Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Impacto da guerra sobre a sociedade

 

09/10/2009

Autor e Coautor(es)
jhonny viana borges
imagem do usuário

BRASILIA - DF CEM SETOR OESTE

Marco Guilherme

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão
Ensino Médio Geografia Organização da geografia política do mundo atual, estado e organização do território
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Ensino Médio História Poder
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer o conceito de guerra e conflitos no mundo bem como a localização destes no mapa-múndi.

Duração das atividades
50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções sobre Primeira e Segunda Guerra Mundial, Capitalismo, Guerra Fria e localização de continentes.

Estratégias e recursos da aula

Impacto da guerra sobre a sociedade 

http://seguinte.files.wordpress.com/2009/05/hitlerplatformnewurlcr50tl.jpg

Faça um aprofundamento com relação ao tema, promovendo uma discussão em sala de aula sobre a música “Canção do Senhor da Guerra – Legião Urbana” que tratará do assunto de forma lúdica. Esta atividade terá como sugestão, as perguntas abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=qSoB8T3n9qQ&feature=PlayList&p=F6675B8269D43E7D&playnext=1&playnext_from=PL&index=65

LETRA DA MÚSICA

A Canção Do Senhor Da Guerra

Legião Urbana

Composição: Renato Russo

Existe alguém
Esperando por você
Que vai comprar
A sua juventude
E convencê- lo a vencer...

Mais uma guerra sem razão
J á são tantas as crianças
Com armas na mão
Mas explicam novamente
Que a guerra gera empregos
Aumenta a produção...

Uma guerra sempre avança
A tecnologia
Mesmo sendo guerra santa
Quente, morna ou fria
Prá que exportar comida?
Se as armas dão mais lucros
Na exportação...
Existe alguém
Que está contando com você
Prá lutar em seu lugar
Já que nessa guerra
Não é ele quem vai morrer...

E quando longe de casa
Ferido e com frio
O inimigo você espera
Ele estará com outros velhos
Inventando
Novos jogos de guerra...

Que belíssimas cenas
De destruição
Não teremos mais problemas
Com a superpopulação...

Veja que uniforme lindo
Fizemos prá você
Lembre-se sempre
Que Deus está
Do lado de quem vai vencer...

Existe alguém
Que está contando com você
Prá lutar em seu lugar
Já que nessa guerra
Não é ele quem vai morrer...

E quando longe de casa
Ferido e com frio
O inimigo você espera
Ele estará com outros velhos
Inventando
Novos jogos de g uerra...

Que belíssimas cenas
De destruição
Não teremos mais problemas
Com a superpopulação...

Veja que uniforme lindo
Fizemos prá você
Lembre-se sempre
Que Deus está
Do lado de quem vai vencer...

O senhor da guerra
Não gosta de crianças...

PERGUNTAS SOBRE A MÚSICA:

a) O que a letra da música quis dizer quando afirma que: “Existe alguém esperando por você que vai comprar sua juventude e convencê-lo a vencer”? Quem é este ALGUÉM? Convencer você a vencer o quê?

b) Sobre a expressão: “Já são tantas as crianças com armas na mão” é uma realidade de qual lugar no mundo? Isso realmente existe?

c) A guerra gera empregos? Quem patrocina ou ganha dinheiro com a guerra no mundo?

d) No final da música o autor afirma a seguinte frase: “ o senhor da guerra não gosta de crianças” O que isso quer dizer ? Qual a relação entre crianças e a vontade de um governante em fazer guerra?

Após a conclusão do exercício o professor deve dividir a sala em dois grandes grupos promovendo uma discussão sobre a guerra ao longo da história. Vale ressaltar que a sala será separada em dois grandes grupos que defenderão as conseqüências positivas e negativas de uma guerra para uma determinada nação.

Recursos Complementares

http://www.newstin.com.br/br/conflitos-atuais

Avaliação

A avaliação será realizada de forma progressiva, ou seja, o professor irá obter os resultados a cada atividade sugerida, portanto, as atividades propostas nas aulas buscam constantemente estimular os estudantes a questionar, a participar oralmente, a desenvolver a habilidade de consulta a sites de busca, bem como também apresentar seu ponto de vista, imprimindo assim, uma visão crítica de forma inteligente e empolgante.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 9 classificações

  • Cinco estrelas 4/9 - 44.44%
  • Quatro estrelas 4/9 - 44.44%
  • Três estrelas 1/9 - 11.11%
  • Duas estrelas 0/9 - 0%
  • Uma estrela 0/9 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.