20/10/2009
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Sistema alfabético e ortográfico |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
• Usar espaço para separar palavras, sem aglutiná-las ou separá-las de forma indevida. Sentido e posicionamento da escrita na página
• Usar a escrita no sentido correto (da esquerda para a direita, de cima para baixo).
• Alinhar a escrita, seguindo pautas e margens.
• Utilizar espaços ou traços para separar títulos, conjuntos de exercícios, tópicos, etc.
- Gênero textual: forma composicional, estilo, função, contexto de circulação.
As estratégias a serem utilizadas são:- aula interativa;
- trabalhos em grupos ou duplas
- debate
- leitura de imagens
Desenvolvimento da aula
1º passo:- Dividir a turma em grupo ou duplas. Distribuir para os grupos ou duplas as imagens abaixo. Solicitar que façam a leitura das frases.
Imagem 1:
http://www.emailpublicado.blogspot.com/2008/01/frase-de-...
Imagem 2:
Imagem 3:
Imagem 4:
www.ahnoisvamo.blogspot.com/2007_09_07_archiv...
Imagem 5:
Imagem 6:
http://webtractor.files.wordpress.com/2009/02/frase-para-choque-1.jpg
2º passo:- Entregar para cada aluno fichas (a quantidade vai variar de acordo com a quantidade de palavra nas frases dadas aos alunos) nas quais os alunos vão utilizar para escrever as palavras da frase.
- Demonstre o processo de raciocínio necessário para os alunos, mostrando-lhes como ler as frases para si próprios, palavra por palavra, com pausas claras entre cada uma delas.
- No momento que os alunos estiverem escrevendo as frases de caminhão, faça com que os aprendizes coloquem as fichas da esquerda para a direita, de forma que eles comecem a estabelecer a noção de direção de escrita.
DEVAGAR MAS
TO NA FRENTE
- Depois de organizar as fichas, pedir ao grupo ou dupla que repita sua frase, apontando cada ficha enquanto pronuncia a palavra que ela representa. Então, todos repetem a frase enquanto apontam cada uma de suas fichas.
3º passo:- Para auxiliar os alunos a vencerem suas dificuldades com relação a aglutinação de frases, realizar atividades de segmentação.
- Utilizar outras frases de caminhão (ver recursos educacionais) e disponibilizar em fichas da seguinte forma para os alunos:
Ocachorrosóéomelhoramigodohomemporquenãoconheceodinheiro
Osúltimosserãodesclassificados!
Hámalesquevêmparaomal.
Emterradecegoquemtemumolhoécaolho.
- Pedir para os alunos recortarem as frases em palavras, montando-as em seus cadernos. Antes dos alunos recortarem, solicitar que os mesmos com lápis de cor, façam barras entre as palavras (representado os espaços).
4º passo- Caso os alunos apresentem dificuldades na escrita de frases como a segmentação, realizar atividade de aglutinação. Disponibilizar aos alunos as frases de caminhão em fichas com as palavras soltas, como nos exemplos abaixo:
Existo
insisto.
; porque
- Finalmente, solicitar aos alunos que organizem as palavras em frases, atentando-se ao sentido da sentença. As frases podem ser curtas e com a freqüência da atividade o professor pode realizar esta mesma proposta com frases maiores.
Recursos Educacionais adicionados na aula
"Estrada ruim é que nem mulher boa, cheia de curvas e surpresas."
"Se ferradura desse sorte, burro não puxava carroça."
"Em rio de piranha, jacaré usa camisinha…"
"No baralho da vida encontrei apenas uma dama!"
"Na vida tudo é passageiro, menos o motorista e o cobrador…"
"Sei que o dinheiro não é tudo...tem também o carro, a casa, a televisão..."
"É melhor ser rico com saúde do que ser pobre doente."
"Os últimos serão os primeiros e os do meio, sempre serão os do meio."
"Turbinado no pé, reduzido no mé, carona só muié."
"Macho que é macho não chupa mel, masca abelha."
"Não jogue espinhos na estrada... na volta você pode estar de pés descalços."
"Se a morte for um descanso, prefiro viver cansado."
"Antigamente eu dava um boi por uma briga. Hoje, brigo por um bife."
"Só não mando minha sogra pro inferno... Porque tenho pena do diabo!"
"Enviuvei, e casei com a cunhada para economizar sogra."
"Ontem eu sonhava com o futuro. Hoje eu nem consigo pegar no sono!!!"
"O cachorro só é o melhor amigo do homem porque não conhece o dinheiro."
"Visitas sempre dão prazer. Se não na chegada, na saída."
"As três melhores coisas no mundo: - Dinheiro; - Mulher; - Bicho de pé..." "Por que bicho de pé? Bom, pra que adianta dinheiro e mulher se o bicho não tá de pé???"
"Estrada reta é igual a mulher sem cintura, só dá sono."
"Quem dá aos pobres, tem que pagar o Motel!"
"Estou rezando 1/3 para encontrar 1/2 para te levar para 1/4 e fazer do teu pai 1/9."
"Sorte é de Adão, não tinha sogra nem caminhão."
"Os últimos serão desclassificados!!!"
"Há males que vêm para o mal."
"O Rico pega o carro e sai ... O pobre sai e o carro pega!!!"
"O dinheiro não traz felicidade, então, de todo o seu pra mim e seja feliz."
"A "noite" não é uma criança. A "noite" faz uma criança!!!"
"Hoje tem que ser só uma rapidinha porque o frete é perecível."
"Em terra de cego quem tem um olho é caolho."
"Por falta de roupa nova, passei ferro na véia!"
"Mais virgindades já se perderam pela curiosidade do que pelo amor."
"Tudo que e bom na vida ou faz mal ou e pecado."
"Beijo de mulher casada sempre tem gosto de chumbo."
"Existem duas coisas que não gosto : mulher gelada e cerveja quente..."
"Como é triste a vida do Homem ... Que tem a vida envolvida com mulher da vida."
"Prefiro ser um bêbado conhecido do que um alcoólatra anônimo."
"Não Sou o Dono do Mundo... Sou o Filho do Dono."
"Se tamanho fosse documento o elefante era dono do circo."
"Rico acompanha procissão, o pobre persegue o santo."
"Se não gosta do jeito que dirijo, saia da calçada."
"Existo porque insisto."
"Por causa da pressa, é que a mosca nasceu sem osso."
"Perigo não é um cavalo na pista, é um burro na direção."
"Se me vires abraçado com mulher feia, separa que é briga."
"O sol nasceu pra todos... a sombra só pra alguns!"
"Cana na roça é pinga; pinga na cidade é cana."
"Se casamento fosse estrada, eu só andava no acostamento."
"Mulher de amigo meu pra mim é ótimo."
"Quem muito escolhe, pouco come."
"Eu quero é rosetar. - Frase de um caminhoneiro - Então, o prefeito proibiu. o caminhoneiro retirou a frase e colocou outra: Continuo querendo."
"Quem gosta de mulher feia é salão de beleza."
"Passarinho não come pedra porque sabe o bico que tem."
"A mulher foi feita da costela...imagine se fosse do filé."
"Se correr o guarda multa, se parar o banco toma!"
"Não sou sapo mas gosto de perereca."
"Nas curvas do teu corpo capotei meu coração."
"Fulano trabalha menos que o pente do Kojak."
"Se barba fosse respeito, bode não tinha chifre."
"Em rio de piranhas, jacaré nada de costas."
"Pobre só enche a barriga quando morre afogado."http://www.sitequente.com/frases/caminhao.html
Sugestões Bibliográficas para o professor: - ADAMS, M. J (et al) Consciência Fonológica. Porto Alegre: Artmed, 2006.
- COSTA, Sérgio Roberto Dicionário de gêneros textuais. 2ª. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
- Revista Nova Escola. Editora Abril. Ano XXIV. Nº 224. Agosto de 2009. www.novaescola.org.br
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.
O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
O professor deve ficar atento em todas as proposições desta aula, se os alunos estão identificando quantidade de palavras em frases, lendo e escrevendo da esquerda para a direita, se estão compreendendo o sentido global das frases e compreendendo a necessidade dos espaços entre as palavras nas frases.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!