papel da ONU e posteriormente, fazendo um sorteio para cada grupo escolher as seguintes organizações humanitárias e fazer uma explicação sobre o papel de cada uma (MÉDICO SEM FRONTEIRAS, CEAR, ONEWORLD, UNICEF, CRUZ VERMELHA, AMI, UNDP, ICBL, ONU).

http://www.msf.org.br/mhome.asp

http://www.unicef.org/brazil/pt/

http://www.cvb.org.br/

http://www.undp.org/spanish/

http://www.onu-brasil.org.br/

Recursos Complementares

http://www.newstin.com.br/br/conflitos-atuais

Avaliação

A avaliação será realizada de forma progressiva, ou seja, o professor irá obter os resultados a cada atividade sugerida, portanto, as atividades propostas nas aulas buscam constantemente estimular os estudantes a questionar, a participar oralmente, a desenvolver a habilidade de consulta a sites de busca, bem como também apresentar seu ponto de vista, imprimindo assim, uma visão crítica de forma inteligente e empolgante.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.