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Paleontologia e os Fósseis

 

25/10/2009

Autor e Coautor(es)
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Noções de fósseis e paleontologia;
• Sobre o trabalho realizado pelos paleontólogos.
• Noções sobre o processo de fossilização (Mineralização).

Duração das atividades
100 minutos (2 aulas)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Como se trata de uma aula para introduzir conceitos é desnecessário conhecimento prévio, embora se faça levantamento das concepções prévias do aluno ao iniciar a aula.

Estratégias e recursos da aula

Introdução
O tema proposto nos remete para o passado distante de nosso planeta através do resgate de sua história desenvolvido pela paleontologia que investiga e resgata fósseis, tema de muito interesse dos alunos que possuem uma curiosidade natural pela história da vida na terra. A paleontologia é a ciência natural que estuda a vida do passado da terra e o seu desenvolvimento ao longo do tempo geológico, bem como os processos de integração da informação biológica no registro geológico, isto é, a formação dos fósseis. O objeto imediato de estudo da paleontologia são os fósseis, pois são eles que, na atualidade, encerram a informação sobre a vida do passado do planeta. Por isso, se diz frequentemente que a paleontologia é a ciência que estuda os fósseis. A paleontologia procura, com base nos fósseis, conhecer a vida do passado geológico da terra. Os fósseis são registros arqueológicos deixados no solo ou no subsolo, são restos de animais e plantas que se conservaram de maneira natural ao longo de milhões ou até bilhões de anos. Os mesmos são conservados em sedimentos minerais, principalmente a sílica; o processo de fossilização consiste na transformação da matéria orgânica em um composto mineral, mas que não perde sua característica física. Um fóssil pode ser definido como a substituição da matéria orgânica de um animal ou vegetal por minerais. Por meio desse elemento arqueológico, o paleontólogo (profissional que estuda os fósseis) realiza descobertas de fatos que aconteceram há milhões anos. O elemento arqueológico em questão revela, além de restos de animais e plantas, pegadas e restos de comida. Esses registros podem ter diferentes tamanhos, variando, desde dinossauros e ancestrais humanos, até seres microscópicos, como os protozoários. Para a realização de estudos pré-históricos é preciso analisar os fósseis, eles são fontes imprescindíveis para desvendar acontecimentos que ocorreram em tempos distantes.

Adaptado de: http://www.brasilescola.com/geografia/os-fosseis.htm (consultado em 12/09/2009, às 17h19min); http://pt.wikipedia.org/wiki/paleontologia (consultado em 12/09/2009, às 17h10min).

Estratégia
Nesta aula será usada a exibição de um vídeo e fotografias que possam auxiliar os alunos na compreensão dos conceitos trabalhados, seguida de exposição do tema pelo professor e discussão com os alunos.

Desenvolvimento
Professor, no primeiro momento da aula, tente verificar o que os alunos já ouviram falar sobre fósseis, se sabem o nome dado à parte da ciência que investiga sobre isso e o nome que se dá ao cientista que faz essas investigações, fazendo um levantamento de suas concepções prévias sobre o assunto.
Depois de ouvir as crianças introduzir os termos: paleontologia e paleontólogo.
Hoje vamos conversar um pouco sobre paleontologia. Alguém aqui sabe o que isso significa? Já ouviram falar sobre os paleontólogos? Quem souber alguma coisa levante a mão...
- Nunca ouvi falar...
- Acho que são pessoas que escavam a terra...
- São cientistas...

Neste momento, professor, leve para a sala de aula algumas figuras do trabalho dos paleontólogos, que podem ser apresentadas em projetor ou mostradas aos alunos impressas.

Fonte: http://emersonfialho.wordpress.com/2008/05/09/paleontologo/ (consultado em 12/09/2009, às 17h39min).

Fonte: http://www.unerj.br/blogbiblioteca/?p=1578 (consultado em 12/09/2009, às 17h41min).

Fonte: http://paleobio2009.blogspot.com/2009_04_02_archive.html (consultado em 12/09/2009, às 17h44min).

Após sondar o que os alunos já sabem e m ostrar as figuras do s paleontólogos, inicie falando sobre a origem e desenvolvimento do planeta terra, citando a divisão do tempo em eras geológicas pelos cientistas para facilitar o estudo do passado. Em seguida, fale um pouco sobre os paleontólogos e sua função, associando aos fósseis.
Estas são figuras de paleontólogos. Vocês agora vão imaginar então qual é o trabalho destas pessoas, daqui a pouco falaremos de novo sobre elas. Mas vamos começar agora a falar um pouco sobre o nosso planeta, a Terra. Vocês têm idéia de quantos anos tem nosso planeta?
- Acho que deve ter mais de 1000 anos.
- Será que é tudo isso?
- Acho que pode ser até mais.
Nosso planeta tem quase 5 bilhões de anos! Ele surgiu há muito tempo, e quando os cientistas descobriram isso, trataram logo de começar a estudar o passado distante, antes mesmo dos seres humanos estarem por aqui. Quando perceberam que estava muito difícil estudar sem se organizarem, surgiu a idéia de dividir o tempo de vida da Terra em partes, e estas partes foram chamadas de eras geológicas. Com esta divisão, ficou muito mais fácil realizar este estudo, pois a nossa história ficou mais organizada e definida. Ao estudar sobre a história da Terra, foram encontrados alguns objetos no meio das pedras e solo, e estes objetos pareciam com alguns animais e plantas que conhecemos hoje, mas eram de pedra! Estes objetos foram chamados de fósseis. Ao cientista que estuda estes objetos estranhos, que nos lembram seres vivos, foi dado o nome de paleontólogo (do grego palaiós, antigo + óntos, ser + lógos, estudo).
Fósseis e a Fossilização
Professor, passe para os alunos um vídeo infantil sobre os fósseis, em que eles poderão aprender de forma divertida o que são os fósseis e para que servem.

http://www.youtube.com/watch?v=1rUmvdQkwTA (vídeo Pequenos Cientistas – O que são Fósseis? Consultado em 12/09/2009, às 17h).

Após assistirem ao vídeo, converse com os alunos sobre o que entenderam do vídeo e o conceito de fósseis. Neste momento, mostre para a turma fotografias e figuras de fósseis para que entendam um pouco como é o formato dos fósseis. É importante este primeiro contato, para que eles não se sintam distantes desta realidade.
Sugestão de perguntas:
Vocês entenderam o que são fósseis?
Como eles se formaram?
Foi preciso muito tempo para que isso acontecesse?
Qual a importância desse estudo para a ciência?

Fonte: www.sorria.com.br/imagens/vcsabia_fossil.jpg (consultado em 31/08/2009, às 07h45min).

Fonte: biologianaemma.blogspot.com/ (consultado em 31/08/2009, às 07h50min).

Fonte: www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/fosseis/f osseis.p hp (consultado em 31/08/2009, às 07h55min).

Respostas prováveis dos alunos:
- Eu entendi que os fósseis são ossos que foram enterrados há muito tempo, e que os paleontólogos acham esses ossos.
- O filme mostrou para nós que existiram animais há muitos anos, e estes morreram e foram enterrados, e depois encontrados pelo paleontólogo.
- Os dinossauros do filme contaram que os geólogos estudam o nosso planeta, e que os fósseis são importantes para este estudo.

Muito bem, vejo que vocês prestaram bastante atenção ao vídeo do Rex e da Diná. Vamos entender direitinho então o que são os fósseis e como se formaram?

Professor, explique o que são os fósseis, como se formam e qual a sua função para a paleontologia e para a ciência de forma geral, principalmente para a biologia.
Gente, os fósseis são tudo que mostra que no passado houve vida em nosso planeta. É claro que os paleontólogos, ao acharem em suas e scavações ossos petrificados de alguns animais, não têm dúvidas de que aquilo representou uma vida no passado. Mas podem também achar vestígios de seres vivos, e não o seu corpo. Por exemplo, uma pegada petrificada de algum animal é considerada fóssil, pois prova que aquele animal existiu, mesmo não encontrando o corpo fossilizado daquele animal.
Vocês viram as fotografias de fósseis e já sabem o “jeitão” deles. Dá para perceber pelas fotografias que aquilo são rochas, pedras, não é mesmo? Pois é, os fósseis, em geral, são formados pela petrificação dos restos ou vestígios do ser vivo. Quer dizer que o que sobrar do ser vivo, geralmente as partes duras dele, vão virar pedra. Este processo é chamado mineralização. Isso porque as partes do corpo do animal são trocadas por sais minerais que existem no solo onde este animal morreu. Com isso, o formato do corpo dele se mantém, mas o antigo corpo se transforma em pedra, pois tem a mesma constituição das pedras.
Alguém tem alguma dúvida?
- Professor, então os fósseis na verdade são pedras?
- Sim e não, porque são feitos de sais minerais, assim como as pedras, mas como têm uma importância grande para a ciência, não são tratados como pedras, e sim como fósseis. Eles representam provas de vida do passado, diferente das pedras.
- E como é que acontece esta troca do material do corpo do animal que morreu pelos sais minerais da terra?
- Isso é que nós vamos ver agora. Vejam esta figura:

Fonte: http://biologiacesaresezar.editorasaraiva.com.br/navitacontent_/userfiles/file/biologia_cesar_sezar/bio3_207.jpg (consultado em 12/09/2009, às 18h51min).

Nela podemos ver como acontece este processo. Acompanhem:
1) O animal morreu e caiu dentro de um lago, por exemplo.
2) Dentro da água, as partes moles de seu corpo se decompuseram, ou seja, foram transformadas para retornarem ao solo, sobrando as partes duras, que são neste caso os seus ossos.
3) O lago onde seus ossos estavam foi soterrado, o que quer dizer que caiu muita terra dentro dele, então este lago deixou de existir. Como caiu muita terra em cima dos ossos do animal, estes ossos ficaram mais protegidos e foram conservados.
4) Com o passar de milhares de anos, esses ossos foram ficando porosos, cheios de “buraquinhos” e os sais minerais da terra em sua volta começaram a entrar dentro deles substituindo os seus materiais. Isso é chamado de substituição. Os sais minerais são levados com a ajuda da água presente na terra.
5) Após milhares de anos, aquele antigo lago, que foi soterrado, se tornou uma rocha, e no meio desta rocha está o antigo osso do animal, que agora tem sais minerais diferentes, iguais aos da rocha. Isso é o fóssil.
V ocês entenderam como acontece a maioria das fossilizações? Agora vocês vão ler um texto sobre este assunto...

Sugestão de texto:

Os fósseis
Os fósseis são restos ou vestígios preservados de animais, plantas ou outros seres vivos em rochas, sedimentos, gelo ou âmbar. Preservam-se como moldes do corpo ou partes deste, rastros e pegadas. A palavra "fóssil" deriva do termo latino fossile que significa "desenterrado". A ciência que estuda os fósseis é a Paleontologia (do grego palaiós, antigo + óntos, ser + lógos, estudo).
A geração de fósseis, ao contrário do que se poderia supor, é um fenômeno corriqueiro e que ocorre frequentemente. O registo fóssil contém inúmeros vestígios fossilizados dos mais variados organismos do passado geológico da terra. Tudo pode fossilizar, até mesmo os restos orgânicos mais delicados e perecíveis.
A preservação de partes esqueléticas mais duras e resistentes à decomposição e à erosão, tais como dentes, conchas, carapaças e ossos, é bem mais frequente e, por isso, a esmagadora maioria do registo fóssil é constituída por fósseis deste tipo de rest os biológicos. Em qual quer das circunstâncias, para que os restos de um qualquer organismo fossilizem, é fundamental que estes sejam rapidamente cobertos por sedimentos e enterrados.
Somente os restos ou vestígios de organismos com mais de 11.000 anos são considerados fósseis. Quando os vestígios ou restos possuem menos de 11.000 anos, são denominados de subfósseis.
Processo de fossilização: Mineralização
Este processo, também denominado de petrificação, consiste literalmente na substituição gradual dos restos orgânicos de um ser vivo por matéria mineral, rocha, ou na formação de um molde desses restos, mantendo com alguma perfeição as características do ser. Ocorre quando o organismo é coberto rapidamente por sedimento após a morte ou após o processo inicial de deterioração. O grau de deterioração ou decomposição do organismo quando recoberto, determina os detalhes do fóssil, alguns consistem apenas em restos esqueléticos ou dentes; outros fósseis contêm restos de pele, penas ou até tecidos moles. Uma vez coberto com camadas de sedimentos, as mesmas compactam-se lentamente até formarem rochas, depois, os compostos químicos podem ser lentamente trocados por outros compostos. Ex.: carbonato por sílica.

Retirado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/f%c3%b3ssil – consultado em 26/08/2009.

Avaliação

Para avaliar a construção de conhecimentos pelos alunos, abaixo segue uma sugestão de exercícios sobre o assunto que acabaram de estudar, que podem ser resolvidos em casa e trazidos para a correção em sala.
1) O que são os fósseis?
2) Qual é a ciência que estuda os fósseis?
3) Quais são as partes do ser vivo que mais facilmente se fossilizam? Por quê?
4) O que é fundamental acontecer para que os restos dos seres vivos se fossilizem?
5) Restos ou vestígios fossilizados há 2000 anos são considerados fósseis? Por quê? Como são chamados, então?
6) Explique com suas palavras como acontece o processo de fossilização chamado Mineralização.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
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Opiniões

  • cassia, dinossauros , Minas Gerais - disse:
    casiamota2011@hotmail.com.br

    14/06/2012

    Três estrelas

    achei essa materia muito boa pq eu amo os dinossauros e quando crescer quero ser paleontologa quero saber tudo sebre a vida pre-historica


  • maria clara, EE Afonso Cafaro , São Paulo - disse:
    mariaclara_kat@hotmail.com

    02/07/2010

    Cinco estrelas

    achei muito legal


Sem classificação.
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