09/10/2009
Marco Guilherme
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão |
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Médio | Geografia | Organização da geografia política do mundo atual, estado e organização do território |
Conhecer o conceito de guerra e conflitos no mundo bem como a localização destes no mapa-múndi.
Noções sobre Primeira e Segunda Guerra Mundial, Capitalismo, Guerra Fria e localização de continentes.
Zonas de conflito no mundo - Aula 2
http://wilitalia.myblog.it/media/02/01/75131961.jpg
Uma vez manifestado e comparado o conceito das palavras criadas pelos alunos o professor despertará os seguintes questionamentos:
A) Conflito e Guerra são as mesmas coisas?
B) Qual a relação entre poder e guerra?
C) A política e a economia fazem guerra?
D) Quais os tipos de guerras ou conflitos que você conhece?
E) No Brasil existe algum tipo de conflito humano?
Após a manifestação dos alunos de forma escrita, o professor os conduzirá ao laboratório de informática e contribuirá com o conteúdo da seguinte forma:
O professor deverá resgatar na história os motivos que levaram aos Estados Unidos a criar tal organização (ONU). Vale ressaltar, que o motivo foi A CONFERÊNCIA DE BRETTON WOODS em 1944.
Proposta de atividade: Dividir a sala em grupo, promovendo uma discussão sobre o papel da ONU e posteriormente, fazendo um sorteio para cada grupo escolher as seguintes organizações humanitárias e fazer uma explicação sobre o papel de cada uma (MÉDICO SEM FRONTEIRAS, CEAR, ONEWORLD, UNICEF, CRUZ VERMELHA, AMI, UNDP, ICBL, ONU).
http://www.msf.org.br/mhome.asp
http://www.newstin.com.br/br/conflitos-atuais
A avaliação será realizada de forma progressiva, ou seja, o professor irá obter os resultados a cada atividade sugerida, portanto, as atividades propostas nas aulas buscam constantemente estimular os estudantes a questionar, a participar oralmente, a desenvolver a habilidade de consulta a sites de busca, bem como também apresentar seu ponto de vista, imprimindo assim, uma visão crítica de forma inteligente e empolgante.
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
18/10/2013
Cinco estrelasGostei muito da atividade que me auxiliou no desenvolvimento d atividades para o 9°ano para o 3° ano do Ensino Médio.
29/04/2011
Quatro estrelasMuito bom o plano de aula.
23/09/2010
Cinco estrelasExcelente sugestão de atividade, simples e objetiva. Parabéns.