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“Pense rápido e fale devagar”: construindo noções de palavra e frase em provérbios.

 

19/10/2009

Autor y Coautor(es)
Ana Paula Campos Cavalcanti Soares
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Sistema alfabético e ortográfico
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Recitar ou ler em voz alta textos poéticos breves, previamente preparados.
• Ler em voz alta para um pequeno público, textos breves em prosa , previamente preparados.
• Acompanhar leituras em voz alta feitas pelo professor.
• Usar espaço para separar palavras, sem aglutiná-las ou separá-las de forma indevida.
Sentido e posicionamento da escrita na página
• Usar a escrita no sentido correto (da esquerda para a direita, de cima para baixo).
• Alinhar a escrita, seguindo pautas e margens.
• Utilizar espaços ou traços para separar títulos, conjuntos de exercícios, tópicos, etc.

Duração das atividades
Aproximadamente 1 hora; 01 encontro.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Conhecer a configuração e contexto de circulação do gênero provérbio.
- Saber de cor, alguns exemplos de provérbios brasileiros.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:- aula interativa;
- trabalhos em grupos ou duplas;
- textos impressos

Desenvolvimento da aula

1º passo:- Dividir a turma em grupos. Propor para os alunos, o desafio: os grupos deverão declamar (recitar) o maior número de provérbios possível.
- A cada rodada o grupo deverá declamar um provérbio. Caso, os alunos tenham um rico repertório de ditados populares, o professor poderá, propor temáticas, como por exemplo, citar provérbios que citem animais.

2º passo:- Após a declamação de provérbios pelos alunos, resgatar outros exemplos de provérbios (ver recursos educacionais).
- Selecionar dois provérbios: Agora, Inês é morta e Antes tarde do que nunca.
- Analisar o primeiro provérbio. Explicar que a primeira frase ou provérbio possui quatro partes, isto é, quatro palavras. Para representar as palavras concretamente, construir a frase colocando cada palavra em um cartão.
- Analisar o segundo provérbio, com cinco palavras curtas. O novo provérbio deve ser colocado logo abaixo do primeiro, como demonstrado no seguinte exemplo:

                                                    Agora                 Inês                  é                  morta

                                                    Antes                 tarde                 do                 que               nunca

- O professor deve discutir o número de palavras e comparar o tamanho das duas frases, levando aos alunos a concluírem que a segunda é mais longa, porque tem mais palavras. Para reforçar o argumento, explorar vários outros provérbios dessa forma.
- Sugerimos outras possibilidades para exploração dos exemplos citados:
• Desafiar os alunos a dizerem quantas palavras há em cada frase antes de mostrá-la visualmente.
• Mostrar aos alunos que, na escrita, as palavras são separadas uma das outras por pequenos espaços vazios.
• Usando os cartões de palavras, demonstre aos alfabetizandos como o sentido ou o significado de uma frase muda quando as palavras são reordenadas.

Recursos Educacionais adicionados na aula:

 

1. A união faz a força.
2. Agora, Inês é morta.
3. Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.
4. Antes tarde do que nunca.
5. Aprenda todas as regras e transgrida algumas.
6. Aproveite a sorte enquanto ela está a seu favor.
7. Aquele que só pensa em trabalho torna-se maçante.
8. Aqui se faz, aqui se paga.
9. As aparências enganam.
10. Cada cabeça, uma sentença.
11. Cada coisa a seu tempo.
12. Cada macaco no seu galho.
13. Cão que ladra não morde.
14. Cautela nunca é demais.
15. De grão em grão, a galinha enche o papo.
16. De moeda em moeda se faz uma fortuna.
17. Depois da tormenta, sempre vem a bonança.
18. Desgraça pouco é bobagem.
19. Devagar se vai longe.
20. Dia de muito, véspera de pouco.
21. Dizei-me com quem andas e eu te direi quem és.
22. É melhor não cutucar a onça com vara curta.
23. É melhor prevenir do que remediar.
24. É na necessidade que se conhece o amigo.
25. Em boca fechada não entra mosca.
26. Em casa de ferreiro, espeto de pau.
27. Em rio que tem piranha, jacaré nada de costas.
28. Em terra de cego, quem tem um olho é rei.
29. Falar é prata, calar é ouro.
30. Gato escaldado tem medo de água fria.
31. Mais vale um pássaro na mão do que cem voando.
32. Melhor um pardal na mão do que um pombo no telhado.
33. Na cama que farás, nela te deitarás.
34. Nada como um dia após o outro.
35. Não adianta chorar sobre o leite derramado.
36. Não confie na sorte. O triunfo nasce da luta.
37. Não conte com o ovo na barriga da galinha.
38. Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca se acabe.
39. Não há marcas que o tempo não apague.
40. Nem tudo que reluz é ouro.
41. Nunca puxe o tapete dos outros, afinal você também pode estar em cima dele.
42. Os melhores homens são os que as mulheres julgam melhores.
43. Os últimos serão os primeiros.
44. Papagaio come milho, periquito leva fama.
45. Pense duas vezes antes de agir.
46. Pense rápido, fale devagar.
47. Pequenos riachos formam grandes rios.
48. Quem desdenha quer comprar.
49. Quem espera sempre alcança.
50. Quem não tem cão caça com gato.
51. Quem ri por último ri melhor.
52. Quem semeia ventos, colhe tempestades.
53. Quem tem boca vai a Roma.
54. Quem tem pressa come cru.
55. Quem tem telhado de vidro não atira pedra ao vizinho.
56. Quem tudo quer, tudo perde.
57. Santo de casa não faz milagre.
58. Se cair, do chão não passa.
59. Um homem prevenido vale por dois.
60. Uma andorinha só não faz verão.

Recursos Complementares

Definição de ProvérbioProvérbio ou Ditado popular - É uma sentença de caráter prático e popular, que expressa em forma sucinta, e não raramente figurativa, uma ideia ou pensamento.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Prov%C3%A9rbio  

O objetivo desta aula é levar o aluno a pensar sobre a estrutura da língua. “Esse conhecimento possibilitará a eles uma total compreensão da lógica do sistema de escrita. Esse tipo de atividade dá ao aluno a consciência básica das palavras e das frases. (...) Aprender a ler e a escrever depende de se ter uma noção relativamente segura do que é e do que não é uma palavra. (...) (Adams, 2006). Sendo assim, os objetivos de se trabalhar com a consciência da palavra e da frase são de alertar as crianças para três propriedades: que as frases são cadeias linguísticas pelas quais transmitimos nossos pensamentos; que as frases são compostas de sequências de palavras com significado, passíveis de serem faladas; que a presença ou ausência de significado em uma frase depende das palavras que ela venha a conter, bem como a ordem específica dessas palavras (Adams, 2006).

Sugestões Bibliográficas para o professor:

ADAMS, M. J (et al) Consciência Fonológica. Porto Alegre: Artmed, 2006.

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.
O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se os alunos conseguiram perceber quantas palavras compõe as frases, no caso, os provérbios.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

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Opiniones

  • Neta Cruz, Salesiano , Rio Grande do Norte - dijo:
    neta.cruz@hotmail.com

    02/03/2011

    Cinco estrelas

    Adorei, acabei da fazer a tarefa do meu filho com a sua ajuda.


Sem classificação.
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